Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como o tema do seu WordPress influencia as seus visitantes

11/09/2017 às 16:00 WordPress

Como o tema do seu WordPress influencia as seus visitantes

Recentemente publicamos um artigo que mostra 5 ótimas dicas para criar um tema para WordPress do zero, nele você encontra dicas importantes de como de funcionar o seu processo de desenvolvimento e como ele irá determinar o bom funcionamento do seu tema para seu novo site, mas indo um pouco mais além na hora de determinar os fatores que influenciam ou não o sucesso do seu projeto.

Reunimos uma lista de itens que mostram como o seu tema influencia na navegação de seus visitantes, e como usar isso a seu favor.

A primeira dica é manter o seu projeto WordPress em um provedor de hospedagem WordPress de qualidade, dessa forma você tem a garantia de que toda a parte técnica estará em ordem e pode dedicar o seu tempo as melhorias que vão depender inteiramente de você e do seu planejamento estratégico.

Quando falamos de influência durante a navegação de seus visitantes, precisamos ter em mente que durante esse processo, o visitante precisa se sentir confortável e satisfeito com o que está acessando, a forma como você providencia essa experiência é o que decidirá como esses dados irão pesar em seus relatórios, uma taxa de rejeição ou maior tempo de navegação.

Cores bem definidas

Se você fizer uma simples pesquisa na internet, vai encontrar inúmeros artigos que vão te mostrar como a escolha de cores vai influenciar no seu site, mas queremos resumir isso para que você seja o mais assertivo possível.

Grandes marcas do mercado usam com detalhes a influência das cores para garantir o sucesso dos seus sites, e você deve seguir esses exemplos se quiser aumentar seus números positivos no próximo relatório.

Use cores que combinem com a sua proposta, use vermelho para destacar o senso de urgência, atenção, já o azul traz seriedade e segurança, combinando bem com o branco, existem combinações de cores que são eficazes com visitantes compulsivos, outras combinações fazem mais efeito com visitantes de perfil mais racional, tudo irá depender do momento e da forma como essas combinações são utilizadas.

Use esse recurso a seu favor, estude o seu público e faça pesquisas para identificar como você pode captar melhor o perfil que melhor lhe atende e como atuar assertivamente com cada um deles, dessa forma você estará mais próximo do sucesso do seu site.

Veja também nosso post sobre a w3c


Elementos estratégicos

Mais um detalhe que tem influência direta nas suas conversões são os elementos desenvolvidos especialmente para gerar interações, você certamente já viu páginas que parecem ter sido desenhadas especialmente para você, chamam a sua atenção, trazem detalhes que você não consegue deixar de perceber, botões desenhados estrategicamente para gerar mais vontade de clique, tudo isso não é por acaso, e esses elementos tem funções bem definidas.

Usar esse recurso a seu favor é mais um aspecto que não pode ficar de fora da sua lista de tarefas durante o planejamento do seu novo site, por isso cada detalhe conta, e muito.

Banners com cores baseadas em objetivos, botões de ação bem planejados para atrair a atenção e seguir os padrões de uso do perfil do seu público, os famosos call-to-actions, precisam estar bem delimitados e trazendo um objetivo maior para a sua página, ou seja, a conversão.

Tenha certeza de que o que traz resultado não é o número de botões ou "coisas" espalhadas pela tela, mas sim o planejamento de cada uma delas, ainda que sejam poucas, afinal de contas, projetos minimalistas são muito fáceis de se trabalhar e são um ponto positivo para alcançar ótimos resultados e estatísticas positivas nos seus relatórios do Analytics.


Facilidade de leitura

Já parou para perceber que alguns sites são bem diferentes dos outros quando se trata de conforto na leitura? E por isso chegamos a mais um fator decisivo na hora de manter suas visitas online por mais tempo, a leitura.

Escolher as cores certas, planejar os elementos que farão parte das suas páginas, tudo isso só tem sentido quando você escolhe uma fonte que combine e traga conforto durante a leitura, defina fontes para textos curtos, de destaque, itens que chamem a atenção, mas quando se trata de leitura de textos mais longos.

Priorize fontes mais sóbrias e bem desenhadas para que sejam de fácil absorção no contexto geral do tema e faça seus visitantes se sentirem confortáveis no momento da leitura, se isso acontecer, as chances de ganhar leitores assíduos aumenta, o Google Fonts é uma boa opção para você selecionar suas fontes para melhor leitura.


Navegação bem estruturada

A forma como seus visitantes vão navegar dentro do seu site fará toda a diferença na hora de reter visitas, já falamos sobre 4 itens que o seu menu precisa ter para agradar os visitantes, esse é apenas um dos passos importantes na hora de planejar a navegação que será aplicada ao seu site para desktops e responsivo, pronto para agradar a todos durante o acesso por dispositivos móveis.


Informação clara, objetiva e fácil de ser encontrada

Se você quer ter boas recomendações do seu novo site, saiba que precisa fazer com que os visitantes sejam seus porta vozes, quando eles estão satisfeitos farão todo o serviço de divulgação que você precisa para ter sucesso entre o seu público, mas caso não gostem, saiba que terá o mesmo efeito, porém contrário ao que você deseja, a reprovação social é péssima para os negócios.

Se alguém reclama do seu conteúdo nas redes sociais é provável que em breve mais pessoas estarão comentando, então faça de tudo para que seu conteúdo seja claro e traga a informação que se compromete a apresentar, deixe tudo bem fácil de ser encontrado e não use de artifícios para coletar dados ou induzir de forma errada seus visitantes

Esse tipo de atitude tende a sempre ser destrutiva para a sua reputação online.


Conclusão

Os detalhes para um projeto de sucesso são muitos, cada negócio demandam um tipo diferente de estudo do público, de mercado, de conteúdo a ser gerado para alcançar seus visitantes, mas é certo de que o primeiro acesso deles ao seu site é o que fará com que voltem novamente ou que tenham uma visão negativa.

Então use nossas dicas para começar hoje mesmo o seu cronograma de alterações e começar a pensar no sucesso dos seus projetos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: