Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

8 dicas para tornar a experiência do usuário (UX) incrível

15/02/2017 às 09:28 Marketing

8 dicas para tornar a experiência do usuário (UX) incrível

8 dicas para tornar a experiência do usuário (UX) incrível

A experiência do usuário - ou user experience, como é tratado nos meios digitais (UX) - em um site é essencialmente importante para todos os desenvolvedores. Esse conceito dirá muito sobre a confiabilidade, credibilidade e formas de interação de toda pessoa ao acessar determinada página. Pode ser tanto incrível quanto desastrosa. Todo mundo quer que a primeira sensação aconteça, claro, mas há pontos ideais para isso, não vem ‘’do nada’’.

Veja também nosso post: dicas para reduzir a taxa de rejeição do seu site

Pense por você. Ao acessar um site, espera que, no mínimo, ele seja rápido, bem estruturado, com um layout equilibrado e bom conteúdo. Quando vai além disso, revela valores essenciais que te deixam até animado a ficar mais tempo navegando ou para voltar em outro momento. Do contrário, se a página só apresenta falhas, vai gerar uma irritação que ninguém gosta de passar. Logo, o acesso é interrompido e você não quer nem saber de entrar no site em questão novamente. 

Pois é, esses contextos são comuns para praticamente todos os internautas. O primeiro caso é perfeito, mas o segundo é horrível, ainda mais para quem gerencia um site. Se você é um desenvolvedor, precisa se atentar a técnicas simples para aumentar a experiência do usuário e conseguir muitos clientes e seguidores. Para te ajudar nessa missão, preparamos algumas dicas legais e que fazem toda a diferença!

Coloque-se no lugar do internauta

Como já dissemos, é horrível entrar em um site mal estruturado. Então, se você odeia essa experiência, pense que um internauta pensará da mesma forma caso seu site também esteja assim. A primeira coisa para melhorar o acesso dele a sua plataforma é garantir um ambiente estável, do mesmo jeito que você gosta de encontrar e navegar. Nessa hora, usar o bom senso é primordial, se questionando: se não serve para mim, por que serviria para a audiência?

Faça questionamentos do que você mais gosta de encontrar em um site. Inspire-se naquelas páginas que acha eficientes e otimizadas, para seguir o exemplo e proporcionar a mesma coisa para os usuários de sua plataforma. Faz toda a diferença quando nos vemos como parte do público do que apenas como o desenvolvedor.

Invista em um site responsivo

Você sabe o que é site responsivo? Trata-se daquela aplicação que se adapta a todos os dispositivos, do desktop até mobile. Com certeza você já tentou acessar um site via smartphone e se deparou com uma página irregular, que precisa dar zoom e é difícil de navegar. Pois é, ainda há muitas assim, o que é péssimo. 

Quando se tem um site responsivo, ideal para uma boa experiência, as pessoas ficam satisfeitas e sabem que podem contar com a plataforma em qualquer aparelho para terem uma boa experiência. Fora que, além disso, ainda conta alguns pontos no ranqueamento do Google e outros navegadores.

Não abra mão de uma navegação intuitiva

Definitivamente, site complicado e desorganizado desanima qualquer um. Isso refere-se a poucos menus, muita informação, busca ineficiente, layout ruim, entre muitos outros fatores que acabam com a experiência de qualquer um.

Portanto, nesse ponto, pense sempre que menos é mais. Foque sempre no equilíbrio e na harmonia, para que o usuário tenha uma navegação intuitiva e otimizada, para que não se perca no site e possa acessá-lo sem problemas e irritações.

Confira também no nosso blog: hospedagem de site barata!

Aumente a velocidade do site

Falou de boa experiência, já pensamos logo em velocidade. Hoje em dia, ninguém quer perder tempo com coisas lentas e que não funcionam. Mais do que nunca, as pessoas precisam de alternativas rápidas, eficientes e competentes. Nessa linha, se o seu site for lento e demorar um ou dois segundos a mais para carregar, muita gente pode abandoná-lo e, pior que isso, nunca mais voltar.

Na concorrência da web, todo desenvolvedor sabe que uma visita faz diferença. Imagine, então, várias? Isso é possível caso se tenha uma plataforma veloz, em um servidor que realmente dê conta do recado e não passe por problemas sérios. Então, não abra mão disso e tenha como objetivo garantir um site fluído e com carregamento ágil.

Harmonize o conteúdo 

Se você é um produtor de conteúdo e seu site tem muitos textos, a dica é harmonizar tudo para não ‘’cansar’’ o leitor. Use uma fonte equilibrada e tente sempre implementar com boas imagens, para ‘’quebrar’’ o texto. Além disso, a linguagem deve ser fluída, em meio a tons que também sejam ideais e de bom gosto. Ah, e evite muitas linkagens e excesso de anúncios e pop-ups, sobretudo aquelas que surgem ‘’do nada’’ na página. É bom que a navegação seja sempre confortável. 

Bom layout + equilíbrio de cores

Equilíbrio é essencial no layout de todas as páginas, paralelo ao uso de boas cores, com bom contraste e tons mais claros e clean. Evite aqueles tipos muito vibrantes, bem como elementos que prejudicam a visualização do site de forma orgânica. E, só para salientar novamente, não queira jogar um milhão de anúncios para o usuário. Isso gera mais irritação do que conversão, já que ninguém merece dar de cara com diversas pop-ups, páginas abrindo com propaganda ou aqueles quadros fixos brilhantes e feios.

Coloque tudo em ordem!

Um erro de muitos desenvolvedores é esconder problemas antigos e deixá-los sem resolução. Nesse ponto, uma das principais falhas são os links quebrados e páginas irregulares. É óbvio que você precisa melhorar sempre, mas fazer uma varredura otimizando o que está errado também é tão pertinente quanto apostar em ideias novas, afinal, o conteúdo aparecerá independente da data em que foi criado.

Não subestime o usuário

Uma das melhores formas de gerar credibilidade a seu site é ser sempre honesto, se propondo a fazer aquilo que está prometendo. Subestimar a inteligência do usuário é péssimo, como direcioná-lo para páginas que ele não quer acessar (como propagandas) ou divulgar o conteúdo com uma falsa promessa e com um título que nada tem a ver com o texto. Além disso, mostrar que está preocupado apenas com cliques vai acabando com sua reputação aos poucos. Não seja como muitos sites sensacionalistas que vemos diariamente na web e só geram irritação.

Bom, depois dessas dicas, provavelmente você deve ter algumas correções a fazer. Não se esqueça que o internauta precisa sempre se sentir em um ambiente agradável, do mesmo jeito que você gosta ao acessar qualquer site. Então, mãos à obra e comece a mudar já! Até mais!

Gostou de nosso post? Compartilhe: