Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como incorporar arquivo de áudio e vídeo no WordPress

16/10/2017 às 11:06 WordPress

Como incorporar arquivo de áudio e vídeo no WordPress

Conheça algumas preciosas dicas desse importante recurso na hora de desenvolver um site ou blog no WordPress. Se você tem um site ou blog, já deve ter percebido como os vídeos podem dar outra cara no seu layout e agregar muito valor ao mesmo. Vários sites ou blogs vem adotando vídeos na sua estratégia de conteúdo. Afinal de contas, com um pequeno vídeo de poucos minutos é possível transmitir uma imensa quantidade de informação de forma muito mais dinâmica, rápida e eficiente. Através desse artigo, você vai saber como incorporar áudio e vídeo no WordPress de maneira fácil e sem complicações. Leia até o final e conheça algumas dicas super bacanas para seu site ou blog.

Algumas considerações iniciais

Se você é programador web há algum tempo, provavelmente deve se lembrar de como eram as versões mais antigas do WordPress. As anteriores à versão 2.9, o programador era obrigado a utilizar o código de incorporação fornecido pelo site onde o vídeo foi postado ou usar um plugin para anexar os vídeos de forma correta em suas páginas. Perdia-se muito tempo, além de ser uma tarefa chata!

Com a chegada do recurso Embed, essa tarefa de inserir vídeos no site em WordPress se tornou algo muito mais fácil, pois permitia que o administradores anexassem os players de áudio e vídeo enviados diretamente para o post ou página de conteúdo. Na versão 3.6 do WordPress, essa tarefa fica ainda mais fácil por causa do biblioteca Java Script MediaElement.js, que é usada para produzir uma página de HTML5 ou Flash player. Essas ferramentas tinham total compatibilidade com diversos navegadores e dispositivos.

Considerações sobre o uso de vídeo em seu site

Como você sabe, vídeos são arquivos muito grandes e devem ser hospedados em sites de serviço de hospedagem de vídeos como o Youtube e Vimeo. As hospedagens na maioria dos sites e blogs em WordPress são feitas utilizando-se servidores compartilhados. Como os vídeos são arquivos pesados, podem gerar um tráfego excessivo que pode fazer todo o serviço falhar.

Mas se você quer saber como incorporar arquivo áudio e vídeo em WordPress, deve ter em mente que sempre é bom evitar a perda do tráfego potencial que um site como o Youtube pode gerar para as páginas do seu website. Lembre-se de que os servidores desses sites são totalmente de otimização para o streaming de vídeo. Fazendo isso, você vai economizar espaço em disco e consumo de tráfego para seu site ou blog.

Incorporar áudio e vídeo no WordPress usando shortcodes

Uma boa dica para você que quer incorporar arquivo de áudio e vídeo em WordPress, é utilizar o recurso de shortcode. Essa ferramenta permite que você incorpore arquivos de áudio e vídeo em seu site feito no WordPress. É muito fácil e basta que você tenha o link desses arquivos e use o áudio ou vídeo dentro do conteúdo dessas páginas.

Aproveite e leia mais sobre nossos serviços em  Hospedagem com WordPress

_BANNERREVENDAAQUIIncorporar áudio e vídeo no WordPress usando apenas a URL do arquivo

Essa forma ainda é mais fácil do que usar os shortcodes. Você pode incorporar um arquivo de áudio ou vídeo que estejam hospedados em outro servidor, bastando que simplesmente você forneça a URL para o arquivo em seu conteúdo. O WordPress vai interpretar a extensão do arquivo (.mp3, por exemplo) e depois carregar automaticamente o media player. Um lembrete importante: ao digitar o endereço de URL para o seu arquivo de mídia, verifique antes se ele não é um link e sempre deve estar em uma linha própria.

Já que você leu até aqui, que tal aproveitar a ocasião e baixar nosso e-book totalmente grátis?

Tipos de arquivos aceitos pelo WordPress

Se você deseja saber como incorporar arquivos de áudio e vídeo em WordPress, não se esqueça de que a extensão mp3 é para áudio e mp4 são destinados para vídeos. Esses tipos de formato são padrões, mas o player da biblioteca MediaElement.js suporta todos as extensões de arquivos abaixo:

o   webm

o   ogv

o   mp4/m4v, pt

o   wmv

o   mov / qt

o   flv

o   mp3/m4a/m4b

o   ogg / oga

o   wma

o   wav

Leia mais sobre esse assunto em Melhores plugins para WordPress

Incorporar áudio e vídeo no WordPress de outros sites

Da mesma forma que o método anterior, você também pode inserir um vídeo de um site como o Youtube, simplesmente colando a URL da página correspondente de exibição do vídeo. É muito simples e basta você colar a URL do site em seu conteúdo sem o link e em uma linha própria. Veja o exemplo abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=e6-Da003dZQ

Como você pode perceber, a forma de fazer é semelhante ao método acima e com o mesmo resultado. Tudo isso, graças a moderna biblioteca MediaElement.js que permite que os seguintes sites de vídeos sejam usados:

o   YouTube

o   Vimeo

o   DailyMotion

o   blip.tv

o   Flickr (ambos os vídeos e imagens)

o   Viddler

o   Hulu

o   Qik

o   Revision3

o   Scribd

o   Photobucket

o   PollDaddy

o   Google Video

o   WordPress.tv (apenas do tipo VideoPress vídeos por enquanto)

o   SmugMug (WordPress 3.0 +)

o   FunnyOrDie.com (WordPress 3.0 +)

Conclusão

Está vendo como incorporar arquivos de áudio e vídeo em WordPress não é difícil? Use e abuse da biblioteca e incorpore vídeos em suas postagens do seu site em WordPress. O Youtube pode trazer um retorno de tráfego muito bom para seu site e ainda ajudar no posicionamento da marca de sua loja virtual. Ele é um dos sites mais acessados do mundo e só isso já basta para você usar e abusar dele, certo?

Saiba muito mais sobre o WordPress clicando em Dicas de SEO para WordPress

Ainda tem dúvidas sobre como incorporar arquivos de áudio e vídeo em WordPress? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Queremos saber sua opinião se você está encontrando dificuldades em fazer isso e se a biblioteca está ajudando você nessa tarefa. Sua opinião é muito importante para nós e sempre é muito bem-vinda! Conte sempre com nossa equipe com o que precisar!

Gostou de nosso post? Compartilhe: