Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como escolher a hospedagem certa para o site do seu negócio digital?

26/11/2021 às 15:35 Ajuda

Como escolher a hospedagem certa para o site do seu negócio digital?

O comércio digital é uma parte importante da prospecção de vendas de um empreendimento, um fenômeno explicado pela hospedagem de usuários dispostos a efetuar compras em sites e outras plataformas virtuais.

O desenvolvimento de produtos que auxiliam a transferência e gerenciamento seguro de dinheiro, a abrangência crescente de bons serviços de banda larga e a sofisticação dos smartphones consolidam uma tendência visível nos últimos dez anos.

Uma empresa que pretende marcar presença no comércio digital, ou mesmo um negócio que nasceu nessa interface, visualiza no site um canal fixo, exclusivo de contato com o cliente. A variedade das redes sociais não substituem o grau de personalização do site.

Criar um site é um processo que envolve múltiplas partes, como a escolha de um domínio, a projeção de um layout responsivo, a escolha das páginas e funcionalidades previstas. Todos esses pontos, entretanto, dependem de um bom serviço de hospedagem.

Neste artigo, o leitor será apresentado à hospedagem de sites, a maneira como funcionam e qual o seu impacto sobre a formação, os custos tangíveis e intangíveis, além da qualidade final da plataforma exibida para o público-alvo de um negócio. 

Como funciona a hospedagem de sites?

Os serviços de hospedagem são plataformas para manipulação de um endereço web a partir da aquisição de um domínio exclusivo. Essas interfaces permitem a criação de toda a estrutura de um site, bem como a publicação de conteúdo.

Uma empresa especializada em contabilidade, para escolher corretamente um serviço de hospedagem, deve levar em consideração os seguintes conceitos: 

Reserva de domínio

Os domínios são o endereço principal para localização de um site. É possível identificar o tipo de domínio através da abreviação final do link, posterior ao nome escolhido pelo usuário para o site, como a marca correspondente ao negócio.

Os domínios apresentam múltiplas opções e todas as terminações profissionais exigem o pagamento de uma anuidade para manutenção. Em sites de registro nacional, é possível realizar essa operação e conferir a lista completa.

O mais famoso dos domínios, o “.com”, é amplamente empregado pelas corporações, uma vez que sua abreviação se refere a um endereço comercial virtual. Contudo, outras alternativas para empresas dependem do segmento em que estão posicionadas, como:

  • Ponto AGR - para empresas agrícolas; 

  • Ponto TEC - para empresas de tecnologia em geral; 

  • Ponto ORG - para organizações não governamentais;

  • Ponto NET - atividades comerciais de qualquer tipo; 

  • Ponto BLOG - para blogs pessoais ou empresariais; 

  • Ponto APP - para aplicativos. 

Alguns domínios apresentam restrições de uso de acordo com a atividade exclusiva para a abreviação. Os termos disponíveis mudam conforme o país onde o site será hospedado, com opções de redirecionamento internacional entre dois domínios alugados.

A reserva de domínio é um passo fundamental para a criação de um site, aspecto que pode ser definido na plataforma escolhida para hospedagem ou fora dela. As opções de hospedagem variam entre inicialmente gratuitas ou pagas para acesso. 

Plataformas gratuitas

As plataformas gratuitas são a primeira opção para empresas de pequeno porte, como escritórios virtuais, com um plano de recursos reduzido para o setor de marketing. As plataformas gratuitas permitem a hospedagem do site e uso de suas configurações básicas.

Após comprar e estabelecer um domínio, sua empresa escolhe um serviço de hospedagem, onde o seu site fica temporariamente.

Uma das vantagens é que, caso o serviço de hospedagem não seja eficiente da maneira que você e sua empresa esperavam, você pode trocar de companhia, mas essa tarefa não é nem tão fácil nem tão rápida como se imagina.

A partir do momento em que sua empresa registra o domínio de seu site em uma plataforma gratuita, existe a tendência de que você fique ali por um período indefinido, a menos que a qualidade do serviço caia de maneira bastante considerável.

Para não precisar se incomodar com uma mudança de serviço, sua organização acaba optando por permanecer, ainda que o serviço esteja sendo desempenhado abaixo daquilo que se esperava.

Os negócios que não optam por um software de gestão para pequenas empresas acabam sempre priorizando a gratuidade das hospedagens, seja por estarem começando o negócio e não terem dinheiro para investimento ou por diversas outras razões. 

Escolhendo a hospedagem

Para buscar a melhor hospedagem para o site de seu negócio, deve-se avaliar uma série de fatores, como o investimento inicial, a necessidade de um suporte, qual será o prejuízo caso o site saia do ar, as questões de design e interface.

Diante desses questionamentos, há alguns tipos de hospedagem padrão para os serviços de comunicação visual que você pode considerar na hora de desenvolver o site para a sua empresa.

1 - Hospedagem compartilhada

O plano mais simples é a hospedagem compartilhada. Neste plano, diversas empresas compartilham de um mesmo servidor e sistema operacional para hospedar os seus sites.

Ou seja, seu site fica hospedado junto a vários outros sites. A grande vantagem desse tipo de hospedagem é que o custo é muito baixo comparado às outras opções, chegando a custar entre US $5 e US $10 por mês.

É uma boa opção para quem está começando (ou não está disposto nem consegue despender muito dinheiro na hospedagem de um site) e também para as empresas que recebem até 100 mil visitas mensais em seu site.

Se sua empresa recebe mais visitantes mensais do que isso, recomenda-se que pense em um upgrade no seu site. As empresas que recebem de 100 a 500 mil visitas mensais podem pensar em contratar um Servidor Privado Virtual (Virtual Private Server).

Nesta opção, a empresa tem a possibilidade de ter um servidor dedicado, embora, na prática, ele seja compartilhado com outras empresas. O servidor virtual está, presencialmente, em uma mesma máquina que outros servidores.

Em alguns casos, há opções de brindes promocionais em que você consegue um bom desconto inicial. A grande vantagem deste tipo de hospedagem é que sua qualidade é superior a hospedagem compartilhada e o custo não passa de US $20 por mês.

Além disso, nesse modelo, você tem um controle bastante completo de seu site, podendo instalar alguns softwares e usufruir de algumas funcionalidades que a hospedagem compartilhada não permite que seu site usufrua.

2 - Hospedagem em nuvem

Agora, se você procura estabilidade e segurança, já que sua empresa recebe mais de 500 mil visitas por mês, você deve pensar em ter o seu site hospedado na nuvem.

A diferença entre a forma anterior de hospedagem e o cloud é que, enquanto no servidor privado você teria seu site hospedado numa única máquina física, na nuvem ele ficaria hospedado em várias delas.

Ademais, sua grande vantagem é que você pode ter a capacidade aumentada sem precisar fazer uma migração para outro tipo de hospedagem.

Agora, se a sua empresa tem uma qualificação de desempenho acima da média e recebe de 500 mil a 2 milhões de pessoas por mês em seu site, você deve pensar em contratar um servidor dedicado.

Nessa opção, uma porção pequena do servidor maior é totalmente exclusiva para o seu site, ou seja, você aluga um servidor exclusivo para estabelecer a plataforma de seu site.

O custo desse tipo de hospedagem fica em torno de US $100 por mês, podendo chegar a valores maiores, variando conforme o tipo de configuração que seu site precisa.

Como já colocado anteriormente, o que você precisa fazer é analisar uma série de fatores que impactam o seu negócio e as possibilidades que cada um dos tipos de hospedagem tem a oferecer para sua empresa.

É preciso entender que cada tipo de hospedagem trará impactos, tanto para o público, que estará em contato direto com a sua empresa através do seu site, quanto para a sua empresa, que terá o site como um meio de estar visível aos consumidores.

A hospedagem é uma parte importante da criação de um site para sua empresa, mas as opções não param por aí.

Para além da hospedagem, há uma série de pormenores que devem ser observados para que a sua empresa não esteja apenas investindo e não tendo um retorno.

Mesmo contratando um bom serviço de hospedagem, lembre-se de não ficar refém dele. Na sala reunião de sua empresa, converse sobre o desempenho, possibilidades de melhoria e como o negócio pode aproveitar as funcionalidades disponíveis no modelo contratado.

Esteja sempre em movimento para construir um site agradável, funcional e que tenha a cara da sua empresa.

Conclusão

A hospedagem de sites é um ponto importante na construção de uma estrutura própria para o comércio digital, um fator de extrema importância no gerenciamento de leads, interesses do público-alvo e operações referentes ao catálogo.

Investir em uma hospedagem compatível com as necessidades de seu site é um fator essencial para a prevenção de instabilidades e para a instalação completa de todos os recursos previstos no planejamento estratégico do negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: