Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como lidar com senhas nos seus projetos PHP

19/09/2017 às 16:00 WordPress

Como lidar com senhas nos seus projetos PHP

Você provavelmente já parou para se perguntar como pode resolver problemas com senhas inseguras e como evitar que os usuários do seu sistema fiquem expostos por esse problema, já que muitos acabam usando senhas fracas por comodidade, mas em contrapartida põem em risco a segurança de todos os seus dados.

Lidar com senhas fracas e com a possibilidade de invasão é uma parte muito importante do seu projeto, hoje em dia já existem diversas alternativas que complementam esse método de autenticação tão presente no nosso dia-a-dia.

Se você está sempre por dentro das notícias e novidades dessa área da segurança, já deve ter ouvido falar do método 2FA, que resumidamente é uma segunda camada de verificação, com ela, além da sua senha, você precisa de um Token que é gerado aleatoriamente e que dura apenas alguns segundos, ele é necessário para completar a sua verificação e conceder acesso a sua conta, tudo isso através de um aplicativo para sincronizar esses tokens de segurança.

Nesse artigo vamos abordar alguns pontos interessantes sobre a importância de uma Hospedagem de Site que ofereça qualidade e segurança para sua aplicação, e como você pode blindar ainda mais seu sistema usando novas tendências de segurança para implementar seu código.

Você ainda precisa de senhas?

Pare para se perguntar se o uso de senhas é realmente necessário para você, seu projeto e seus clientes, pode até parecer uma pergunta estranha, afinal, como você pode proteger suas informações sem uma senha?

Mas o interessante é que devemos entender que existem novas formas de proteger seus dados integrando o método de autenticação a outras plataformas, que são dedicadas inteiramente a segurança de senhas, com criptografia avançada, métodos de verificação mais complexos e formas simples de exigir a interação do usuário, seja por:

  • Verificação biométrica,
  • Tokens,
  • QR codes,
  • Entre outros.

Fato é que manter sua autenticação a parte da sua aplicação pode ser uma forma simples de mudar a forma como você lida com a segurança da sua aplicação e de seus clientes. Esse é um detalhe que com certeza entra no checklist para começar qualquer projeto php, com ele você consegue deixar tudo bem claro antes de começar o trabalho pesado.

Como as senhas podem ser substituídas?

Você está em contato com essas novas tecnologias o tempo todo, um grande exemplo é o Whatsapp Web, que valida seu acesso através de um código QR e através de seu smartphone, nenhuma senha é utilizada no processo, assim como o Telegram, Instagram, entre outros.

Você tem grandes opções de integração, que pode ser através do Google Authenticator, Authy ou o Account Kit, do Facebook, todas essas opções já são usadas de forma segura e oferecendo aos usuários mais comodidade de segurança para seus dados pessoais, já que não dependem de memorizar senhas grandes e complexas para garantir um nível de proteção elevado.

Qual o impacto dessa mudança para seus usuários?

No geral, podemos ter como base o fato de grande parte do público que usa a internet estar online em redes sociais, e mensageiros como Whatsapp e Telegram a muitos anos, novos métodos de autenticação foram implementados e todos se adaptaram de forma tranquila a isso, a vantagem de não precisar decorar várias senhas parece ser um ponto positivo para todos eles

E se você oferecer ainda mais essa comodidade a todos eles, pode ter mais controle sobre os pontos importantes da segurança (chaves de criptografia, quantidade de caracteres, mudança regular da senha, caracteres especiais, etc.) e garantir a integridade dos seus dados.

Quando uma senha é perdida, você pode ter o acesso comprometido e dados expostos, já quando você traz toda a segurança para algoritmos de alta complexibilidade e tudo isso no smartphone de seu cliente, tudo passa a ser mais seguro e menos trabalhoso.

Quais os pontos positivos para seu serviço de hospedagem?

Quanto mais otimizada for a sua aplicação, maior será o impacto positivo que esses processos "migração" de segurança vão trazer, ter seu projeto funcionando em camadas ajuda a dividir a carga de trabalho do seu servidor, fazendo com que tudo funcione de forma fluida e em perfeita sincronia um com o outro, evitando problemas com lentidão e processamento elevado.

Mas para isso você precisa ter todo o seu projeto bem definido e codificado, respeitando as dicas de segurança e de performance que todos os frameworks trazem junto dos seus benefícios do desenvolvimento rápido.

Para projetos críticos de alta performance (que não podem ficar offline de jeito algum) os efeitos de balancear essa carga são ainda mais visíveis, um servidor de Cloud Gerenciado pode ter ainda mais performance quando você divide a carga com milhões de acessos mensais.

Com o que você precisa se preocupar antes de fazer essa mudança?

Analise a necessidade de realizar essas alterações, sinta primeiro a real vantagem dessa nova forma de ver e pensar em "senhas", faça com que o seu usuário compreenda toda essa mudança e possa avançar junto com você nesse processo, no começo pode parecer um pouco complicado, mas ao verem as vantagens de se adotar procedimentos mais seguros para seus dados, tudo passa a ser aceito de bom grado.

Sempre mantenha seu código atualizado e seguindo as boas práticas de desenvolvimento, mantenha suas bibliotecas de segurança na última versão e sempre realize testes de performance.

Faça o possível para sempre manter bons resultados e deixar seus clientes livres de problemas, lembre-se de que a arquitetura do seu site pode influenciar no seu projeto, e isso deve ser avaliado no momento de realizar essas mudanças.

Conclusão

Hoje em dia deixar seus dados mais seguros tem sido uma grande luta, seja pelas novas formas de roubo de dados criadas por pessoas mal-intencionadas, por descuido de usuários ou mesmo por senhas fracas, mas ainda que tudo isso seja um ponto a melhorar, novas tecnologias vêm surgindo para auxiliar na forma como todos podem interagir com suas informações pessoais sem que isso dependa de longas senhas e de uma excelente memória.

Na palma das mãos existe um item que está presente no dia-a-dia e que já faz parte do método de autenticação de muitas pessoas ao redor do mundo, usar esse benefício a seu favor é só uma questão de tempo, então não deixe de fazer isso ainda hoje.

Gostou de nosso post? Compartilhe: