Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

A importância do marketing na gestão da sua empresa

09/09/2020 às 08:22 Marketing

A importância do marketing na gestão da sua empresa

O maior erro de um empreendedor iniciante é deixar o marketing de lado e, acredite, isso acontece na maioria dos casos. Porque esse é o problema? Pense que nós, seres humanos, precisamos de nutrientes, vitaminas e minerais para nos mantermos fortes e vivos. Nessa lógica, o marketing é o responsável por manter a empresa nutrida, forte e viva.

Mesmo com produtos e serviços de excelente qualidade, mas sem marketing, é uma questão de tempo até a empresa enfraquecer e começar a cair.

Vivemos em um mundo novo, onde nada mais é “exclusivo” e precisamos bater de frente com os concorrentes se quisermos ser os melhores, muito mais que vender, o marketing digital oferece grandes benefícios para tornar a empresas a número 1 do mercado.

Isso não foi o suficiente? Continue lendo para saber a importância do marketing na gestão da sua empresa!

O que é o marketing e qual seu objetivo em uma empresa?

  

Uma empresa não vive apenas de gestão, embora seja uma atividade importante e indispensável, isso não fará seu negocio sobreviver por anos sem novos clientes. A gestão não tem como função divulgar seus produtos ou sua marca, ou mesmo criar uma imagems de confiança da empresa, isso é reservado ao marketing.

Vale ressaltar que o marketing não é apenas para vender seus produtos, mas é uma forma de promover, engajar e satisfazer antigos e novos clientes. Também é responsável por valorizar sua marca, produtos e serviços, demonstrar sua qualidade e conquistar um público maior.

O marketing tem a responsabilidade de criar estratégias que manterão as atividades da empresa através de métodos que atraem novos clientes, mantenha o fluxo de receita gerando novas vendas, conquistando novos contratos e leads que levarão a empresa a se manter por anos.

O marketing e a gestão da empresa

Quando você inicia uma empresa e começa sua gestão é o momento onde também deve iniciar os trabalhos de marketing, analisando o mercado e montando estratégias que diferencia sua empresa das demais já disponíveis no mercado.

No marketing existe uma coisa chamada 4 Ps do marketing, que são 4 variáveis do marketing, fora a propaganda, importantes na sua estratégia. São os 4 Ps do marketing:

  • O Preço: O valor do produto ou serviço da empresa;

  • A Praça: Onde o produto ou serviço estão, e onde o público tem contato com eles;

  • O Produto: A maneira de tornar o produto ou serviço mais atraente ao público que vai desde a embalagem até o tempo de entrega ao consumidor;

  • A Promoção: Refere-se à publicidade que será utilizada na divulgação do produto ou serviço.

Se você já conhece o seu produto ou serviço é importante, em seguida, conhecer o seu público-alvo que são os mais interessados em adquirir ou contratar o que a empresa está oferecendo. Nesta etapa, já com os 4 Ps do marketing, os planejamentos e as estratégias pensadas focadas no que o seu público alvo espera daquilo que a empresa oferece.

Já conhecendo o produto ou serviço fica mais fácil buscar o público alvo e levar sua marca, seu nome e o da empresa e o que está oferecendo até as pessoas que estão interessadas e conseguir analisar melhor o desempenho que o seu marketing está tendo.

É interessante comentar sobre o chamado marketing digital que a algum tempo tem sido usado por empresas para promover seus produtos e serviços exclusivamente pelo meio digital. Atualmente vivemos a era da tecnologia e essa nova forma de fazer marketing mostrou ótimos resultados, principalmente quando atrelado às mídias sociais.

Confira também sobre hospedagem de site barata!

Não faça sozinho, terceirize!

Uma pessoa sozinha não vai conseguir alcançar grandes resultados esperados de uma campanha de marketing. O sucesso por meio disso só vem com estratégias diversas que o marketing oferece e muitos deles você não conseguirá realizar sozinho. O empresário não está realmente pronto para desenvolver elaboradas campanhas, sua especialidade é a gestão, por tanto, invista na terceirização.

Com as informações da sua gestão, o profissional conseguirá desenvolver uma estratégia que irá ajudar na divulgação. Vale ressaltar que o marketing não conseguirá atuar sem que a parte da gestão da empresa repasse as informações necessárias.  

O marketing não pode ser feito sem a gestão

A gestão tem as informações da empresa e do produto, saberão quanto podem gastar, por quanto tempo, como são feitas as vendas e por aí vai. Além de ter conhecimento sobre os recursos mensais que podem ser utilizados em campanhas de publicidade.

O que o empreendedor deve saber é que não existe empresa sem planejamento de marketing, assim como não existe nenhuma sem gestão. Sem investimento em ambos, o empreendedor estará dando espaço para concorrentes conquistarem o público que ele poderia ter atraído para a sua empresa.

Empresas mais preparadas conseguem garantir melhores vendas, mais tempo de vida, ou seja, mais consumidores fiéis. Como citado antes, o investimento é necessário, a contratação de profissionais faz a diferença. Como dizem, nada é de graça.

O erro dos empreendedores

O maior erro de um empreendedor iniciante é ignorar a importância do marketing no sucesso da sua empresa. O foco geralmente é direcionado a gestão, como já foi dito aqui também é parte importante a ser realizada, mas não é a única.

A empresa não tem futuro se não criar um vínculo de confiança com o cliente, de levar seu nome para um público bem maior. Infelizmente a gestão não vai ajudar a atrair cliente ou criar um relacionamento com o mercado ou consumidores.

Mas, esse problema de ignorar o marketing se deve a falta de conhecimento que muitos, principalmente iniciantes, empreendedores tem sobre ele e como utilizá-lo junto a sua gestão.

Outro erro é achar que o marketing é uma simples propaganda, quando esta é apenas parte de um conjunto de métodos de divulgação e promoção de produtos, marcas, nomes, empresa e serviços.

Empresas recentes encontram grandes desafios para conseguir incorporar-se no mercado, com grandes concorrentes, criar a imagem da empresa e da marca é uma forma de conseguir algum destaque, atrair possíveis interessados, transformá-los em leads e por fim torná-los clientes. Mas tudo isso através do marketing digital junto a uma boa gestão empresarial. 

Gostou de nosso post? Compartilhe: