As principais diferenças entre a hospedagem dedicada e a compartilhada

As principais diferenças entre a hospedagem dedicada e a compartilhada

23/05/2017 às 09:00Hospedagem de Sites

Depois de passar pelo longo processo de criação do seu site, desde o conceito, passando por toda a parte de programação, chega a hora de hospedar tudo o que você criou em algum lugar. Mas qual será a melhor forma de hospedar o seu site ou blog? Conheça aqui as diferenças entre hospedagem de site dedicada e compartilhada, além de descobrir como cada tipo de hospedagem é feita para tipos específicos de site e descubra qual é a certa para que você atinja o sucesso com o seu negócio. Entenda as singularidades de cada uma e como cada tipo de hospedagem pode ser a certa para o seu site crescer e para você atingir seus objetivos como empreendedor digital.

Espaço em disco

Essa com certeza é a principal diferença e, muitas vezes, pode ser o ponto definitivo para fazer um usuário escolher se quer uma hospedagem dedicada ou compartilhada. Basicamente, uma hospedagem compartilhada, como o próprio nome já diz, divide o espaço do servidor com diversos outros blogs. Se você tem um blog que está no começo e não usa arquivos muito pesados, pode ser que esse seja o tipo de hospedagem certo para você nesse momento. Já com uma hospedagem dedicada, o espaço é totalmente seu, ou seja, você tem muito mais espaço para colocar arquivos mais pesados e organizá-los da maneira que você preferir, ou seja, muito mais espaço para softwares, scripts personalizados e o que você julgar melhor para o seu negócio online.

O preço

É com certeza algo para ser levado em conta. O tamanho do seu investimento depende do tamanho da sua ambição no momento e também do quanto seu negócio é estável. Por isso, o preço de cada tipo de hospedagem pode ser um fator definitivo para que você entenda as principais diferenças entre hospedagem dedicada e compartilhada.

Como você já deve imaginar, uma hospedagem compartilhada sempre vai ser mais barata, por razões óbvias, mas isso não significa que por ser mais barata seja o tipo de hospedagem que valha a pena adquirir para o seu site ou blog. Pense em alguns fatores como quantos arquivos de imagens e vídeos você quer ter em seu site ou quantos dados de usuários você guarda, por exemplo, pensar nesses aspectos vai te ajudar a entender melhor porque pagar mais caro por uma hospedagem dedicada pode compensar mais para você no futuro.

O desempenho do seu site

Quanto melhor o desempenho do seu site, melhor será a experiência de seus visitantes. Como um plano de hospedagem compartilhada sempre vai contar com recursos limitados, você nunca pode ter certeza sobre o desempenho do seu site. Imagine se o seu site recebe um tráfego médio e outro usuário no servidor compartilhado consegue um número gigantesco de visualizações depois de uma boa campanha de divulgação e de SEO. O servidor compartilhado usará mais de seus recursos para suportar o tráfego desse usuário, afetando o desempenho do seu site.

Na prática, o resultado será que suas páginas levarão mais tempo para carregar, causando irritação para os visitantes e possivelmente fazendo você perder público. Por outro lado, se foi o seu site  que experimentou um aumento desse nível no tráfego, alguns provedores de hospedagem compartilhada pode até mesmo penalizar você ou te cobrar para consumir largura de banda adicional. Entre as principais diferenças entre hospedagem dedicada e compartilhada, essa pode ser a que faça você escolher entre uma ou outra.

A segurança

O mecanismo básico de uma hospedagem compartilhada a torna menos segura do que um plano de hospedagem dedicado. Isso porque seu site estará em um servidor que é compartilhado por muitos outros sites. Um único script errado em execução no servidor pode causar a falha do servidor inteiro e você nunca consegue saber exatamente que tipo de outros sites estão hospedados em seu servidor compartilhado. Pode ser um site que tem alta vulnerabilidade, e se o servidor dele for atacado, o seu também é. Sim, isso é muito importante de se pensar e uma das grandes diferenças entre hospedagem dedicada e compartilhada.

O controle

Uma hospedagem compartilhada é boa para aqueles proprietários de sites que não têm o conhecimento para gerenciar e controlar tudo. Mas essa falta de controle também tem suas próprias desvantagens. Existem limitações no tipo de linguagem de script e tipos de arquivos que podem ser usados no seu site. Mas se você não quer que aplicativos e recursos avançados sejam executados, o compartilhamento de hospedagem na web pode ser uma opção econômica e boa para você.

Por outro lado, se você quiser ter controle total sobre os recursos do servidor, você deve escolher hospedagem dedicada. Se você precisar de mais recursos para um site grande, você estará escolhendo, mas saiba que você deve ter algum conhecimento técnico e experiência para gerenciar todos esses recursos. Ele permite que você execute quase qualquer tipo de software e suporta vários tipos de linguagens de script. Em outras palavras, você pode personalizar todo o ambiente do seu site com base em suas necessidades específicas.

Depois de descobrir as maiores diferenças entre hospedagem dedicada e compartilhada, você já consegue ter uma ideia do que é melhor para usar em seu site. Leve em consideração todos os aspectos citados aqui, mas também conheça o seu site profundamente para entender as suas necessidades no momento.

Se você está montando um blog simples e não tem certeza sobre o futuro financeiro dele, ou seja, se ele algum dia será rentável, usar uma hospedagem compartilhada pode ser a melhor opção para que você. Agora, se você está montando uma loja virtual onde diversas informações de compras serão veiculadas todos os dias e onde o tráfego será grande ou um site que exige conhecimentos avançados de programação e que rodará softwares específicos, com toda certeza uma hospedagem dedicada é a melhor opção. Tudo depende do momento e do tamanho de seu negócio online. Depois de verificar e pensar em todos esses aspectos, você com certeza já saberá o que escolher.

Gostou de nosso post? Compartilhe: