Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Conheça as vantagens de um servidor VPS

24/09/2020 às 09:16 Hospedagem de Sites

Conheça as vantagens de um servidor VPS

Se você pretende ter um site ou mesmo se você já tem um, talvez seja uma boa opção estudar a contratação de um VPS. Abreviação de Virtual Private Server (servidor virtual privado), VPSs nada mais são que servidores virtuais localizados em máquinas físicas.

A principal vantagem desse tipo de hospedagem é a performance superior, aliados a um preço mais acessível que um servidor dedicado.

Mas, podemos pensar em mais alguns motivos para se investir em um VPS. Por exemplo, à medida que um site cresce ele começa a exigir mais recursos. Dessa forma se sua hospedagem de sites não puder acompanhar o crescimento, eventualmente seu site pode apresentar instabilidades.

Neste ponto, se isto acontece, todo aquele trabalho que você havia tido até então pode ir por água abaixo e você pode começar a perder seus visitantes devido a esses problemas técnicos.

Se você quer evitar ter esse tipo de problema no seu site e entender como um VPS pode te ajudar, não deixe de ler este texto até o fim e compartilhar!

VPS – O que é?

Virtual Privater Server ou servidor virtual privado, este é o significado da sigla VPS. Mas você sabe o que isto quer dizer? Se a resposta foi não, está tudo bem. Nós iremos te explicar claramente.

Um servidor nada mais é que computador. Quando se contrata uma hospedagem de sites, você está alugando um espaço desse computador para armazenar os arquivos do seu site. E quando se contrata um servidor dedicado, você está alugando uma máquina dedicada exclusivamente ao seu site.

Agora, imagine que neste computador é instalado um software que é capaz de criar uma máquina virtual dentro do servidor em questão. Essa máquina virtual aloca grande parte do recurso do computador em si, porém não tudo.

Essa máquina virtual será o seu VPS. Um servidor virtual criado dentro de um servidor físico. E obviamente, por ser privado apenas aqueles com permissão poderão acessa-lo.

Para efeitos de comparação, imaginemos três servidores. No servidor um, nós possuímos serviços de hospedagem compartilhada. Desta forma centenas de sites irão dividir os recursos desse servidor. Obviamente, os valores a serem pagos serão menores também. É como se você estivesse morando em um apartamento e dividindo com dez amigos: as contas ficam baratas, mas você tem alguns transtornos.

No servidor dois nós temos um servidor dedicado. Isto é, ele é exclusivo para os arquivos de um determinado site. Embora o valor possa ser elevado, ele irá entregar recursos suficientes para que seu site nunca enfrente instabilidades e se mantenham sempre rápido. Mantendo a metáfora anterior, aqui é como se você morasse sozinho: as contas podem até ser caras, mas você ficará muito mais confortável.

O terceiro servidor é onde se encontra o VPS. Neste servidor parte dos seus recursos foram destinados a uma máquina virtual e os demais são utilizados de outra forma que não vem ao caso agora. Essa máquina virtual então é alugada a outra pessoa que poderá usufruir dela como se fosse um servidor.

VPS – Como funciona?

Até aqui acredito que tenha ficado bastante claro o básico sobre o funcionamento de um VPS. Mas, quando falamos em uma máquina virtual dentro de um servidor físico, é importante falar sobre como os recursos são alocados.

Por exemplo, um servidor pode possuir dois ou até mais VPS. Isso não poderia causar os mesmos problemas de uma hospedagem de sites compartilhada? Essa é uma dúvida bastante pertinente e vamos explicar porque isso não acontece.

Quando se cria um VPS, cria-se o que chamamos de ambientes virtuais. Cada ambiente desse funciona alocando uma quantidade de recursos pré-definidos.

Por exemplo, se você possui um computador com 16gb de RAM e 1 terabyte de armazenamento. Você pode então criar nele um ambiente virtual onde serão alocados 4gb de RAM e 250gb de armazenamento. Este ambiente irá funcionar de forma isolada do restante dos arquivos e sem gerar nenhum conflito. O mesmo acontece com um VPS.

Ainda aproveitando esse exemplo, o VPS é uma máquina virtual tão completa que pode utilizar o seu próprio sistema operacional. É como se seu computador fosse um Windows e você criasse um ambiente virtual com Linux dentro dele.

Ou seja, em um servidor com mais de um VPS, cada usuário poderá utilizar o sistema operacional de sua preferencia e como cada ambiente não interage com o outro, a privacidade e desempenho de todos continuam garantidos.

Sobre o acesso do usuário ao VPS, ele é concedido como administrador e possui todos os privilégios deste como: instalar e desinstalar programas e liberdade na configuração.

Para finalizar, podemos tentar resumir a ideia de um VPS da seguinte forma: um VPS é servidor dedicado, que funciona dentro de outro servidor dedicado e ao lado de outros servidores dedicados.

Gerenciamento de VPS

A esta altura você já deve estar encarando o VPS da forma correta: como um computador. E como tal, mesmo que seja um computador virtual, ele precisa ser gerenciado.

Por isso ao se contratar um VPS é possível optar por serviços gerenciados, não gerenciados ou semi gerenciados.

Esse gerenciamento de servidor diz respeito aos cuidados que você deve ter com qualquer máquina, como por exemplo mate-los atualizados e realizar correções de sistema.

Não gerenciado

Em um VPS não gerenciado tudo isso fica a cargo do cliente. O provedor de hospedagem então, não terá nenhuma obrigação e nem direito de realizar alterações no seu VPS. Além disso, podem ser inclusos também nas responsabilidades do cliente nesse caso a realização de backups, cuidados contra ameaças, etc. Em suma, é com se você tivesse um segundo computador do qual será totalmente responsável.

Também é importante citar que um servidor de VPS não gerenciado é administrado completamente por linhas de comando ou protocolos de acesso remoto. Ou seja, fica claro que este tipo trabalho exigirá algum conhecimento técnico e um certo tempo de dedicação.

Semi gerenciado

Em seguida, podemos falar então do sistema de VPS semi gerenciado. Neste caso a o provedor de hospedagem deve oferecer algum suporte com a administração, embora a maior parte da responsabilidade continue sendo do cliente.

Neste caso, a parte que cabe a empresa pode ser por exemplo fornecer uma interface de gerenciamento. Ainda assim, é necessário algum nível de conhecimento técnico.

A principal vantagem de uma VPS não gerenciada ou semi gerenciada, é o seu custo inferior a uma VPS gerenciada. Porém, podemos citar inúmeras desvantagens.

Uma pessoa sem conhecimento técnico (ou mesmo com conhecimento, mas sem experiencia) possivelmente terão grandes dificuldades em gerenciar o VPS. Além disso, mesmo aqueles que possuam conhecimento e experiencia, podem até gerenciar o VPS com facilidade, mas no fim acabam utilizando muito tempo nessa função.

Daí muitas vezes irá surgir a necessidade de se contratar um serviço de gerenciamento de servidor, mesmo que você possua conhecimento para gerenciar seu servidor.

Gerenciado

Um serviço de gerenciamento de servidor fica responsável por todos os aspectos técnicos e de manutenção do seu VPS. Isso significa que você não precisa se preocupar com correções, atualizações, ameaças ou backups.

Tudo isso ficará a cargo da empresa de hospedagem contratada. Além disso, em um serviço de VPS gerenciamento você possuirá um painel de controle mais completo que na versão semi gerenciada. Para quem já utiliza serviços de hospedagem de sites, se sentirá super familiarizado, já que você pode utilizar a nossa licença cPanel.

VPS gerenciado ou não?

Embora o serviço de VPS não gerenciado ou mesmo semi gerenciado possuam um preço mais acessível, não é boa ideia optar de cara por esses. Isso por quê como dissemos estes serviços exigem tempo e conhecimento técnico.

Outro fator que deve pesar na sua decisão também é a segurança. Em um servidor virtual privado não gerenciado ou mesmo semi gerenciado, todas as rotinas de backups são de sua responsabilidade, bem como a instalação de certificado SSL, configuração de firewall, verificação de ameaças, etc.

São todas funções essenciais para o bom funcionamento da hospedagem, que não podem deixar de ser feitas. Ao mesmo tempo, todas exigem algum conhecimento técnico e demandam tempo.

Dessa forma, se você não se sente confiante em realizar essas rotinas ou  prefere focar seu tempo na produção do seu site, não recomendamos a contratação de um VPS sem gerenciamento completo.

Por que utilizar um VPS?

Existem motivos para utilizar um VPS, assim como existem motivos para não utilizar. Tudo diz respeito a sua necessidade. Assim sendo, se você precisa de uma hospedagem que permita crescimento do seu site e autonomia, você deveria estudar as vantagens do VPS. Vamos enumerar algumas dessas vantagens sem nos aprofundar demais nelas para este artigo não ficar muito longo e em seguida vamos dar atenção a três que consideramos principais

  • Maior segurança que em uma hospedagem de sites tradicional.
  • Autonomia para configurar a máquina e na instalação de softwa.res
  • Para VPS gerenciado: a manutenção fica a cargo do provedor.
  • Liberdade no sistema operacional.
  • Capacidade de armazenar diversos sites, dentro dos recursos.
  • Possibilidade de configurar livremente o firewall.
  • Facilidade em aumentar os recursos, o que permite escalabilidade do seu site.

Autonomia

Com um VPS você pode se ver como o dono do servidor. Isso implica em liberdade absoluta nas configurações e ações. Você precisa de mais memória RAM? Você pode reiniciar sua máquina. Em quem tipo de hospedagem você teria esse nível de autonomia?

Mas isso é só uma breve demonstração. Em um VPS você pode instalar programas livremente, desde serviços de marketing digital a antivírus. E mesmo que seu site esteja em crescimento rápido, basta comunicar ao seu provedor sua necessidade e ele poderá alocar mais recursos ao seu VPS, dessa forma você pode crescer seu site sem medo de instabilidades.

Recursos

E já que começamos a falar de recursos, vamos focar mais um pouco neste quesito. Em um VPS todo o desempenho depende da quantidade de recursos alocados, como a memória e o armazenamento.

Em geral, você pode utilizar os recursos até esgota-los e acompanhar o quanto está utilizando pelo seu painel de controle.

Agora, estabeleça um raciocínio simples: se o VPS é o seu servidor e um servidor pode incluir diversas hospedagens de sites... entendeu onde quero chegar? A quantidade de sites que você pode ter em seu servidor virtual privado só é limitado pelos recursos que você possui!

Custo acessível

Embora um VPS seja mais caro que uma hospedagem de sites tradicional, ele ainda fica bem mais barato que um servidor dedicado. É claro que esse custo é proporcional a quantidade de recursos utilizadas.

Quando optar por um VPS?

A esta altura do texto acredito que não existam muito mais dúvidas sobre o funcionamento de um VPS. Agora a principal pergunta é: será que devo investir em um VPS, servidor dedicado ou hospedagem de sites?

Essa é uma questão deve ser ponderada cuidadosamente, analisando os prós e contras de cada situação.

Um servidor dedicado por exemplo, oferece as mesmas vantagens de um VPS, embora ofereçam recursos ainda mais completos. Por outro lado, a hospedagem de sites oferece recursos bem limitados em comparação com as opções anteriores, mas possui o menor custo.

O VPS se apresenta como uma opção intermediária aos dois, com um custo médio e com as mesmas vantagens do servidor dedicado. Podemos acrescentar ainda que é muito mais escalável trabalhar com o VPS que com uma hospedagem tradicional.

Isso porque a facilidade de se alocar recursos é maior em um VPS do que realizar um upgrade na sua hospedagem de sites. Além disso, em uma hospedagem sempre existe a possibilidade de instabilidade, já que vários sites utilizam os recursos do mesmo servidor que você.

Esse risco é bem menor em um VPS.

Agora, para sites muito grandes, talvez o servidor dedicado ainda apresente uma solução mais vantajosa. Todas essas variáveis devem ser analisadas com calma e cuidado!

E então? Aprendeu tudo que precisava sobre VPS? Se ainda restou alguma dúvida, você pode ler sobre a diferença entre VPS e servidor dedicado aqui no blog. E se este artigo te ajudou, ajude mais pessoas compartilhando!

Gostou de nosso post? Compartilhe: