Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Autenticações SPF, DomainKey e DKIM contra spam

01/12/2017 às 22:50 Ajuda

Autenticações SPF, DomainKey e DKIM contra spam

Conheça o que significa essas siglas e qual a importância delas para o site de sua loja virtual e investir em marketing digital. Todas as pessoas que tem um site de vendas de produtos ou serviços, precisam mantê-lo funcionando a todo o vapor e utilizam os mais variados recursos para aumentar suas vendas. Você sabia que existem alguns importantes recursos que não permitem que seu e-mail marketing seja reconhecido como spam? Se você ficou curioso para saber mais sobre esse assunto, leia esse artigo até o final e conheça o que fazer para que sua campanha de e-mail marketing seja um tremendo sucesso.

Autenticações SPF

Uma autenticação Sender Police Framework (SPF) é um registro de serviço de nome de um domínio (DNS). Ele identifica quais servidores de e-mail que são permitidos a enviar qualquer tipo de mensagem em nome do seu domínio. Sem essa autenticação, alguns servidores de e-mail podem rejeitar as campanhas de e-mail marketing enviadas por você, pois não poderão validar se esses e-mails são, de fato, provenientes de um servidor autorizado pelo domínio que que está sendo usado.

Em outras palavras, o SPF identifica para o provedor de e-mail que a pessoa que está enviando determinada mensagem, é você mesmo. Pode não parecer, mas a autenticidade de um e-mail é de suma importância para aumentar suas vendas online. Essa configuração não permite que outras pessoas façam mau uso do seu e-mail, enviando mensagens em seu nome e sem a sua autorização. Tudo isso ajuda a aumentar a taxa de entrega das suas campanhas de e-mail marketing.

Fazer a correta configuração do SPF é de sua importância para todas as empresas que contratam plataformas de envio de e-mail marketing. É necessário autorizar os servidores da empresa contratada a enviar e-mails em seu nome e com seu domínio. Se o SPF não for configurado corretamente, qualquer servidor pode se passar por legítimo, enviando e-mails em seu nome e com seu domínio de e-mail. Conheça mais sobre os serviços oferecidos por nossa empresa em Email Marketing

Não deixe de ler hospedagem de site barata!

DomainKey

Refere-se a um moderno sistema de autenticação criptografada do remetente que aumenta a integridade do e-mail que será entregue em seu destino. É como se fosse uma chave pública que está presente no e-mail e no DNS no servidor de origem do e-mail, mostrando para o destinatário que tal domínio é confiável e verdadeiro.  Ao fazer a configuração do DomainKey, todos os e-mails enviados vão coma chave de identificação do remetente, comprovando a autenticidade da mensagem. Isso aumenta a entrega do envio das campanhas de e-mail marketing. Aproveite e leia nosso post sobre como ter maior resultado no email marketing

A correta configuração do Domainkey impede que aconteçam falsificações nos domínios, através de um sofisticado recurso que garante a integridade de todo o conteúdo do e-mail, durante o envio da mensagem. Todo e-mail enviado é marcado com uma assinatura digital no cabeçalho da mensagem, que é única e criptografada de forma que não pode ser falsificada. O servidor que recebe a mensagem faz uma consulta ao DNS do remetente do e-mail.

Se a chave DomainKey estiver configurada, esse servidor recebe a chave pública do domínio que remeteu a mensagem com o objetivo de discriptografar a assinatura e identificar que tanto o remetente quanto o e-mail são autênticos. As configurações de SPF e DomainKey não são obrigatórias, mas necessárias. Elas influenciam de forma direta na entrega de suas campanhas de e-mail marketing, pois funcionam como autenticadores fazendo com que suas mensagens não sejam identificadas como spam. Conheça mais sobre esses e outros assuntos em Como aumentar a conversão com o E-mail Marketing!

DKIM contra spam

DKIM é a abreviação de Domain Keys Identified Mail e que define um mecanismo para autenticação de e-mail baseado em criptografia de chaves públicas, como já foi mencionado anteriormente. Para habilitar do DKIM é preciso criar um par de chaves pública e privada (o OpenSSL pode ser usado para esse fim); deixar a chave pública disponível via DNS, de forma semelhante à publicação do regulamento do SPF e colocar a chave privada no MTA responsável pelo envio das mensagens.

Para utilizar o DKIM no envio das mensagens, você pode assinar cada mensagem enviada com a chave privada que foi colocada no MTA. Essa assinatura é enviada como se fosse um campo adicional do cabeçalho. Para você verificar a autenticidade de uma mensagem recebida é necessário obter a chave pública do domínio do From:, via DNS e verificar a assinatura da mensagem. Que tal baixar o nosso e-book totalmente grátis?

Com o resultado da checagem da assinatura pode-se chegar a uma das três diferentes conclusões abaixo:

- a assinatura é autêntica, a mensagem vem realmente do domínio indicado no campo From: e pode ser avaliada por outros recursos AntiSpam;

- a assinatura não é válida, portanto, a mensagem pode ser considerada suspeita ou ser recusada;

- o domínio do remetente não possui o registro DKIM e não é possível usar a informação de DKIM como critério de decisão.

Checando a autenticidade pelo seu e-mail

Está vendo como essas autenticações são importantes para que suas campanhas de e-mail marketing não vai parar na caixa de spam do seu cliente?

Se você já fez a configuração do SPF e do DKIM, pode ficar tranquilo que suas campanhas de e-mail marketing estão seguras e chegarão ao destinatário final, pois estão sendo enviadas por um remetente autenticado e confiável. Mas se você ainda não sabe ao certo se tudo está configurado, não se preocupe e siga o passo a passo a seguir:

- acesse seu e-mail normalmente com seu login e senha;

- no canto superior direito da tela, clique no botão da engrenagem e depois clique na opção contas de envio

- na tela que vai se abrir aparecerão todas as contas de envio que estão cadastradas e os devidos status de autenticação do SPF e do DKIM.

Ainda tem dúvidas sobre Autenticações SPF, DomainKey e DKIM contra spam? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nós o cliente sempre vem em primeiro lugar e não medimos esforços para prestar um atendimento de qualidade.

Gostou de nosso post? Compartilhe: