Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

9 Dicas de Marketing Digital para aumentar as vendas do seu e-commerce

09/03/2021 às 12:11 Marketing

9 Dicas de Marketing Digital para aumentar as vendas do seu e-commerce

Hoje em dia ter um e-commerce requer investimento e constante atualização para fidelizar o cliente. A concorrência online é grande e todo detalhe é importante pra melhorar a experiência do usuário em seu ecommerce. 

Além disso, é preciso entender de marketing digital e usar as suas práticas para ganhar destaques em seus conteúdos divulgados de maneira digital 

A seguir separamos algumas dicas essenciais de marketing digital para quem deseja aumentar as vendas no e-commerce.

1 – Faça um plano de negócios

O plano de negócios ajuda a definir os objetivos, metas e ações a curto, médio e longo prazo.

O primeiro passo é entender a persona e seus objetivos, para assim traçar ações de marketing para o e-commerce.

 A partir daí procure fazer também um planejamento orçamentário para poder executar de forma correta as ações que forem implementadas.

2 – Profissionalize seu e-commerce

Lembre-se que na internet, o produto não é palpável. Por isso, a imagem precisa ser bem nítida e definida para que o cliente possa analisar bem e decidir pela compra. 

O seu e-commerce deve ter um visual bem atraente, rápido e de boa navegabilidade pra proporcionar uma boa experiência ao usuário.

A concorrência online está cada vez mais acirrada. Por isso, é importante tratar de forma profissional como se fosse um negócio físico o seu negócio online. É importante, se possível, ter responsáveis por cada parte do processo do negócio.

3 – Invista no Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma ótima ferramenta de marketing digital para captar leads para o seu negócio.

Procure fazer uma descrição rica dos produtos do site e invista em estratégias de SEO para ranquear a loja na busca orgânica.

Uma dica importante é fazer um blog com conteúdo referente aos produtos que são vendidos na loja virtual. Mas lembre-se, esse conteúdo precisa ser interessante, construtivo e educativo para o leitor.

Um bom conteúdo sobre um determinado tema é visto pelo Google como relevante e de valor e, dessa forma, aumenta as chances de ter seu conteúdo bem ranqueado na busca do google.  Além do conteúdo, o Google também avalia a estrutura e relevância do seu site para colocá-lo nas primeiras páginas de busca orgânica.  

Por isso perceba se a sua loja virtual está otimizada para os mecanismos de busca, como: 

URL da página

A URL do seu site precisa ser amigável, sem números e letras. Dê preferência ao nome do seu negócio.

Título e meta description

Todas as páginas do seu site precisam ter um título e uma meta description que contenha a palavra-chave a qual remeta ao seu negócio.

principal que você deseja que esta página seja encontrada. Ao contratar um profissional de SEO, ele ficará responsável por fazer essa otimização da página.

Responsividade

Como já explicamos, a sua loja virtual tem que ser apresentável e disponível para todos os tipos de dispositivos, como mobile por exemplo.

Velocidade

Se seu site tem um carregamento lento, os usuários vão acabar desistindo e partindo para outro e-commerce.

Design

Suas páginas precisam de um visual agradável para facilitar e incentivar a navegação dos usuários e consequentemente aumentar as vendas também.

Links internos

Sempre coloque links do seu site dentro das suas páginas, que devem se relacionar com algo que você esteja oferecendo. Isso evita que o usuário saia de dentro do seu site.

Uso correto das palavras-chave

Antes de usar as palavras-chave, pesquise a relevância delas para os clientes. Coloque as palavra-chave buscadas pelos seus clientes nos textos dos seus conteúdos (posts de blog, descrição de produtos etc.). 

4 – Faça um site confiável e seguro

Um dos grandes problemas hoje em dia na internet é o roubo de dados. Dessa forma, procure criar um site seguro com https para evitar problemas de roubo de informações durante os acessos de seus clientes, como dados pessoais e informações de cartões de crédito. Portanto, coloque o protocolo https em seu ecommerce. 

É importante também, se possível, ter selos certificadores de segurança no seu e-commerce.

5. Invista nas funcionalidades do seu site

O cliente precisa ter uma experiência positiva no acesso do site. Quanto mais agradável for essa experiência, mais tempo ela ficará em seu site e consequentemente melhor será para as suas vendas.

Por isso, para que seu site tenha um design amigável, você precisa se atentar para os seguintes pontos: 

  1. Deve funcionar corretamente em qualquer plataforma de e-commerce; 
  2. Seu site deve evitar erros e links quebrados;
  3. No caso de erro da página, o seu site deve redirecionar o cliente para a página de pesquisa. 
  4. Seu site não pode ter carregamento lento, ou seja mais que 3 segundos para carregar a página. Mais do que esse tempo, faz com que muitos clientes desistam do acesso ao ecommerce.

6 – Crie redes sociais

Aproveite as redes sociais para divulgar cupons de descontos promocionais e atrair clientes para o seu e-commerce. Poste descontos promocionais e peça para marcarem outras pessoas.

Você pode trabalhar também com links patrocinados (Facebook Ads., Instagram Ads, Rede de Pesquisa, Display etc) para adquirir leads e outros clientes.

7 – Fidelize os clientes

Uma forma de conquistar clientes é oferecer algum benefício para eles, seja na primeira compra ou através de frete grátis.

Depois da primeira compra, procure fidelizar com cupons, bônus, promoções, brindes etc. Uma boa dica é fazer ações de relacionamento através do email marketing.

Clientes antigos que já não compram há algum tempo, também precisam ser fidelizados novamente. Uma dica é enviar um SMS ou email, oferecendo cupons de descontos.

8- Faça upselling para clientes repetidos

Os clientes que sempre compram em sua loja precisam ser fidelizados, principalmente, como uma forma de incentivá-los a fazer com que eles comprem cada vez mais de forma recorrente.  Uma boa ação de marketing é o upselling. 

Você pode, através de um sistema de CRM e automação de marketing, identificar clientes recorrentes e oferecer promoções de produtos similares aos que eles compram ou assinatura de algum plano especial, por exemplo.

9 – Meça suas ações de marketing

Para entender quais ações de marketing digital estão dando certo, você precisará analisar os resultados através das métricas.

Meça as taxas de conversão de cada etapa do funil de vendas, além de analisar as fontes de origem de tráfego, leads e clientes. É possível também realizar uma análise específica referente a diferentes canais de aquisição.

Portanto, adote dicas acima de marketing digital para poder aumentar substancialmente as vendas do seu e-commerce.

Gostou de nosso post? Compartilhe: