Saiba como se livrar da procrastinação no home-office

Saiba como se livrar da procrastinação no home-office

08/12/2017 às 11:02WordPress

Uma das principais queixas dos novos empreendedores e colaboradores que trabalham em casa é a questão da procrastinação. O ato de procrastinar é simplesmente deixar trabalhos para o dia seguinte e não conseguir respeitar o horário de trabalho, o que faz crescer uma “bola de neve” e tudo sair do controle.

Para parar de procrastinar é preciso criar novos hábitos. O costume é o único jeito de conseguir neste caso, se tornar mais produtivo, alcançar metas e objetivos propostos e alavancar a sua carreira profissional, trabalhando no conforto de casa. Mas para isso é preciso ter força de vontade para cumprir o que você se propõe a fazer.

A procrastinação prejudica muito o ambiente de trabalho em casa, já que existem pessoas que são muito preguiçosas, e acabam se atolando de tarefas deixando um monte de trabalho para a última hora, e com isso não conseguem entregar tudo o que deveriam e por isso perdem oportunidades de trabalho.

Confira algumas dicas para deixar de procrastinar no home office e ser mais produtivo:

Reconhecer que você tem o hábito de procrastinar!

A procrastinação é um vício e para se curar é preciso reconhecer o problema. O primeiro passo é você realmente se convencer de quem tem o problema e de que ele atrapalha a sua vida profissional, impedindo o seguimento da sua carreira e lhe fazendo perder chances importantes.

Ao decidir que você quer mudar, é preciso definir como você vai conseguir mudar de hábito. Tenha consciência de tudo que perdeu e o quanto pode perder e tente modificar seus costumes, o mais rápido possível.

Ao tomar a decisão de mudança, você terá começado a deixar a procrastinação de lado e viabilizará formas para ser mais produtivo, por sentir que você precisa melhorar o seu ritmo de trabalho.

Coloque seus planos no papel

Agora que você já está decidido a largar a procrastinação, é hora de organizar como você irá fazer isso. A força do hábito é a chave para a mudança, uma dica é anotar todos os seus objetivos e metas no papel.

Anotar tudo o que for necessário para mudar é essencial, principalmente para quem tem dificuldades em assumir compromissos e cumprir metas. Olhar as anotações deve se tornar um hábito, já que ali você saberá os compromissos que estão em pauta e evitará deixar para fazer tudo de última hora, começando a colocar ordem em sua rotina de trabalho.

Em pouco tempo, você vai notar que estará cada vez mais apegado as suas anotações e vai estar começando a cumpri-las e terá uma noção de organização e irá dividir o seu período de trabalho cada vez melhor.

Anotando os compromissos, você também vai conseguir saber os horários em que você pode usar para realizar outras tarefas, focando no que for mais necessário no momento, aumentando a sua produtividade. Esse passo é bastante simples e vai ajudar muito a acabar com a desorganização em sua vida profissional, evitando que você se tole de trabalho sem necessidade, o que gera ansiedade, estresse e perda de produtividade e foco.

Confira também dicas para se tornar um blogueiro.

Faça uma revisão mensal

Depois de começar a anotar os compromissos e tarefas, organizando melhor seu tempo, é preciso ver o quanto você foi aplicado. Fazer essa revisão mensal fará você terá mais precisão sobre o quanto você conseguiu cumprir, quais metas você alcançou e servir de estímulo para novas conquistas.

Após notar que você começou a criar um hábito mais responsável, fará com que você se motive ainda mais para conseguir fazer mais e cada vez ser mais organizado e produtivo.

É preciso entender que nem tudo será perfeito, você enfrentará dificuldades para mudar, mas pelo senso de necessidade você buscará respeitar cada vez mais o que se propôs a fazer. Assuma um compromisso e tente seguir à risca seu planejamento, buscando cumprir com suas obrigações e também se permitir errar, sem cobranças, sempre voltando e cumprindo as próximas metas, assim com o tempo, você já estará mais acostumado a cumprir seu planejamento.

Tenha noção de que você precisar fazer as tarefas!

É importante ter senso de responsabilidade e não deixar tudo para a última hora. Quando se trata de tarefas e compromissos é preciso separar momento para ter foco total em determinada tarefa, cumprindo com antecedência o que você mesmo se determinou a fazer.

Determine seus objetivos como a meta da sua vida, é preciso não encarar apenas como um sonho, já que sonhos são idealizações que podem não se realizar. Por isso, defina objetos palpáveis, que você sabe que pode alcançar e depois de cumprir busque objetivos maiores.

Se livre de crenças limitadoras é necessário para conseguir crescer profissionalmente. Esqueça questões culturais e sociais que lhe impedem de vislumbrar uma mudança em sua vida. A mudança não acontece de uma hora para outra, mas é preciso dar o primeiro passo.

Divida suas tarefas para dar ritmo ao seu trabalho

O hábito de procrastinar está ligado muitas vezes a ansiedade por ter muitas tarefas, ou seja, acumular diversas coisas para fazer e não conseguir simplesmente por não organizar seu tempo. Para isso, deixe um tempo para realizar cada tarefa e vá fazendo uma a uma, determinando as prioridades por prazo de entrega e necessidade.

Assim você vai dar conta das tarefas mais importantes e complicadas e depois sobrarão apenas tarefas menos importantes, isso fará com que você tenha mais tempo e priorize o que for necessário. Crie o hábito de em todos os dias de trabalho, começar a dividir as tarefas por questão de prioridade e ir realizando aos poucos com foco e tentando cumprir um tempo determinado.

Fazer isso irá com o tempo diminuir sua pilha de tarefas, você começará a respeitar mais os prazos e cumprir suas metas profissionais. Com o tempo, você se tornará cada vez mais capaz de cumprir com tudo o que você precisa e se tornará mais produtivo, deixando de lado a procrastinação.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog e baixe o Ebook Como vender Criação de site. Conheça os planos da ISBrasil para Hospedagem com WordPress.

Gostou de nosso post? Compartilhe: