Como integrar o WhatsApp Business ao seu site?

01/05/2018 às 10:21 Ajuda

Como integrar o WhatsApp Business ao seu site?

Se você tem uma empresa online e precisa se comunicar constantemente com seus clientes, o aplicativo de mensagens mais famoso do Brasil, o WhatsApp, traz uma novidade para você.

O WhatsApp Business, voltado especificamente para pequenas e médias empresas tem mais recursos para os administradores e agiliza as conversas com os clientes.

O aplicativo é totalmente grátis e pode ser usado em smartphones com sistema operacional Android. Mas como integrar essa novidade ao seu site? Leia todo esse artigo e saiba como fazer isso. 

Como funciona? 

O WhatsApp Business tem um sistema simples de automatização de mensagens. Você pode configurar atalhos para criar textos de agradecimento que valorizem a sua companhia e reflitam seus valores. Mensagens automáticas podem ser rapidamente personalizadas com esse aplicativo.

Você também pode configurar uma mensagem padrão para o período em que você estiver ausente e ainda um texto de apresentação do seu negócio online. Leia nosso post sobre Melhor hospedagem de site e descubra onde é o melhor lugar para ter o seu negocio sempre online.

Preencher o perfil da sua empresa no WhatsApp Business é essencial. Ele é o seu cartão de visitas para diversos usuários em potencial que chegarão a você pelo aplicativo. É possível adicionar informações como endereço, site oficial, segmento de atuação, e-mail e horário de trabalho.

Diversas funcionalidades

Para os gestores que trabalham com métricas, esse aplicativo tem uma seção de estatísticas que mostra informações sobre quantas mensagens foram recebidas e respondidas. Essa função é bem básica, mas pode ser uma maneira de mensurar o uso da sua conta corporativa.

Assim como nos e-mails, o WhatsApp Business tem uma função de etiquetas. A ideia é usar marcadores com informações a respeito do cada pagamento dos clientes. Você também pode criar suas próprias etiquetas para se organizar melhor nesse moderno aplicativo.

Como integrar o WhatsApp Business ao site?

O processo de configuração do Business é o mesmo do WhatsApp e você precisa baixar o aplicativo para o site seguindo todo o passo a passo do mesmo. Com ele você planeja sua divulgação e alinha sua estratégia de marketing. 

Vale ressaltar que o marketing digital pode ser usado em empresas de qualquer porte e a internet pode ser a sua maior aliada. Mas você precisa aprender a usá-la de forma inteligente e principalmente, aprender a observar e compreender o comportamento das pessoas. Leia nosso post sobre vantagens de Criar um Blog  

Atendimento e Vendas: efeito amplificador no seu negócio 

Você pode aumentar suas prospecções com o WhatsApp Business em seu site. Para personalizar seu atendimento e criar mais proximidade com seus clientes, o Business pode ser a ferramenta ideal para isso. 

É por ele que você vai conseguir ter mais informações sobre como solucionar os problemas do seus clientes e ainda ampliar a sua prospecção e estratégia de vendas, incluindo um follow up pelo app.

Mas o Business ainda é uma novidade que precisa de um tempo de aceitação entre os usuários. Pequenas empresas online que entenderem e testarem as funcionalidades de um bom atendimento, conseguirão fazer do WhatsApp Business uma verdadeira máquina de vendas.

Novas funcionalidades do WhatsApp Business

WhatsApp Web

Você poderá usar o aplicativo também em sua versão desktop, o que facilita e muito o gerenciamento do perfil da sua empresa no WhatsApp.

Tipo de conta WhatsApp Business

Você será listado como um perfil empresarial, ou seja, todos os usuários que você contatar saberão que estão conversando com uma empresa. Com o tempo, algumas empresas também conseguirão o selo de verificação. 

Análise de Informações

Com o WhatsApp Business, sua empresa terá acesso a informações sobre o uso do aplicativo da forma como funciona atualmente. Aprimore seus conhecimentos em Como criar um blog

Perfil da empresa

Como todo usuário, uma conta corporativa também terá um perfil no aplicativo. A grande diferença é que agora será possível acrescentar diversas informações específicas do seu negócio como por exemplo, a localização, qual é o tipo de empresa, breve descrição, qual é o site e endereço de e-mail. É muita facilidade para sua empresa!

Migrar as suas conversas

Esse será um recurso para empresas que já utilizam o Whatsapp como ferramenta de atendimento ao cliente. Será possível migrar a sua conta antiga e todas as suas conversas para o novo aplicativo.

Respostas Automáticas

Essa talvez seja uma das maiores novidades desse novo aplicativo.  Agora existe a possibilidade de deixar programado mensagens automáticas, caso você receba alguma mensagem fora do expediente. Coneça nosso serviço de Hospedagem de Site

É possível incluir emojis e todas as outras funcionalidades de edição que já conhecidas. Além disso, será possível fazer o agendamento de dia e horário que a mensagem será enviada.

Vantagens do uso do WhatsApp Business

Com este aplicativo, diversas empresas online terão muito mais facilidade para se conectarem com seus clientes. Mais de 1,3 bilhão de usuários também terão a possibilidade de se relacionar melhor com suas empresas favoritas na internet. 

  • Algumas funcionalidades úteis são:
  • Configurar horário de atendimento:
  • Cadastro de contatos (e-mail, site, endereço)
  • Respostas automáticas
  • Mensagem de Ausência
  • Mensagem de Saudação
  • Respostas Rápidas

Agora você poderá configurar uma mensagem com um link direcionando o cliente para fazer o pedido em seu site, sem a necessidade de um atendente sempre disponível e trabalhando em diversos canais simultâneos.

Os clientes também não precisam baixar o WhatsApp Business, pois continuarão a utilizar o WhatsApp tradicional como de costume e poderão se comunicar com contas de perfis e empresas da mesma forma.

Gostou do WhatsApp Business?

O WhatsApp Business pode ser um poderoso aliado das empresas para lidar com clientes. Para usuários, a possibilidade de falar com empresas pelo app pode ser um diferencial. O aplicativo é uma alternativa interessante para as pessoas que não gostam de usar e-mails.

Ainda tem dúvidas? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. 

Gostou de nosso post? Compartilhe: