Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como melhorar a experiência dos seus visitantes Mobile no WordPress

21/09/2017 às 15:50 WordPress

Como melhorar a experiência dos seus visitantes Mobile no WordPress

Hoje em dia é quase impossível navegar por um bom site se ele não oferecer uma experiência de navegação incrível em dispositivos móveis, uma grande parcela dos acessos são através de smartphones, tablets e afins, e por isso é tão importante se preocupar na forma como seus visitantes vão acessar, navegar e buscar informação no seu site ou blog.

Resultados positivos vão aumentar sua credibilidade, já os negativos podem dificultar o seu engajamento, por esse motivo já criamos artigos com melhores plugins para wordpress ou 3 erros comuns de iniciantes no wordpress, são dicas muito importantes para que você entenda a importância de cada passo dentro desse área do marketing de conteúdo.

Se tudo funciona como deveria, você consegue captar mais leitores, aumenta a sua visibilidade dentro do seu mercado e consegue usar a aprovação social a seu favor quando passa a fazer parte dos comentários do cotidiano das pessoas, e se o seu site ou blog está a um clique desses novos leitores, porque não começar com o pé direito?

Reunimos algumas dicas que vai te ajudar a deixar sua navegação mobile muito mais agradável para todos.

Responsivo vs. Aplicativo

Que você precisa de uma solução adaptável as telas menores não é a pergunta, sabemos a resposta (óbvio que precisamos), mas sim como ela será exposta aos seus visitantes e leitores assíduos.

Se você tem um site, talvez um site responsivo seja o suficiente para suprir a necessidade desse público, eles vão acessar quando necessário e em um ambiente preparado para dispositivos móveis farão suas tarefas de forma simples e rápida, concluindo tudo felizes com o seu site.

A necessidade de aplicativos vem de um blog mais robusto por exemplo, porque não oferecer a seus visitantes suas atualizações a um clique em suas telas?

Vale a pena o investimento em um aplicativo nativo nessa situação, com um aplicativo informando as atualizações, facilitando a leitura, trazendo notificações de tudo o que esse visitante pode querer já na sua tela, tudo merece ser levado em conta para aumentar o sucesso do seu comprometimento com o público e a recepção dele a todo esse conteúdo.

Menos elementos em telas menores

Um ajuste interessante para telas menores é que nem sempre você pode simplesmente "transformar" seu site para desktop em uma versão responsiva, fácil assim, e fica então a dúvida, o que vai ficar e o que vai sair?

Nessa hora você precisa entender como o seu público vai navegar em uma tela menor e como ele vai chegar até a informação que precisa, muitos banners, botões, informações extras antes do conteúdo podem tirar a sua atenção e até mesmo fazer com que ele saia da sua página para outra sem ler e consequentemente saia do seu site por não encontrar logo o que busca.

Por isso é muito importante ter estatísticas completas dos acessos, das áreas de interação, ter elementos para os desktops e outros completamente distintos para as telas de dispositivos móveis, e descobrir quais os pontos de maior interação e os que podem ser ocultados das telas menores. Fazendo assim com que a navegação seja mais fluida e objetiva, dando destaque ao conteúdo e a informação que realmente está sendo procurada.

Imagens menores para telas menores

Mais uma dica é que você precisa adaptar as imagens junto com o resto do site, já percebeu como é ruim acessar uma página responsiva e ver imagens tão pequenas que nem mesmo é possível ler o que está nelas?

Tutoriais que tem suas imagens explicativas reduzidas e acaba dificultando o entendimento do que está sendo explicado? Isso não é ruim apenas para você, pense como seus visitantes, nenhum deles fica feliz quando isso acontece.

Pare algum tempo para criar imagens para ambos os dispositivos, desktops e móveis, faça com que cada uma seja utilizada respeitando suas grades de exibição e se adaptando as telas de forma que não deixem de mostrar o conteúdo que precisam. Além de aumentar a experiência positiva de navegação, você oferece mais

Menus realmente agradáveis

Um ponto que já falamos é sobre os menus, podem parecer um detalhe simples, mas são grandes responsáveis por reter as suas visitas e aumentam o tempo de navegação dos visitantes, escrevemos um artigo sobre 4 itens que o seu menu precisa ter para agradar seus visitantes, com isso você entende a importância desses ajustes para as suas páginas, e isso não se resume apenas aos computadores.

Ofereça um menu diferenciado para os telefones, saia do básico e crie uma interação mais intuitiva para todos eles, os menus laterais para telas menores são extremamente úteis, você ganha espaço para novos elementos e pode deixar o seu conteúdo com maior destaque na hora da leitura.

Use o AMP para uma melhor experiência nos blogs

O projeto AMP é um último trunfo excelente, com ele você tem páginas extremamente rápidas que oferecem uma leitura super agradável e prioriza o texto, cores sólidas e um carregamento rápido e sem problemas.

Os resultados do Google já indicam blogs que utilizam o AMP e dão destaque na sua lista de pesquisa, assim os leitores sabem que ao acessar o link pelo seu smartphone, além de estar economizando mais dados do seu pacote de internet, estará livre de dezenas de itens que podem tirar a sua atenção do texto.

Essa é uma oportunidade que você tem de criar textos mais completos e que vão aumentar o seu tempo de leitura e poderá buscar novos textos para ler, o Google fica feliz com uma página rápida, seus visitantes agradecem, e você estará aumentando o seu engajamento com o seu público.

Invista na experiência do usuário

Não é tão difícil mudar a forma como suas visitas vão interagir com o seu site, muitos desses ajustes são feitos através de plugins que oferecem configurações bem rápidas e intuitivas, e as vantagens disso são vistas com um aumento do tempo de navegação no seu site e os resultados positivos nas estatísticas do Google Analytics.

Dedique um tempo para estudar seus relatórios e entender como essas mudanças devem ser feitas no seu site, cada detalhe conta e você precisa usar esses dados da forma mais eficiente possível, pode acompanhar mais de nossos artigos e desvendar cada vez mais informações sobre o WordPress e suas vantagens.

Gostou de nosso post? Compartilhe: