Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como cadastrar meu site no Google?

14/01/2017 às 13:37 Ajuda

Como cadastrar meu site no Google?

Como cadastrar meu site no Google?

Que a/o Google é a principal ‘’Search Machine’’, ou seja, o buscador mais famoso e usado no mundo, todo mundo já sabe. Mais de 90% das pesquisas são feitas dia a dia com esse sistema que facilita a vida de muitas pessoas, mostrando as fontes mais relevantes de acordo com a infinidade de assuntos que os internautas buscam. Mas o Google só é o que é atualmente graças a muitos sites que disponibilizam seus conteúdos e visam, claro, acesso. Assim, um ajuda o outro, por isso todo mundo quer ficar logo na primeira página e com o melhor posicionamento possível. 

Veja também nosso post: Passo a Passo para Criar um Blog   

Quem é principiante e está começando nesse mundo de marketing digital, dando início a criação de um site – independente do nicho – deve pensar em boas estratégias para que ele tenha um ranqueamento interessante e que gere muito tráfego. Não é uma tarefa fácil, mas também não é um bicho de sete cabeças caso haja um bom conteúdo e um SEO otimizado. Bom, a proposta deste post é justamente tirar uma dúvida comum dos desenvolvedores novos: como cadastrar meu site no Google?

Por que a indexação no Google é essencial?

Todo site precisa estar no Google, é algo primordial para conseguir acessos e até ganhar dinheiro pela internet com seu negócio online. Só para deixar claro, segundo especialistas, aproximadamente dois terços de todas as buscas na internet em todo o mundo são feitas através do Google, o líder absoluto, bem acima dos concorrentes Yahoo e Bing, além de outros que nem entram nessa métrica. 

Para aqueles que executam projetos e querem um site profissional, a presença nos resultados de pesquisa do Google é um pré-requisito fundamental para um negócio online bem-sucedido: os sites só são encontrados no mecanismo de pesquisa se estiverem listados no índice do Google. Para isso, há duas opções: ou você espera por um rastreador do mecanismo de busca para ter o seu espaço na web através de um link externo, ou pode configurar diretamente, enviando o seu site para o Google de modo prático e simples. Quer aprender?

Passo a passo para cadastrar um site no Google

Crie uma Conta no Google

Faça login na página inicial do Google e crie uma conta, é rápido e completamente gratuito. Clique no botão "Iniciar sessão" e selecione "Criar conta". Siga os passos e ignore essa recomendação caso já estiver registado no Google.

Inicie o Google Search Console

Selecione a área "Inserir URL" no Google Search Console com o seguinte endereço: ''www.google.com/webmasters/tools/submit-url'' ou assim que fazer o login, digite na barra de endereços: ‘’Adicionar URL’’ que você já será logo redirecionado para ''http://www.google.pt/intl/pt-PT/add_url.html''.

 Insira seu site

Inclua os detalhes completos de seu site, com o ''http'' ou ''https'' e a barra no final do URL. Certifique-se de inserir o endereço completo do site na caixa de entrada e também atente-se para que não haja erros de digitação. Use o captcha e autentique sua identidade clicando em ''Eu não sou um robô''.  Pronto, agora é só enviar a solicitação. 

Aguarde um tempo até que seu site apareça no Google

Durante o registro, o Google informa aos candidatos que a URL enviado não será automaticamente aceita no índice de pesquisa. Endereços transferidos para o Google são rastreados por bots de busca e isso leva alguns dias para verificação de relevância, logo, você precisará aguardar e não deve se desesperar caso seu site não apareça no buscador assim que cadastrá-lo. 

Uma vez que é determinado que seu site está de acordo com as diretrizes de Google para desenvolvedores, o registro é confirmado e os conteúdos relacionados à pesquisa serão listados. Para verificar se seu URL está listado no Google, basta fazer uma simples pesquisa no site, digitando o nome na barra de pesquisa. 

O site do operador de pesquisa instrui o Google a exibir todas as URLs indexados com o respectivo domínio nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa. Caso seja feita a busca depois da confirmação do registro e mesmo assim seu site não aparece, considere que há uma falha técnica do próprio Google. Para isso, entre em contato com a empresa e certifique-se se os códigos de sua página estão verificados – um programador consegue analisar isso de forma efetiva. 

Aproveite e cadastre seu site no Bing e Yahoo também!

Não é porque o Google é o maior buscador que você deve abrir mão do Bing e Yahoo. Essas ferramentas ainda tem muita relevância e recebem diversos investimentos, criando uma rede conjunta em 2010 para tirar um pouco do espaço do concorrente, logo, o serviço é basicamente o mesmo. Fora que é aquela história: se for pra agregar e trazer coisas boas, que mal tem, não é? Então, aprenda o passo a passo para levar seu site para eles também!

Passo a passo para cadastrar um site no Bing e Yahoo

Crie uma Conta Microsoft

Faça login no Bing.com e inscreva-se para obter uma conta gratuita da Microsoft. Clique no botão "Iniciar sessão" no canto superior direito da tela e clique em "Conta Microsoft". Insira as informações necessárias para um registro.

Atente-se às ferramentas do Bing e cadastre a URL

Depois de ter registado a sua conta com êxito, você terá acesso às várias ferramentas do Bing para desenvolvedores. Como o Google, os usuários Bing também devem inserir o URL do seu site, basicamente com o mesmo método de indexação e esperando um tempo para que seja feita a verificação e confirmação do cadastro. 

Através da opção ''Configurar Meu Site'', você pode encaminhar seu site para Bing e Yahoo. Geralmente, leva apenas alguns dias para o seu site ser indexado pelo mecanismo de pesquisa. Durante esse processo, você pode verificar o status na conta. Quando estiver tudo certo, faça o teste e veja se o site foi indexado. 

É bem simples e fácil fazer a configuração para cadastrar seu site no Google e nos demais mecanismos de pesquisa. Eles são essenciais para que sua página consiga relevância e muitos acessos, portanto, é uma das primeiras providências que devem ser tomadas assim que ela tiver um domínio e um servidor de hospedagem. Se tiver dúvidas, deixe um comentário.

Até mais!

Gostou de nosso post? Compartilhe: