Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como gerenciar uma equipe de trabalho remota?

06/02/2019 às 19:49 Ajuda

Como gerenciar uma equipe de trabalho remota?

Trabalhar remotamente já foi o sonho de muita gente, mas com o avanço da internet nos últimos anos, isso virou uma prática comum e muito mais fácil de conseguir do que há 5 ou 10 anos atrás.

E com a popularização desse tipo de trabalho, algumas novas dificuldades também acabaram surgindo, como a comunicação com uma grande equipe ou a falta de contato com os colegas de trabalho, por exemplo.

A boa notícia é que, nesse caso, as vantagens são maiores do que as desvantagens, ou seja, esses problemas podem ser resolvidos facilmente.

No texto de hoje vamos dar algumas dicas de como gerenciar uma equipe de trabalho remota com eficiência e evitando problemas de comunicação.

Veja também nosso post sobre a w3c

Quer saber mais? Leia o texto até o fim e confira!

Todos devem se conhecer

Sua função como líder uma equipe remota é evitar que algum membro do grupo realize seu trabalho alienadamente.

O que isso significa? Basicamente que todos da equipe devem conhecer todas as funções realizadas ali, mesmo que elas sejam totalmente diferentes do que eles fazem e mesmo que elas não interfiram diretamente no trabalho de um ou de outro.

Acontece que é exatamente isso que pode evitar problemas de comunicação.

Fazer com que membros do grupo trabalhem pensando no trabalho do outro, é fazer com que eles possam realizar seus trabalhos de forma consciente, pensando no bem coletivo da equipe e, consequentemente, evitando conflitos.

Quando, em uma equipe de um site que envolve redatores e programadores, por exemplo, um ter noção do que o outro faz, eles acabam se ajudando mais do que se eles simplesmente não soubessem qual é a próxima etapa daquele trabalho.

Quem realiza a parte anterior acaba entendendo qual é a melhor maneira de facilitar o trabalho para a próxima etapa e assim por diante.

Já conhece nossos serviços de Cloud Server? Os planos do Cloud Privado estão a partir de R$250,00 e os diferenciais são o Monitoramento, Gerenciamento Preventivo, Backup e a Licença do cPanel incluso. Confira todas essas vantagens!

Seja o mediador dos conflitos

Comunicação é a palavra para descrevermos todas as facilidades que o mundo digital nos trouxe, mas isso pode ser uma faca de dois gumes.

Isso porque manter todos os membros da sua equipe em contato sem a presença física exige de você uma postura diferente da de um líder convencional.

Quando existem conflitos entre membros da equipe ou até entre duas áreas diferentes dentro dela, é importante que você saiba o que está acontecendo e por que isso está acontecendo.

Só assim você vai conseguir elaborar soluções que favoreçam o time no fim das contas.

Atuar como mediador, nesse sentido, é muito importante tanto para amenizar situações que podem piorar quanto para tirar proveito de determinados conflitos e tentar fazer a equipe aprender algo com isso.

Gerenciar uma equipe de trabalho remota exige também jogo de cintura, paciência e uma boa retórica, principalmente quando você conversa com os outros membros apenas por mensagens de texto.

Promova reuniões

Uma das principais tarefas quando se gerencia uma equipe de trabalho remota é fazer com que o grupo se sinta unido, mesmo com todos os membros trabalhando separadamente.

Promover reuniões por vídeo dá um certo toque de humanidade que apenas mensagens de texto não conseguem. O fato de uma pessoa conseguir visualizar a outra, mesmo que seja pelo outro lado da tela, faz com que vínculos sejam criados no trabalho.

E esses vínculos são importantes para mante a boa harmonia dentro da equipe e também fazer com que o trabalho flua melhor, já que quando as pessoas estão mais próximas, tendem a ser mais benevolentes e entender de maneira mais ampla o trabalho do próximo.

É necessário, porém, tomar cuidado para que essas reuniões não se tornem enfadonhas ou desgastantes para a equipe.

Um número muito grande de reuniões acabam fazendo com que elas percam o sentido, com que sua equipe se sinta desgastada e desmotivada, além de possivelmente gerar conflitos até mesmo com você.

O segredo está em saber manter a equipe unida sem deixar ninguém desgastado. Quando você consegue chegar nesse balanço, o time com certeza estará trabalhando de maneira mais eficiente.

Mantenha a postura

Quando é sua tarefa gerenciar uma equipe de trabalho remota, você precisa agir como um líder, mesmo remotamente.

O que acontece é que é muito fácil, em um ambiente virtual, fazer com que os outros saibam que é você quem coordena as ações ali dentro.

Quer saber mais? Leia Saiba como se livrar da procrastinação no home-office!

Isso não significa que você deve ser um tirano ou designar tarefas tempo todo, mas sim que você deve ser um símbolo de união e de força da equipe.

Os outros membros devem enxergar em você alguém com quem eles podem contar se algum problema ocorrer, alguém para quem recorrer quando há alguma dúvida e alguém que tem o conhecimento necessário para que o trabalho evolua.

Sua tarefa é, então, manter a postura de um líder para ser esse símbolo que a equipe precisa.

Leia também: Vantagens do Cloud Server

Conclusão

Trabalhar remotamente, hoje em dia, não é mais sinônimo de um trabalho menor ou que exige menos de você, pelo contrário.

Esse tipo de trabalho pode fazer você evoluir em diversos aspectos, já que suas habilidades de comunicação serão postas à prova o tempo todo. 

Manter a equipe unida é uma tarefa difícil, mas necessária. Quando se fala em gerenciar uma equipe de trabalho remota, diversas dificuldades que não são comuns a equipes convencionais acabam surgindo e você vai ter que encontrar soluções diferentes para esses problemas.

Por outro lado, conflitos e desafios comuns, de qualquer equipe de trabalho, como lidar com prazos apertados e unir equipes diferentes, também acabam aparecendo.

Nesses casos você pode se inspirar em outros grandes líderes e aprender pela experiência dos outros também. O mais importante é saber em que posição você está e que isso significa alguma coisa.

Gostou de nosso post? Compartilhe: