Não perca a nossa BLACK FRIDAY, descontos REAIS e VITALÍCIOS de 50% OFF SAIBA MAIS!

Conheça as vantagens do e-mail marketing para seu negócio

Conheça as vantagens do e-mail marketing para seu negócio

25/10/2017 às 14:44Email MarketingAjuda

 O e-mail marketing é uma ferramenta especialmente utilizada em campanhas de marketing digital. É uma estratégia muito utilizada para diversos propósitos. Através desse canal será possível interagir com o público de maneira personalizada, entregando um conteúdo período de acordo com o objetivo de sua empresa.

Capturar leads e, assim, e-mails para a sua lista é o primeiro passo para uma estratégia de inbound marketing. Porém, não basta apenas não ter uma boa base de contatos, é preciso saber trabalhá-la para poder transformar esses leads em clientes.

Contudo, muitos empresários ainda não utilizam o e-mail marketing nas estratégias de vendas e relacionamento com o cliente de suas empresas. Deixando de aproveitar todo o potencial que a ferramenta pode oferecer.

No conteúdo a seguir, separamos 7 vantagens do e-mail marketing para o seu negócio. Confira!

1. Segmentação do público

Um dos maiores benefícios do e-mail marketing é a possibilidade de segmentar as campanhas e, assim, atingir um público mais especificado. Através de uma campanha de marketing de conteúdo, é possível descobrir as preferências de seus leads. Assim que eles se inscreverem em sua lista de e-mail, será possível saber como abordar esses contatos através dos disparos das mensagens.

Com um público mais segmentado, as chances de sucesso da campanha serão bem maiores, também.

Isso faz com que o e-mail marketing possua um dos melhores custo-benefício entre as estratégias de marketing digital.

2. A ferramenta traz um excelente retorno do investimento

Uma das métricas mais bem analisadas, o ROI (retorno sobre o investimento) do marketing digital é uma das maiores entre as demais ferramentas do marketing digital. A ferramenta pode ser muito mais rentável do que os outros meios de comunicação, como o investimento em Google AdWords, além de ser extremamente mais barata. Cada mensagem em uma campanha custa, em média, R$ 0,001.

Além disso, a maioria das ferramentas oferece dados valiosos e volumosos para que o gestor das campanhas possa mensurar e acompanhar toda a estratégia. Se você estiver procurando uma ferramenta barata e que realmente traz um retorno para o investimento realizado, essa é uma das melhores soluções do mercado.

3. Educa e mantêm o relacionamento de pé

Para empresas que possuem vendas mais complexadas, esse é um excelente canal para educar o seu público-alvo em relação ao produto a ser consumido. Dicas sobre a sua utilização e dúvidas comuns respondidas são alguns dos exemplos que são utilizados em mensagens do gênero. O e-mail marketing não engloba tão somente vendas, como, também, o relacionamento com o cliente.

Assim, será possível estar sempre conectado com a sua base de contatos e não passar aquela imagem da empresa que quer vender a todo mundo e em qualquer oportunidade (mesmo se essa seja a realidade da companhia).

4. Automação do marketing

É uma excelente maneira de aumentar as vendas da empresa e a fidelização de clientes de forma automatizada. São duas estratégias distintas que, se utilizadas de maneira certa, poderão trazer uma série de vantagens para a sua empresa. Uma delas é a economia de tempo, deixando os profissionais do time trabalharem em outras estratégias.

Diversas ferramentas de e-mail marketing possuem recursos e opções para otimizar o disparo das mensagens. Tudo que deverá ser feito é segmentar os contatos e marcar as opções desejadas. Contudo, é importante lembrar que mensagens “mecânica” demais podem afastar o público de seu negócio.

5. Menos tempo gasto para divulgar os produtos

Quanto tempo é gasto para divulgar os produtos e/ou serviços de sua empresa? Durante o planejamento, é necessário decidir quais serão as estratégias que serão utilizadas para atingir o público-alvo da campanha. Com o e-mail marketing, através da segmentação e do planejamento, é possível economizar um tempo considerável com a divulgação de novos produtos.

Dessa maneira, será possível atingir a sua audiência com um esforço e investimento muito menor do que os empregados nos canais tradicionais.

Veja também: O que é e como evitar a Black List no e-mail marketing?

6. É uma forma direta de se comunicar

A comunicação com o público é um pilar essencial – tanto para vender quanto para fidelizar. Afinal, empresas de sucesso não querem apenas vender e, sim, continuar vendendo. Pois é sabido que é muito mais barato manter um cliente do que conquistar novos leads. E uma das grandes vantagens dessa estratégia é justamente a possibilidade de se comunicar de forma direta com a audiência.

Essa proximidade faz com que a empresa tenha a chance real de solucionar as dores de seu público. Seja para responder dúvidas, guiá-la para o destino final ou para anunciar aquele produto que a pessoa se inscreveu para receber novas informações.

7. A lista é extremamente importante para a empresa

Contar com uma ou mais listas de contatos são uma excelente forma de saber como o mercado anda reagindo em relação a sua empresa e os produtos e/ou serviços oferecidos por ela. Quanto mais pessoas se inscreverem e optarem para receber novidades de seu negócio, melhor serão os resultados.

Por isso, é muito importante cuidar bem de seus contatos. E um dos cuidados a serem tomados é a periodicidade das mensagens enviadas. Será necessário criar um cronograma estratégico para o disparo das mensagens, justamente para não sufocar os contatos presentes na lista.

8. É um investimento barato

Entre todas as estratégias de marketing digital, o e-mail marketing é um dos que possuem o melhor custo-benefício. O investimento realizado é muito mais barato do que a compra de espaço publicitário em sites e blogs, além de ser mais em conta do que anunciar em sites como o Facebook e Google. Se a estratégia e planejamento estiverem alinhados, é possível triplicar o número de vendas através dessa ferramenta.

Contudo, é preciso que os contatos estejam pro livre e espontânea vontade em sua lista. E, é claro, estejam bem segmentados para que as mensagens alcancem a audiência certa. O e-mail marketing é uma estratégia muito utilizada no marketing digital e marketing de conteúdo, se tornando uma das ferramentas mais úteis do mercado online.

Porém, não basta coletar os e-mails e enviar mensagens. É essencial possuir uma estratégia sólida e uma visão estratégia do e-mail marketing para obter o máximo de resultados com essa abordagem.

Gostou de nossas dicas? Então aproveite a visita para baixar gratuitamente o Ebook “9 Dicas para ter sucesso no Email Marketing”.

Gostou de nosso post? Compartilhe: