Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

8 problemas que estão deixando seu site lento

05/01/2018 às 21:30 Hospedagem de Sites

8 problemas que estão deixando seu site lento

A maioria das pessoas não gosta de esperar um site carregar e o Google também não. Sites muito lentos tem seu posicionamento nos motores busca prejudicado, além de afastar grande parte dos internautas. Mas não basta somente saber que seu site está lento e não tomar nenhuma providência para resolver esse problema. É preciso identificar os motivos e consertar cada um deles, o mais rápido possível. Se seu site se enquadra nessa situação, leia esse artigo até o final e conheça os 8 problemas que podem estar deixando seu site lento.

Leia ainda no nosso blog o texto sobre hospedagem de site barata!

Imagens pesadas

Ter imagens em seu site é praticamente uma obrigação, pois elas são muito úteis e agregam valor na experiência do usuário que está navegando. Além de chamar a atenção do leitor elas podem quebrar o texto, deixando a leitura bem mais agradável. O problema é quando se usa imagens muito grandes e pesadas, pois isso pode comprometer o carregamento do site, prejudicando o seu desempenho.

Para que isso não aconteça com o site de seu negócio, você deve otimizar todas as imagens que estão sendo usadas com a ajuda de um editor de imagens, como o Photoshop, onde você pode controlar e deixar a imagem bem mais fácil de ser carregada. Na internet, você encontra outras ferramentas gratuitas que podem deixar as imagens muito mais leves, o que vai deixar o carregamento do seu site mais rápido. Aproveite e leia também nosso post sobre hospedagem ilimitada existe

Hotlinks das imagens

Às vezes, pode acontecer de seu site ou blog ter uma imagem diferente e alguém resolver copiá-la para colocar em outra aplicação. A dor de cabeça começa quando a pessoa que está copiando sua imagem, faz a cópia diretamente de seu servidor. Isso se chama Hotlink. A imagem copiada vai aparecer no site de destino, mas sempre será carregada a partir do seu servidor, consumindo recursos que sua empresa está pagando. Se isso se repetir de forma constante, toda a velocidade de seu site pode ficar muito prejudicada. A boa notícia é que existem recursos que impedem que os Hotlinks de suas imagens sejam feitos por outros sites.

Muitas imagens

Esse é mais um dos problemas que estão deixando seu site lento.  Mesmo que você tenha imagens otimizadas, se tiverem muitas em sua página, ela ficará lenta para carregar. Os navegadores só podem realizar o download paralelo de uma determinada quantidade de arquivos por vez. Os outros precisam aguardar serem carregados, o que pode tornar o site lento. O problema é que os navegadores interpretam domínios diferentes como sendo locais ou servidores diferentes. Se suas imagens estiverem localizadas em subdomínios, o navegador pode carregar as imagens ao mesmo tempo em que carrega outros arquivos do site, tornando-o lento. A dica da vez é que você armazene as imagens em domínios diferentes para deixar sua aplicação mais esperta. Conheça mais sobre os serviços oferecidos por nossa empresa em Hospedagem de Site

Publicidade em excesso

Se seu site tem banners de publicidade em excesso, pode ficar com a velocidade de carregamento comprometida, além de afastar os visitantes e até o Google. A maioria dos banners são em Flash e apesar de serem considerados imagens, são bastante pesados. Uma boa dica é tentar diminuir a quantidade de publicidade no seu site e fazer uma distribuição inteligente dos banners que restaram. Vale ressaltar que uma publicidade bem posicionada gera melhores resultados do que uma publicidade em excesso. Pense nisso, combinado? Aprimore mais seus conhecimentos em Hospedagem de site gratuito

Banners de parceiros

Assim como a publicidade em excesso pode ser prejudicial no carregamento do site, ter vários banners de blogs e sites parceiros também pode ser. Essa prática é mal vista pelo Google, que considera uma troca de links. A dica é que você faça uma minuciosa análise de quais parceiros estão lhe trazendo mais visitas, mantendo somente os banners deles e excluindo todos os outros. Outra solução para esse problema é a utilização de um sistema de rotação de banners para que não apareçam todos de uma vez, diminuindo seu prejuízo. Que tal baixar nosso e-book totalmente grátis?

Plugins desnecessários

A maioria dos sites e blogs são desenvolvidos na moderna plataforma WordPress que permite o uso de diversos plugins que possibilitam a realização de várias tarefas importantes. O problema começa quando algumas pessoas usam plugins desnecessários, deixando o carregamento do site lento. Cada plugin adicionado em seu site tem dezenas de arquivos e precisa executar inúmeros processos, o que faz o site ficar mais lento. Se esse plugin for mal programado ou incompatível com outros, a coisa pode ficar mais séria e seu site ficará bem mais lento. Desative todos os plugins que não forem necessários e pronto!

Scripts irrelevantes

É comum alguns sites terem alguns scripts totalmente desnecessários e que não agregam nenhum valor ao mesmo, deixando-os mais lentos. É claro que chamar a atenção do leitor é sempre bem-vindo mas tenha cuidado para não usar algo como um box flutuante de boas-vindas, imagens que seguem o ponteiro do mouse ou backgrounds em movimento, certo? Isso mais atrapalha do que ajuda.

Uso do Flash

Ele é um dos vilões quando a assunto é velocidade de carregamento. Talvez esse seja um dos principais problemas que estão deixando seu site lento. Usar elementos em Flash pode deixar sua aplicação extremamente pesada, principalmente se todo o site for feito usando essa tecnologia. Além disso, o Flash tem baixo índice de indexação pelo Google e não funciona em grande parte dos dispositivos móveis, como celulares e tablets. Existem tecnologias melhores que o Flash e que tem praticamente a mesma função. Evite usar o Flash em seu site, ao máximo!

Ainda tem dúvidas sobre os 8 problemas que estão deixando seu site lento? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nossa empresa, o cliente vem sempre em primeiro lugar. Não medimos esforços para prestar um atendimento de qualidade a todos. 

Gostou de nosso post? Compartilhe: