Como usar técnicas de copywriting no design

14/02/2019 às 13:49 Ajuda

Como usar técnicas de copywriting no design

Trabalhar com design nem sempre é a coisa mais fácil do mundo. Em um mercado tão concorrido e com cada vez mais pessoas, encontrar o seu diferencial pode ser realmente difícil.

Mas se por um lado existe essa preocupação, por outro, muitos profissionais do design já estão agindo para encontrar o lugar certo de se colocar no mercado de trabalho.

Uma das saídas mais recentes encontradas por esses profissionais foi aprender a como usar técnicas de copywriting no design.

Não sabe do que se trata? Quer aprender mais sobre o assunto? No texto de hoje falaremos tudo o que você precisa saber para ficar por dentro dessa nova tendência. Mas antes, você sabe exatamente o que é copywriting?

O que é copywriting?

Pode-se definir copywriting como a habilidade de pessoas escrever textos de vendas ou relacionados a marketing de alguma formam como para produtos, serviços ou campanhas.

Trata-se da arte de escrever mensagens persuasivas que levam as pessoas a agir (compre algo, pergunte sobre um serviço, faça o download de um e-book gratuito, doe para uma causa, etc.).

Quando se trata de marketing e publicidade gerir seu negócio online, copywriting é uma das habilidades mais importantes, pois pode ser um ponto de virada importante para suas vendas decolarem.

Por que essas técnicas podem ser importantes para o design?

Quando falamos nesse tipo específico de escrita, estamos também falando de marketing.

Ou seja, aprender a como usar técnicas de copywriting no design significa que você também vai aprender a traçar melhores estratégias para conquistar clientes, fazer com que seu trabalho tenha uma melhor exposição e que as pessoas queiram comprar seus serviços.

Se isso ainda não é o suficiente para te convencer, vamos citar aqui mais são as melhores técnicas de copywriting para que você não tenha mais dúvidas sobre o que deve ou não usar durante o seu trabalho.

Aprenda agora á Passo a passo para criar o seu Blog, o nosso conteúdo esta completo e irá definitivamente por o seu blog no ar!

Quais são as melhores técnicas para utilizar no design?

Agora que você já sabe melhor o que é copywriting e por que utilizar suas técnicas pode ser tão importante para o design, é hora de sabermos quais são as melhores e como você pode aplica-las em seu trabalho. Essas técnicas são:

  • Conceituação
  • Minimalismo
  • Foco na persuasão
  • Storytelling
  • Foco no que o cliente quer

Conceituação

Se você é um designer, essa é uma informação que pode até ser repetida para você. Todos os bons textos precisam de um conceito sólido.

O mesmo acontece com bons trabalhos de design. Você pode chamar isso de "grande ideia" se você quiser, mas funciona da mesma forma.

Desenvolver um ponto de vista, uma ideia para a base do seu trabalho e um plano sólido para a execução é o essencial para que ele possa ser executado com perfeição.

Leia também: Como fidelizar clientes com e-mail marketing

Minimalismo

“Diga mais com menos. ” Essa é uma frase muito usada por quem trabalha com copywriting por que a economia em conteúdo diminui o risco de você perder a atenção do público com muitas palavras.

O mesmo pode ser dito para o designer. Elaborar projetos muito complexos e cheios de detalhes, seja um site, um logo ou um trabalho gráfico.

Mostre aos clientes o que eles precisam saber e nada mais. Isso não significa que a informação não seja interessante.

Mas é importante saber usar todos os elementos com sabedoria. Com menos, você consegue dizer mais.

Foco na persuasão

Se você quer aprender a como usar técnicas de copywriting no design, o seu trabalho deve ir além da prática.

Montar um bom portfólio e realizar um bom trabalho é um grande passo a ser dado, mas se você trabalha como ferelancer, precisa aprender a vender uma hora ou outra.

E é aí que as técnicas de persuasão do copywriting fazem todo o sentido para você.

Imagine, todos os designers querem angariar novos clientes e conseguir vender seus trabalhos de uma maneira melhor, mas quem foca em aprender esse tipo de técnica, sai na frente da hora de convencer os clientes. Considere isso.

Storytelling

Essa é uma das técnicas mais poderosas que a humanidade já conheceu. Mas muitas pessoas não entendem exatamente como tirar proveito máximo do storytelling.

Mas para os profissionais do copywriting, isso já é algo bastante dominado. A arte de contar histórias existe desde os primórdios da humanidade e, se você parar para pensar, os registros mais antigos que temos são desenhos.

Sim, seus desenhos podem contar histórias. Na verdade, qualquer trabalho realizado por você pode. Não desperdice o grande potencial que o storytelling tem para designers.

Você também pode se interessar: Como aumentar a conversão com e-mail marketing

Foco no que o cliente quer

O trabalho de marketing tem muito a ver com fazer a pessoa gostar do resultado final de um determinado produto ou serviço.

O copywriting trabalho diretamente para isso e, utilizar esse tipo de pensamento para o seu trabalho como designer pode te ajudar em diversas maneiras.

Focar exatamente no que o cliente quer significa mostrar a importância que você dá para o trabalho que está sendo realizado. Não queremos dizer que, com isso, você não pode sugerir ideias, mas essas têm que representar alguma evolução de uma ideia já concebida pelo cliente.

Aprender a como usar técnicas de copywriting no design definitivamente não é algo que todos pensam fazer, principalmente em uma profissão onde essa opção muitas vezes nem é considerada.

Mas é exatamente isso que faz com que suas técnicas de escritas aplicadas na prática em seu trabalho, sejam bem mais eficazes e surpreendam seus clientes.

Existem muitas formas de crescer como profissional e utilizar alternativas não imaginadas pela maioria das pessoas pode ser não apenas o seu diferencial, mas um caminho a ser seguido para trilhar sua carreira. Experimente, tente e conquiste novos caminhos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: