Como gerenciar seu site Wordpress do jeito certo

Como gerenciar seu site Wordpress do jeito certo

13/07/2017 às 14:00WordPress

Para a maioria dos desenvolvedores e administradores de um blog ou site em WordPress, instalar e personalizar o projeto pode ser o objetivo do serviço contratado, porém se você quer criar um ciclo contínuo junto ao seu cliente, preparamos algumas dicas que vão te ajudar a traçar o início, meio e a continuidade de um projeto.

Simplesmente estar online nem sempre é o final de um grande projeto, se você tem clientes que criam esses sites para sua empresa ou mesmo projetos pessoais importantes, problemas de configuração, quedas de servidor ou problemas com a caixa de e-mail podem representar perdas financeiras, e com toda certeza ninguém quer passar por isso, pois como já diz o ditado, tempo é dinheiro.

Ainda que o mercado seja bem concorrido, agregar valor a ele é um grande diferencial na hora de apresentar uma proposta, sair do básico vai te fazer explorar novos rumos como desenvolvedor, aumentando suas habilidades ao passar do tempo e esperamos que o seu faturamento.

Crie metas para dar início a seus projetos

Você provavelmente já tem todo o planejamento em mente quando já está a algum tempo trabalhando com essa inclivel plataforma de blogs, mas sempre vale a pena aprender novos truques. Pensar além de apenas entregar o site finalizado e os acessos ao painel administrativo aos seus clientes pode trazer uma grande mudança.

- Mantenha o site SEMPRE online, ou o mais próximo disso.
- Fique atendo a velocidade do seu site.
- Sempre saiba o que está acontecendo.
- Tenha sempre backups, por via das dúvidas.

Esses são apenas alguns exemplos, mas um ótimo ponto de partida para você pensar em uma nova forma de agregar valores a seus clientes. Pense que não basta apenas fazer o que todos já fazem, encontrar uma boa hospedagem de site, entregar rápido e com a segurança padrão, personalizar um bom template com a identidade visual do seu cliente, todas essas tarefas fazem parte do workflow padrão de todo desenvolvedor, mas algumas coisas podem mudar para melhor e você perceberá os efeitos dessas mudanças simples.

Mantenha seu projeto sempre online

O primeiro ponto para alcançar esse objetivo é escolher uma boa empresa de hospedagem de site, já falamos como escolher uma hospedagem de qualidade, e o que você precisa para iniciar a contratação, esse é um passo extremamente importante para evitar dores de cabeça, com essa primeira parte resolvida, basta você monitorar as eventualidades.

Outra forma de evitar quedas desnecessárias é realizar testes primeiro em um ambiente dedicado a eles, nós já mostramos em um artigo passado como criar um ambientes de testes para WordPress, dessa forma você não corre o risco de ter problemas com novas personalizações, plugins novos, melhorias que ainda precisam ser verificadas, entre outras coisas. Esse recurso é útil até mesmo para servir de avaliação para o cliente quando ocorrer melhorias no layout, adição de novas funcionalidades, etc, se aprovado entrará no ambiente de produção.

Fique atento a velocidade do seu site

Quando você planeja um bom template, a performance vem sempre em primeiro lugar, quando se preocupa em otimizar o WordPress evita ter problemas com queda de desempenho e causar uma experiência de navegação ruim, tanto para o visitante quanto para os motores de busca. Ofereça a melhor experiência de navegação possível, entenda os visitantes e avalie a melhor forma de implementar cada elemento de maneira que todos juntos não causem problemas na hora de carregar a página, se preocupar com isso desde o início te deixará livre para executar outras tarefas e de ter que refazer algumas coisas por não apresentarem o resultado esperado, começe com algo simples e vá melhorando se for preciso.

Sempre saiba o que está acontecendo

A melhor maneira de saber o que acontece com seu projeto é coletar estatísticas durante todo o funcionamento, a melhor forma de fazer isso é através do Google Analytics, através desses dados você consegue entender qual a sua carga de acessos e se tudo está correndo bem para atendê-los, entenda o tempo de carregamento das páginas, o tempo médio de permanência dos visitantes em suas páginas, esses podem ser dados valiosos que seus clientes sem dúvida adorariam ter, integrar essas informações ao seu projeto deixa seu cliente ainda mais satisfeito.

Tenha sempre um backup atualizado

Já falamos muito sobre a importância do backup para qualquer projeto online e offline, com o WordPress não é diferente, ter sempre uma cópia de suas atualizações é um requisito mínimo para manter as coisas em ordem em caso de emergências, trazer essa necessidade para seu cliente desde o início é a melhor forma de criar essa rotina sem muitas dificuldades, ninguém quer passar por esse problema ainda tão comum, e é fácil trazer mais valor para seu serviço se preparando para tudo de forma simples.

Conclusão

Com essas dicas simples você consegue remodelar seu cronograma de projetos e entregar ainda mais recursos para seus clientes, dando continuidade ao seu trabalho depois de concluído e mantendo a rentabilidade. Ser um profissional WordPress pode ir muito além de criar um tema personalizado e deixar tudo funcionando, incorporar essa nova realidade ao seu dia-a-dia e ao do cliente, pode trazer ainda mais benefícios para os dois. Nós já oferecemos uma hospedagem com o Wordpress ótima para qualquer instalação, que tal por em prática essas dicas com a nossa ajuda?

Gostou de nosso post? Compartilhe: