Não perca a nossa BLACK FRIDAY, descontos REAIS e VITALÍCIOS de 50% OFF SAIBA MAIS!

5 dicas para criar um tema wordpress do zero

5 dicas para criar um tema wordpress do zero

25/08/2017 às 16:00WordPress

É quase certo que você já tenha tido problemas para atender a um cliente por não encontrar um modelo de tema que o agrade e acabe tendo dificuldades de oferecer uma solução que o deixe completamente satisfeito, ao menos uma ou duas vezes isso deve ter acontecido, afinal as vezes a ideia não está bem definida, o cliente muda de opinião muito rápido, e com isso o seu trabalho pode aumentar consideravelmente, seja refazendo alguma parte do seu projeto ou tendo que recomeçar tudo do zero. Como já falamos um pouco como encontrar o melhor cms para você, você precisa encontrar o gerenciador de conteúdos que mais te agrada e te deixa livre para desenvolver, junto de uma hospedagem de site isso te da opções incríveis de sucesso no seu projeto, vale a pena a leitura.

As vezes até é possível comprar aquele tema sensacional e customizar o necessário, mas nem sempre essa é uma solução viável e aceita pelo cliente, que busca exclusividade e não quer correr o risco de ver outra pessoa com o site parecido com o seu, seja por um mínimo detalhe. Nessas horas você precisa focar nessa incrível missão e usar toda a sua criatividade para apresentar um conceito sensacional e por ele em prática no menor tempo possível para não estourar o prazo, por isso reunimos 5 dicas que podem, e vão, te ajudar muito na hora de correr atrás.

Planeje corretamente o conceito!

Pode até não parecer, mas essa tarefa as vezes é simples, mas se tiver alguma falha pode acabar causando uma grande mudança em tudo que você já tinha imaginado apresentar. Quando você define o briefing e acerta todos os detalhes para começar suas pesquisas e rascunhos, tenha em mente que o cliente ainda não sabe o que pode ter de forma concreta e qualquer sugestão que você der após entender o objetivo pode te ajudar muito a encontrar o seu norte, apresente conceitos bem estabelecidos, seja em questão de cores, imagens, padrões que serão adotados durante a produção do tema, assim você sabe que não vai precisar reinventar nada que esteja alí, e também tem mais certeza de que pode fazer tudo sem que existam muitas mudanças posteriores, escolha boas opções e reforce cada uma delas com o motivo pelo qual elas foram usadas, dessa forma o seu cliente vai escolher baseado em um objetivo, não porque achou bonitinho.

Nunca esqueça do acompanhamento

Não adianta criar tudo do jeito que você imaginou, ainda que com o briefing, e apresentar ao seu cliente, conte com a possibilidade de mudança, sempre, ainda que ela nem mesmo exista. Uma ideia nova tende a se modificar para ir se moldando ao objetivo final, algumas vezes o seu cliente gostou tanto do seu primeiro contato que acabou pesquisando mais coisas e tem novas sugestões, e com isso algumas partes do seu projeto podem mudar considerávelmente, então tenha um cronograma do andamento de tudo e divida em partes que serão aprovadas, tenha a participação ativa do cliente e saiba que está desenvolvendo com 100% de certeza de que esse é o caminho.

Quando você usa esse artifício, acaba ganhando mais tempo para os pequenos ajustes e talvez conseguir agregar mais valor ao projeto com novas contratações que o seu cliente irá perceber a utilidade dentro de uma versão completa e atualizada do seu novo site. Por exemplo, o gerenciamento de mídias sociais com um novo tema pode parecer muito mais atrativo agora que você pode mostrar os recursos de engajamento de público com o site, ou mesmo como pequenas ferramentas de automação podem ajudar a ganhar mais leads, seu portfólio pode se tornar muito mais atrativo quando o seu cliente pode ver a forma como tudo isso irá impactar nos seus resultados, cabe a você fazer bom uso dessas vantagens.

Use temas "esqueleto", ajuda muito

Como pensar no WordPress sem lembrar de toda a flexibilidade que ele oferece na hora de criar novas funções e até mesmo novas ideias de um visual super criativo. Mas você não precisa criar tudo do zero, algumas sugestões de temas "esqueleto" são encontradas com muita fracilidade na internet e trazem uma estrutura base extremamente bem desenhada e com tudo o que você possa implementar para completar o seu tema.

UnderStrap - Um completo projeto baseado no Bootstrap 4 pode ser baixado gratuitamente e modificado da forma que você quiser, o melhor de tudo é que ele oferece suporte a plugins populares, como o JetPack e WooCommerce, junto com os ícones do FontAwesome e todos os arquivos em SASS, isso ajuda no desenvolvimento de alta performance e facilita muito a sua vida com futuras edições. Você pode ver essas dicas de produtivodade no Atom e tambem como melhorar a velocidade de carregamento do seu tema.

Underscores - Uma outra opção um pouco mais simples mas que também pode ser o seu ponto de partida é o projeto Underscores, com ele você pode personalizar um tema da forma que mais lhe agradar e isso te dá centenas de opções na hora da criação. Ele é bem leve e com toda certeza vai te dar a oportunidade de alcançar altas pontuações em ferramentas como GTMetrix e Google PageSpeed.

Conclusão

Você já viu que não é por falta de opção que você pode ter problemas na hora de criar um tema para WordPress incrívelmente fantástico, você pode aproveitar nossas dicas e começar a planejar seus próximos projetos ainda hoje, com todas as opções que os temas base podem te oferecer é claro que você pode duplicar ou até mesmo triplicar a sua produtividade com o editor correto e os plugins que vão te colocar em um novo nível de desenvolvimento. É claro que tudo isso leva um tempo, mas sevocê acompanha nosso blog a algum tempo sabe que existem diversas outras dicas que vão te orientar do básico aos detalhes mais complexos, como é o caso da escolha de um bom editor web, como escolher o melhor editor de código para você? Você pode testar todas as nossas opções.

Gostou de nosso post? Compartilhe: