Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Checklist para começar qualquer projeto php

29/08/2017 às 16:00 WordPress

Checklist para começar qualquer projeto php

Antes de iniciar qualquer código você com certeza planeja como tudo vai funcionar, se não faz, deveria começar a pensar nisso, ter um cronograma e uma lista de verificações para completar te ajuda não apenas a manter a organização e controle do projeto mas pode ajudar a evitar problemas futuros com manutenções muito complexas ou recursos não planejados.

Começar a criar um checklist que será o seu guia durante todo o andamento do projeto será nosso tema desse artigo, além de contar com um bom servidor de hospedagem de site você precisa garantir que a sua aplicação está otimizada e codificada da melhor maneira possível, só assim pode garantir estabilidade e performance.

Algumas vezes você pode já ter visto grandes projetos com falhas bobas de desenvolviemnto, isso acaba atrapalhando na conclusão, na entrega, e algumas vezes na experiência do usuário, o que influencia negativamente em tudo.

Você com certeza não pretende passar por isso, então queremos que esse checklist seja um ponto de partida para novas adaptações e melhorias que você possa fazer ao seu cronograma.

E já que estamos falando do php, porque não realizar alguns testes com a nova versão com as dicas do artigo performance e velocidade do php 7, vale a pena migrar?, tudo pode ficar ainda mais claro para suas considerações.

Não deixe de ler hospedagem de site barata!

Como criar um cronograma perfeito?

Não existe uma lista perfeita de tarefas a seguir para que o sucesso do seu projeto seja 100% garantido, mas sem dúvidas podemos chegar bem perto disso e evitar muitas dores de cabeça com problemas desnecessários se tivermos em mente algumas coisas muito importantes para manter a ordem do desenvolvimento.

A primeira coisa que precisa ser feita é um bom briefing, sem ele você definitivamente não consegue começar bem qualquer coisa, tenha em mente que a melhor forma de acertar é conhecendo bem o que irá desenvolve.

Conhecer o cliente e o objetivo do que ele está buscando, e o principal, como isso irá impactar o seu cliente final, assim você consegue vender a ideia com muito mais facilidade, já que terá bem definido todo o percurso e os benefícios de cada tarefa.

Conheça os requisitos básicos do seu projeto

Seja a nível de servidor ou desenvolvimento, seja um conceito, uma sugestão dada pelo próprio cliente, conheça bem cada detalhe de tudo que envolva o projeto, dessa forma você cria uma gama muito maior de opções para não ficar preso em apenas uma solução e tem maior liberdade criativa ao longo de todo o processo.

Defina bem o que será necessário, quais os requisitos que sua aplicação precisará para executar com alto desempenho, se o provedor que pretende hospedar seu site é otimizado, se conta com todos os recursos que você está usando.

Liste tudo o que precisa e tome nota de qualquer sugestão, esse é o primeiro requisito de uma checklist matadora.

Entenda a complexidade e o tamanho do seu projeto

O segundo passo que você precisa pôr em prática é com relação a quanto o seu projeto irá exigir de você, dos recursos disponíveis e tempo, para que tudo saia como planejado você precisa ter consciência de tudo que precisa ser feito e se realmente conseguirá cumprir com o calendário.

Nenhum cliente gosta de atrasos e pecar nesse sentido acaba sendo um ponto muito negativo para a sua imagem.

Projetos muito complexos tendem não apenas a tomar mais tempo do que o padrão, mas exigem conhecimento extra de algumas funções que podem te fazer esquentar um pouco mais a cabeça, então tenha absoluta certeza do que pode prometer e cumprir, tenha ideia do tamanho do projeto e se precisará de mão-de-obra adicional para dar conta de tudo.

Conheça o público alvo do seu cliente, trabalhe para eles

Para que o seu projeto consiga atender todas as expectativas do seu cliente é necessário conhecer o cliente dele, esse é um dos pontos mais importantes do seu projeto, todo ele está se baseando em atender as necessidades do cliente e seu público-alvo.

Não adianta criar algo incrível, mas que não capte novos clientes e traga uma experiência de navegação ruim para aquele grupo de usuários, então não tenha medo de perguntar tudo o que for necessário para tirar todas as suas dúvidas.

Teste sempre a segurança e performance

Um último item que podemos considerar extremamente necessário para a sua lista são os testes de segurança e performance da sua aplicação, verifique sempre o tempo de carregamento das páginas, veja como acelerar ao máximo o carregamento de qualquer página para garantir mais aceitação das visitas e dos motores de busca.

A performance no processamento das informações também é essencial, principalmente quando um banco de dados é utilizado,

Conclusão

Podemos resumir essa lista da seguinte forma: "Conheça bem o projeto", essa sem dúvidas é a mensagem principal que podemos tirar de todo o artigo, claro que você precisa acompanhar cada detalhe para entender como irá definir seus pontos chave na hora de apresentar uma nova proposta.

Queremos que essas dicas sejam uma ajuda extra na hora de convencer seus clientes das vantagens de um novo projeto e como isso trará benefícios para ele e seus clientes.

Tire um tempo para ler mais alguns artigos, por exemplo, como medir a velocidade das consultas de bancos de dados mysql, como verificar se o processamento do seu website está lento e até mesmo como manter seus visitantes mais tempo no seu site, ponha todas as dicas em prática e comece a verificar as melhorias que elas trazem ao seu projeto.

Gostou de nosso post? Compartilhe: