Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como estimular o retorno do meu cliente?

08/07/2018 às 19:39 Ajuda

Como estimular o retorno do meu cliente?

Quem trabalha como freelancer, sabe como é complicado iniciar uma relação com um cliente.

Encontrar o público certo, melhorar os serviços e aprender como divulgá-lo, não é uma das tarefas mais fáceis.

Mas fechar um negócio é só a primeira parte dessa relação e você precisa ir além para tornar seu negócio sustentável.

Mas como estimular o retorno de um cliente? Esse artigo vai trazer dicas preciosas de como aumentar a taxa de feedback dos seus clientes, que vão ajudar a nortear seu empreendimento para o rumo certo. 

Ofereça um serviço que resolva os problemas do cliente

Leia também nosso texto sobre a w3c

Receber feedback de nossos clientes é uma fonte importante de dados. Tente criar formas claras e simples para abrir canais de relacionamento entre as duas pontas. 

Primeiramente, você deve saber, de antemão, que o objetivo da sua empresa é resolver os problemas do seus clientes e toda a sua concentração deve ser focada nisso. 

Toda empresa de pequeno ou grande porte, nacional ou multinacional, tem muitos problemas a serem resolvidos e você pode ser o profissional que vai resolvê-los. Leia nosso post sobre Hospedagem de site gratuito

Você precisa alinhar os serviços oferecidos por sua empresa com esses problemas e pode usar esta estratégia como captação de novos trabalhos.

Analise o mercado, veja os problemas que podem ser resolvidos por seus produtos ou serviços e ofereça-os para as pessoas. 

Crie uma relação saudável desde o início

Suponha que sua empresa já tem uma base de clientes que compram seus serviços.

Como fazer para alimentar essa relação delicada e fazer com que seus clientes voltem a fazer negócios com você? 

Você pode criar uma relação saudável desde o início com seus clientes, aumentando as chances de alinhar as necessidades e desejos deles com as do seu negócio.

Outro caminho importante é conhecer bem todas as necessidades de quem contrata seus serviços, mas para isso você vai precisar de informação. 

Você precisa criar um ambiente propício para que isso ocorra. Pode ser uma pesquisa impessoal, uma reunião formal ou até um encontro online, usando as ferramentas disponíveis no mercado.

Aprimore seus conhecimentos em hospedagem ilimitada existe!

Alimente-se de informações de seus clientes

Tente criar um fluxo contínuo de trabalho que não atrapalhe o seu foco principal. Defina uma política de feedback, mesmo que sua empresa seja só você. 

Isso é importante para manter a constância no processo de trabalho. Crie essa política de troca de informações de forma simples e aprimore-a com o passar do tempo. 

Vale ressaltar de que é melhor desenvolver algo simples e adaptável do que levar muito tempo criando algo rígido demais. 

É importante encorajar o feedback do cliente desde o momento em que ele faz um pedido até o momento da entrega do serviço ou produto.

Preparar algumas perguntas pode ser uma boa ideia. Com acesso às informações que precisa, que podem vir dos feedbacks ou de outras formas de pesquisas, preocupe-se com o processamento em tempo hábil de todas esses dados. 

Seja ágil para analisá-los, afinal de contas, o seu trabalho é atender seus clientes.

Priorize as oportunidades, pois pode acontecer que você consiga poucos feedbacks e vai poder analisar todos, tentando achar alguma saída, mas se tiver muitos dados, priorize-os. 

Foque nas informações que você tem em mãos

Você sempre deve focar nas informações que podem gerar oportunidades de novos negócios. Uma boa dica é criar uma agenda de novos serviços baseado na sua avaliação dos feedbacks. 

Analise os dados com calma e evite tentar entender o que está por trás do que tem em mãos. Tente ser criativo nessa análise. Planeje quando vai colocar em ação o resultado do feedback.

Outra boa dica é ter um fluxo de trabalho centrado na resolução de problemas e sempre focado em conhecer o problema do cliente. O mais importante é que você se informe, seja via feedback, pesquisas e análise de dados. 

Estreitar os laços dessa relação criando uma rede conectada e sustentável e repassando seu conhecimento e soluções ao mercado, em forma de serviços e produtos inovadores, deve ser seu principal objetivo. Conheça nosso serviço de Hospedagem de Site

Escute seu cliente

Talvez esse seja o segredo do sucesso. Tão importante quanto conhecer as deficiências da organização é corrigi-las com emergência.

Isso demonstra a preocupação em manter a excelência dos seus serviços e reunir opiniões apenas que favorecem o crescimento corporativo.

Diretamente ligado a todo o processo de compra, a opinião do seu cliente contribui para a disseminação de uma imagem favorável da sua empresa no mercado. 

Por isso, evite cometer o erro de deixá-lo sem resposta nos canais de comunicação da sua empresa. Ainda que os comentários sejam negativos, coloque-se sempre de maneira respeitosa após saber tudo que ele tem a dizer. 

Depois disso, apresente argumentos, agradeça a contribuição e mostre que está disponível a tomar medidas corretivas para que aquilo que não agradou a ele não volte a acontecer.

Crie canais corporativos acessíveis

Disponibilizar no seu site um chat que fornece respostas automáticas ou nem responde é pior do que não ter nada.

Ter uma página nas redes sociais onde se oculta os comentários negativos direcionados à sua empresa, também não é uma forma saudável de relacionamento com os clientes. 

Essas atitudes comprometem a idoneidade de uma marca, passa a ideia de falta de transparência e desrespeito com a opinião do cliente.

Você só deve implementar as ferramentas que funcionem efetivamente no retorno merecido ao seu público.

Informe ao cliente como o feedback dele foi importante 

Isso é fundamental para se criar um vínculo com o seu cliente e fazê-lo sentir-se ouvido, pois irá demonstrar que ele é importante e que você acompanha tudo que se refere ao negócio no qual ele confia.

Dê retorno ao cliente do feedback recebido, seja positivo ou negativo. 

Ainda tem dúvidas?  Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos.

Não medimos esforços para prestar um bom atendimento para nossos clientes. Entre e navegue à vontade!
 

Gostou de nosso post? Compartilhe: