Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como otimizar sua busca no Google?

19/01/2017 às 20:27 Ajuda

Como otimizar sua busca no Google?

Como otimizar sua busca no Google?

Otimizar a busca no Google é essencial para alavancar o ranqueamento de um site. As palavras-chave e o SEO são algumas ferramentas que fazem toda a diferença e destacam qualquer um da concorrência, por isso precisam ser trabalhados sempre. Como dizem lá fora, a ‘’keyword optimization’’, conhecida como otimização de palavras-chave é um ponto básico do marketing digital que todo desenvolvedor deve considerar caso queira seu conteúdo na primeira página do buscador. 

Veja também nosso post: Passo a Passo para Criar um Blog   

A dúvida, porém, é o que fazer para conseguir esse aperfeiçoamento de forma integral e que realmente leve a um resultado interessante e orgânico. É claro que todos querem sentir os efeitos logo de cara, mas lembre-se que tudo leva tempo, um investimento a longo prazo. Por isso, você precisa começar agora a otimizar sua busca no Google para que colha os frutos mais pra frente, com um site relevante, com muita credibilidade e sucesso. 

A otimização de palavras-chave é tão importante sim?

Com certeza! A otimização da busca e das palavras-chave desempenha um papel importante em todos os aspectos do marketing na internet, desde a estratégia de conteúdo, o estabelecimento de vínculos, o agrupamento em anúncios do Google AdWords e demais ferramentas, na organização do site e em toda a arquitetura de informações. Assim, tudo melhora, desde a taxa de conversão até o aumento do tráfego e a credibilidade da página. 

Para ficar claro, especialistas revelam que a otimização de palavras-chave não é algo que você faz apenas no início de uma campanha de marketing de busca. Esse processo é necessário para manter a descoberta de novas oportunidades de palavras-chave e para expandir seu alcance sempre. Portanto, é um procedimento frequente que nunca deve ser esquecido e deixado de lado. Ao realizar a análise de palavras-chave para todo o conteúdo, tanto o tráfego do site, quanto os leads e vendas crescerão!

Por que é essencial otimizar sua busca no Google?

Gerar tráfego qualificado para o seu site

Para direcionar os internautas para seu site, é necessário otimizar para as palavras-chave que eles estão procurando. O próprio Google é essencial para isso. Você pode ver que o autocomplete já revela dicas incríveis e que podem ser trabalhadas sempre. 

Medir o potencial de tráfego

Analisar a popularidade das palavras-chave ajuda a avaliar o tamanho de um potencial mercado online e quais nichos você pode investir. Às vezes tem assuntos e setores pouco explorados, bem como aqueles grandes que não são bem trabalhados por outros sites concorrentes. 

Produzir e transmitir um conteúdo eficaz

Ao incorporar palavras-chave otimizadas em seu conteúdo do site, você pode se conectar instantaneamente com clientes potenciais e atender às suas necessidades por meio de um conteúdo sério e eficaz que gere confiança em todos. 

Compreender o comportamento do usuário 

Ao analisar as palavras que seus clientes usam, você tem uma ideia de suas necessidades e como atendê-las. Perceba que com dicas que parecem básicas já é possível chegar a grandes questionamentos. Será que você está fazendo tudo certo? Lembre-se que aquele que se atenta às ferramentas e métodos atualizados do mercado de marketing digital sempre terá um bom ranqueamento e uma ascendência constante tanto no Google quanto no trabalho em si. 

O que avaliar ao buscar uma palavra-chave?

Popularidade

Quanto mais popular for uma palavra-chave (o que significa que mais as pessoas procuram por ela), mais tráfego ele dirigirá para seu site. Porém, quando se trata de escolher palavras-chave com base na popularidade, existem duas linhas de pensamento.

Segmentar as palavras-chave mais populares

Se você quiser atrair a maioria dos visitantes para o seu site, você deve otimizar para as palavras-chave mais procuradas. Certo? Mas, pense que, quanto mais popular é uma palavra-chave, mais difícil é classificar.

Segmentar palavras-chave menos competitivas 

Pode parecer sem sentido ir atrás de palavras-chave que não são tão populares, mas para um novo site, essa é muitas vezes a melhor abordagem. É muito difícil competir com sites maduros que alcançaram confiança e autoridade para as palavras-chave mais populares em verticais de ranking competitivo. Assim, sites que são jovens geralmente têm mais otimização de sucesso para palavras-chave que não são tão populares ou competitivas. 

Relevância 

A relevância é fundamental para escolher palavras-chave para divulgar seu conteúdo, produtos e serviços. Se elas não são intrinsecamente interessantes para as pessoas e não leva para o que você está oferecendo em seu site, o tráfego que os motores de pesquisa não será otimizado. Assim, eles serão capazes de completar o processo conhecido como “ciclo de busca e recompensa”, ou seja, não adianta focar em qualquer coisa sendo que o Google não irá destacá-la de modo eficiente. 

Intenção

Para determinar o valor de suas palavras-chave, você precisa identificar a intenção dos pesquisadores. Em que estágio estão no ciclo de busca? Eles estão navegando? Eles estão prontos para comprar ou estão simplesmente procurando soluções ou buscando informações?


Dicas para otimizar um conteúdo com SEO

SEO SEMPRE! Melhorar o SEO é a primeira e principal dica para levar seu site às primeiras páginas tanto do Google quanto dos demais buscadores. Para isso, todo o conteúdo deve ser desenvolvido com base nesse conceito:

- As palavras-chave devem estar sempre presentes no título e nos subtítulos (meta descrição). A quantidade pode ser interessante, mas é melhor focar em qualidade. Lembre-se que a chamada atrairá o leitor para que clique no link e seja direcionado a sua página.

- Estratégia de conteúdo: Se você quiser uma boa classificação e taxa de acessos, é necessário usar suas palavras-chave de destino em seu conteúdo. Essa é a parte em que é preciso ter um cuidado, com muito bom senso para não encher o texto e deixá-lo péssimo para ler. A otimização, nesse caso, deve ser feita com base nos termos mais pesquisados e de modo limpo, com uma leitura que não deixe o internauta desinteressado. 

- Não esqueça também de otimizar as palavras-chave nas imagens, renomeando os arquivos com nomes relevantes. O Google Imagens faz muito sucesso e gera muitos acessos porque muitas pessoas estão mais interessadas no conteúdo visual no que no texto em si. Por isso, além do SEO, as fotos devem ter boa qualidade e chamar atenção das pessoas. 

- URL: Certifique-se de incluir palavras-chave para SEO em slugs de nome de arquivo. Opte por aquilo que tem tudo a ver com o conteúdo gerado, sempre em cauda longa e com especificidade, do mesmo jeito que procuram e desde que tenha alta taxa de relevância.

Ferramentas grátis para pesquisar palavras-chave

Um conteúdo que se atenta a toda estrutura baseada em SEO com certeza terá a preferência do Google no ranqueamento. Portanto, você deve analisar caso a caso, post por post. Muitas ferramentas gratuitas ajudam na pesquisa das palavras-chave mais procuradas, como o Wordze.com WordStream, Yahoo Buzz, SEO Book Keyword Tool e o próprio Google Trends/autocomplete. 

Bom, essas foram algumas dicas para você ficar por dentro e entender a importância da otimização das palavras-chave e do SEO para melhorar o ranking do seu site no Google. Vale a pena colocar em prática agora e SEMPRE! Vamos começar?

Até Mais!

Gostou de nosso post? Compartilhe: