Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como criar layouts no WordPress?

15/06/2021 às 16:33 WordPress

Como criar layouts no WordPress?

Como criar layouts no WordPress é o primeiro passo para alcançar um site de sucesso. Existem elementos que precisam estar presentes na criação de seu site, garantindo uma configuração que seja atraente e responsiva aos usuários.

O primeiro passo para criar sites é, sem dúvidas, encontrar um ambiente para realizar o desenvolvimento dele e ter conhecimento sobre codificação. O motivo disso é simples de compreender: não existe uma maneira fácil de começar uma template do zero. 

Ao iniciar o seu planejamento do zero, é necessário ter conhecimento sobre linguagem em programação PHP. Além da necessidade e compreensão de outros elementos, como HTML, JavaScript e CSS. 

O que é necessário para criar layouts no WordPress?

Caso criar layouts no WordPress pareça complicado para o desenvolvimento de loja virtual ou site, saiba que ele está diretamente ligado à capacidade de garantir um bom ranqueamento nos mecanismos de busca. 

Para que você consiga otimizar o seu site para se adequar ao que é exigido nos mecanismos de busca, é essencial ter conhecimento em elementos de personalização. Isso porque, é através deles que você irá entregar a melhor experiência aos usuários. 

Então, além de compreender qual a melhor maneira de criar layouts no WordPress, é necessário conhecimento em algumas técnicas. Algumas delas incluem a Lei de Hick, Regra dos Terços, Espaço Negativo, entre outros. 

Além de conhecimento dessas técnicas, é necessário escolher um conteúdo visual para criar layouts no WordPress. 

De acordo com dados, esses recursos são 68% relevantes e importantes para as empresas. Pois eles geram engajamento, além dos usuários seguirem mais suas instruções. 

Principais passos para criar layouts

Caso não saiba por onde começar a criar layouts no WordPress, leve em consideração os seguintes procedimentos para utilizar a plataforma de maneira correta. 

Crie pastas para armazenar os conteúdos criados

Se o seu objetivo é começar sua criação do zero, é essencial saber onde os arquivos que compõem a instalação estão. Esse procedimento é bastante simples de seguir. 

De maneira geral, a instalação do WordPress normalmente tem um diretório raiz, também chamado de wordpress. Existem algumas pastas dentro desse diretório, também conhecidas como:

Arquivos

  • composer.json
  • wp-blog-header.php
  • wp-config-sample.php
  • wp-settings.php
  • xmlrpc.php
  • entre outros

Pastas

  • wp-admin
  • wp-content
  • wp-includes

A pasta pela qual você deve buscar é a “wp-content”. Nesse local estão armazenados todos os seus temas e plugins. Assim que entrar na mesma, irá se deparar com uma pasta com o nome “themes”, a qual contém todos os temas do seu site WordPress. 

Dentro da pasta “themes”, os usuários irão encontrar outras três pastas nativas, que nada mais são do que temas padrões fornecidos pela plataforma. Nesse momento, você pode criar uma pasta de seu interesse. 

É muito importante lembrar que para criar layouts no WordPress, você deve colocar sua nova criação dentro da pasta “themes”. Dessa maneira, é possível ativá-lo para utilizar online. 

Utilize ferramentas que auxiliam na criação de novos layouts

Existem plugins e outras ferramentas, como o próprio painel de administração da plataforma, que podem ajudá-lo a criar layouts no WordPress. Todos eles têm o mesmo objetivo: melhorar a experiência do usuário. 

  • Plugins

Os plugins tem diversas funções dentro da WordPress. Isso permite que o usuários personalize, à sua própria maneira, o seu layout. Ele é ainda mais importante se o seu objetivo é melhorar as funções do site, não a personalização. 

  • Beaver Builder

Através da Beaver Builder é possível criar layouts no WordPress, além de landing pages, que servem para converter os seus visitantes em leads. O editor front-end permite que os usuários visualizem suas edições em tempo real. Também existem layouts pré-contraídos, o que pode facilitar sua criação. 

  • Divi

Também com edições front-end, o Divi é uma plataforma que conta com uma interface amigável. Os usuários têm acesso a 20 modelos de layout, os quais podem ser utilizados para a importação e exportação de seu tema. Outros elementos também são encontrados na plataforma, facilitando sua criação. 

  • Elementor

Uma das principais vantagens do Elementor é, sem dúvidas, um plugin gratuito para a WordPress. Com mais de 2 milhões de instalações ativas, essa plataforma é uma das mais famosas em questão de construção de páginas. É possível realizar suas edições em tempo real, além de ter acesso há 300 elementos para sua criação. 

  • Painel de Administração do WordPress

De maneira geral, é possível criar layouts no WordPress através do painel de administração da própria plataforma. Para acessá-lo, basta clicar no link “Personalizar” na barra de administração, ou então entrar na seção “Aparência” > “Personalizar”.

É importante ressaltar que a customização a partir do Painel de Administração ganhou mais relevância depois de sua atualização. 

Agora, os usuários também têm acesso a ferramenta front-end, a qual pode ser utilizada para criar seus layouts do zero. Também é possível realizar a edição de layouts compatíveis. 

Em todo o caso, o conhecimento nas ferramentas e elementos necessários é essencial.

Gostou de nosso post? Compartilhe: