Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como os freelancers podem ganhar mais dinheiro?

29/07/2017 às 08:10 Marketing

Como os freelancers podem ganhar mais dinheiro?

Conheça valiosas dicas de como os freelancers podem faturar mais e como pequenas atitudes fazem grande diferença no final do mês
Em função da crise econômica que vem assolando o Brasil desde 2015, cresceu o número de profissionais que estão trabalhando por conta própria. O percentual de pessoas que trabalham de forma freelancer, teve um aumento significativo de 33% nos dois últimos anos no país. A maioria desses novos profissionais estão na faixa dos 22 até 30 anos, mas não é raro ver profissionais de todas as idades oferecendo seus serviços na área de tecnologia ou produção de conteúdo web. Através desse artigo, você vai conhecer algumas dicas bacanas de como os freelancers podem ganhar mais dinheiro e como atitudes simples podem fazer significativa diferença no final das contas.

Não tenha medo de cobrar um preço justo

Muitas empresas estão optando em contratar profissionais de forma freelancer, pois além de ser mais barato, podem ter o serviço que precisam pelo preço acordado. Mas sempre é bom tomar cuidado com aquelas empresas que acreditam que o serviço de freelancer é sempre barato. É claro que você deve estar sempre aberto a negociações de preço, mas também não pode ter receio de valorizar o seu trabalho. Sem essa de aceitar qualquer remuneração que seja inferior ao que você acha justo. Valorize-se como profissional e jamais deixe que as pessoas abusem de sua condição de freelancer.

Veja também nosso post: Passo a Passo para criar um blog

Faça uma análise do seu tempo

Não se pode negar que trabalhar como freelancer tem suas vantagens como não bater ponto e ter a famosa flexibilidade de horário. Mantenha sempre o foco e pense no tempo que cada tarefa vai levar para ficar pronta. Essa questão deve entrar quando você fizer as contas de quanto irá cobrar do cliente. Vale reforçar que você não deve ter medo de cobrar. A empresa vai preferir que você dedique mais tempo para fazer seu trabalho da melhor forma possível, do que pagar por um serviço rápido e sem qualidade. O freelancer nunca deve perder duas armas preciosas que são o bom senso e a seriedade no trabalho, em qualquer ocasião.

Leia também nosso post sobr w3c

Mantenha uma tabela de preços

Fica mais fácil para seu cliente conhecer os seus serviços e quanto você cobra por eles. Essas informações devem ser dadas antes de qualquer conversa sobre determinado serviço e serve para o cliente ter noção dos preços cobrados por você. Vale lembrar que o freelancer sempre deve estar aberto a propostas que estejam dentro da sua margem de valores. Uma negociação mais direta vai depender do tipo de serviço prestado e do orçamento do cliente no momento. A proposta tem que ser interessante para ambas as partes. Não adianta querer levar vantagem em tudo, pois o cliente pode notar isso e trocar os seus serviços pela concorrência e te descartar, literalmente!

Divulgue o seu trabalhe e mostre seu valor

Outra boa dica de como o freelancer pode ganhar mais dinheiro, é a divulgação do seu trabalho através de um portfólio ou uma página nas redes sociais, como o Facebook. O freelancer precisa mostrar as pessoas o seu trabalho e a qualidade do mesmo. Além de conquistar possíveis clientes, passa uma imagem de seriedade da pessoa e do trabalho que a mesma desenvolve. Sem falar que se seu trabalho for bem divulgado, você terá grande prestígio e com o passar do tempo, poderá ser até referência em determinada área. Você deve ter em mente que ter reconhecimento e uma carreira de sucesso, não são exclusivos de quem trabalha em uma empresa, certo?

Avise seus clientes de possíveis reajustes de preços

Para aqueles clientes que sempre contratam os seus serviços, sempre é viável avisá-los, com certa antecedência, de possíveis reajustes de preços. Dependendo do tipo de trabalho que será feito, do material empregado ou a grande demanda do mercado, os preços poderão sofrer um aumento. Tudo isso deverá ser passado antecipadamente para o cliente. Dessa forma, fica mais fácil de evitar possíveis reclamações de aumento de preços, dificultando a negociação. Lembre-se de sempre ter bom senso e reajustar os preços de forma que seja interessante para o contratado e para a contratante. O freelancer, independentemente da área de atuação, sempre terá concorrentes diretos cobrando mais caro ou mais barato. Tenha bom senso, sempre!

Honre seus compromissos

Quando você fechar um negócio com seu cliente, passe para o mesmo o prazo de entrega do seu serviço e honre com o combinado. Nunca dê o passo maior do que a perna pode alcançar e evite aborrecimentos futuros. O cliente está contando com o serviço pronto no dia marcado e você não vai ficar inventando desculpas esfarrapadas no dia da entrega, não é mesmo? Além do freelancer perder toda a credibilidade do seu cliente, as chances de contratá-lo novamente serão mínimas, já que você não honrou o prazo de entrega do serviço. Deixar o cliente na mão é a pior coisa que pode acontecer na vida de um freelancer, pois toda a sua credibilidade vai para o ralo, instantaneamente. Por isso, antes de passar o prazo da entrega do serviço para o cliente, pense se realmente vai dar conta do recado até o dia marcado.

Em suma, se você fizer bom uso das dicas acima, além de ser um profissional que oferece um serviço de qualidade a um preço considerado justo, suas chances de aumentar os rendimentos, serão enormes. Não é fácil e jamais será, mas com paciência, dedicação e bom senso, você pode ir longe na sua profissão de freelancer.
Ainda tem dúvidas sobre como os freelancers podem ganhar mais dinheiro? Sem problemas. Você pode ficar por dentro de outras dicas bacanas em CONTA BLOQUEADA NO GOOGLE ADWORDS: O QUE FAZER? Queremos saber se você está satisfeito com seus clientes e se o retorno financeiro está satisfatório como freelancer. Toda troca de experiências sempre é muito válida, principalmente se tratando de uma profissão em alta nos dias atuais, em que a concorrência está cada vez mais acirrada, pois vivemos em mundo capitalista em que o lucro lidera absoluto.

Gostou de nosso post? Compartilhe: