Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como funciona o Foundation?

19/08/2016 às 09:47 Marketing

Como funciona o Foundation?

Um dos maiores desafios para quem vai desenvolver um site é deixá-lo com cara profissional, criar um ambiente ideal para atrair visitantes e aumentar a popularidade na rede.

É claro que é preciso dedicar muito tempo e trabalho para lidar com qualquer projeto, mas muita gente acredita que não vai dar conta antes mesmo de começar.

Considerado um nível importante na estrutura de qualquer plataforma, o layout ainda dá muita dor de cabeça em empreendedores iniciantes.

Não é todo mundo que entende desse recurso e tem dinheiro para contratar um profissional qualificado para fazer a montagem completa do visual e com cara de grande portal, aliás, a maioria se encaixa nessa redoma.

Além disso, o carregamento precisa ser rápido em todas as plataformas, sobretudo a mobile, que tem sido a preferência de grande parte dos internautas atualmente.

Esquecer que os smartphones têm papel fundamental para a leitura do conteúdo do seu site é um erro péssimo e que, com certeza, prejudica muito o desempenho do seu projeto, afirmam especialistas.

Nessa hora, é preciso contar com o que a internet e os serviços contratados (a empresa de hospedagem de sites) oferecem de melhor – e gratuitamente, claro.

Se você pesquisar bem, vai descobrir uma série de ferramentas bem interessantes para gerenciar um site, desde o começo até quando o projeto estiver robusto. O Foundation é uma delas. Já ouviu falar?

Caso não, explicaremos neste post como ele funciona, pra que serve e quais as vantagens de usá-lo.

Se você está desanimado com a estrutura do site e quer dar um upgrade total, leia tudo com atenção!

Veja também nosso post sobre a w3c

O que é Foundation?

Muita gente trata essa ferramenta apenas por esse nome, embora seja conhecida também como Foundation Framework e Zurb Foundation.

Trata-se de um framework front end com estrutura pronta para o desenvolvimento de sites, para que fiquem responsivos e profissionais, mesmo que seja uma página iniciante – aliás, é ideal para esse caso, tirando aquela cara de amadorismo.

Ao contrário de outros layouts, o Foundation visa uma estrutura HTML rápida e limpa, que carregue com eficiência e sem problemas.

O conceito mobile first permite a melhoria progressiva total do design da página, trazendo inúmeras vantagens e dando muito destaque à plataforma.

Mais que isso, você não precisa usar o framework de modo integral, ou seja, não é necessário modificar o site por inteiro de uma hora pra outra, você pode usar partes específicas do Foundation e usá-las nas partes mais críticas (pode ser um botão, formulário, entre outros).

Compatível com todos os navegadores, é totalmente versátil, democrático e ainda pode ser utilizado como complemento ao Wordpress, uma das plataformas mais famosas e preferida dos desenvolvedores.

Para muitos especialistas, é o mais eficiente e avançado!

Vantagens do Foundation

Ideal para o HTML semântico, aquele que é otimizado e tenta transmitir significado através do código. A performance melhora, a estrutura fica limpa e organizada.

Se você não entende dessa codificação e já fica surpreso com tanta coisa técnica, imagine esse quadro de maneira simples, porém eficiente.

Você pode personalizar o framework de acordo com a sua preferência e as características do site. A grande dificuldade dos usuários iniciantes é gerenciar corretamente um layout para que fique a cara da plataforma.

Com o Foundation, isso é feito de forma prática, com a escolha de todos os elementos: formulários, plugins, cores, tamanho, entre muitas outras funções!

O mobile first é um recurso chave do Foundation, primordial para layouts responsivos, sem aqueles plugins inúteis e feios que acabam com a credibilidade. Assim, há a melhoria progressiva de todo o projeto em si!

Contém muitos plugins e uma série de recursos incríveis.

Você pode baixar uma versão personalizada do Foundation de acordo com as necessidades do seu site, escolhendo os arquivos e plugins específicos que farão parte do layout: seja para mensagens de alerta, validação de campos, criação de janelas, carregamento dinâmico, entre outros.

Tem uma documentação detalhada e clara. Não precisa ser técnico e nem entendido para saber do que se trata e entender os recursos/como usar essa ferramenta.

É só acessar o link oficial e acompanhar o passo a passo (está em inglês, mas você pode contar com a ajuda de um tradutor): https://goo.gl/CPeSiZ.

Instalando e usando o Foundation

Agora que você já conhece todas as vantagens do Foundation, com certeza está animado para testá-lo em seu site. Para isso, é só seguir um procedimento simples e prático!

Acesse o site oficial do Foundation para fazer o download

 Veja qual a versão mais apropriada para seu caso (antes disso, você pode acompanhar tutoriais e fóruns para saber qual são as funções mais usadas), baixe e instale.

Dica: o pacote completo do Foundation já tem tudo e é bem fácil de manipular.

Se você está começando agora, indicamos que use o framework de modo integral. Caso contrário, na opção Custom, você marca exatamente os recursos que deseja.

Após a instalação, é só começar a manipular e personalizar.

Nessa hora, é ideal conhecer tudo, mexer em cada ferramenta para saber como funciona, além de buscar cada vez mais informação de pessoas/sites que já usam esse método.

Há muitos templates famosos que usam o Foundation como base, como o Creative Studios, o Epic e o Easy Start. Faça o teste e veja qual se encaixa mais no seu projeto!

Na tipografia do Foundation – que tem grids/colunas que se alteram -, dá para manipular cabeçalhos, rótulos, listas, botões, formulários e tudo que melhore a navegação em si.

Conclusão

O desenvolvimento de um site precisa de melhoras frequentes para que ele continue com destaque na rede, com ótimo tráfego e mais sucesso a cada dia na rede.

Você precisa sempre investir em boas técnicas e estratégias, assim sua página fica responsiva e profissional.

E aí, gostou de saber mais sobre essa ferramenta?

Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário no post ou entre em contato com a ISBrasil, estamos prontos para te ajudar em qualquer dificuldade e fazer seu site bombar na web.

Veja nossos outros Posts: Melhor hospedagem de site e também o dicas para ganhar dinheiro com blog

Até mais!

Gostou de nosso post? Compartilhe: