Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

6 Cuidados com o uso de imagens no seu site

27/12/2018 às 17:44 Marketing

6 Cuidados com o uso de imagens no seu site

O mundo hoje em dia é visual. E isso é algo do qual não podemos fugir. A simples utilização de textos já não consegue atrair tantos visitantes e clientes para o seu site.

A utilização de fotos é de extrema importância sim para conseguir captar a atenção do público, mas ela também pode te ajudar muito quando o assunto é SEO e marketing digital.

Já faz bastante tempo que as imagens são um dos fatores que fazem o Google ranquear o seu site de melhor ou pior forma.

Por isso criamos hoje uma lista com 6 cuidados com o uso de imagens no seu site.

Saiba como alcançar melhores resultados com inteligência e estratégias bem elaboradas. Tudo isso a partir das fotos que você usa. Confira!

Veja ainda sobre hospedagem de site barata

Pense na emoção que quer causar

Muitas pessoas compram por motivos emocionais. Se você fizer com que essas pessoas sejam tocadas de alguma forma, elas agirão.

A mesma regra se aplica ao escolher imagens para o seu site. Uma imagem positiva traz emoções positivas.

Pode ser um sorriso, um sorriso ou um gesto. Emoções são poderosas e funcionam.

Seus clientes sabem o que você está tentando transmitir algo, eles veem e o principal: eles sentem isso. Faça com que eles se sintam bem, felizes, orgulhosos, desejados.

Isso criará uma conexão entre o seu site e eles. As vantagens de aproveitar as emoções podem ser muito poderosas, mas é necessário fazer isso com cautela para não acabar exagerando na dose.

Leia também: Hospedagem ilimitada existe?

Reduza o tamanho das imagens

Páginas que levam muito tempo para carregar geralmente sofrem uma alta taxa de rejeição devido à rápida saída de visitantes ansiosos que buscam uma solução imediata.

Use uma imagem menor e de alta resolução do seu produto e ofereça aos visitantes a opção de visualizar uma imagem ampliada.

Isso fará com que sua página carregue com mais rapidez e também com que os visitantes do seu site não fiquem esperando tanto tempo para que as imagens carreguem.

Lembre-se: Hoje em dia, 10 segundos é muito tempo. E esse tempo é muito valioso.

Já conhece nosso Serviço de Hospedagem? O plano básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando na internet. Os preços? A partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano). Confira!

Crie Sitemaps de imagens

O Google incentiva sites a usarem sitemaps de imagens para fornecer ao mecanismo de pesquisa mais informações sobre as imagens disponíveis em seus sites.

Isso permite que ele encontre até mesmo aquelas imagens que são carregadas por códigos, o que muitas vezes é o caso de imagens de produtos e galerias de controles deslizantes.

Se você já tem um sitemap para o seu site é de extrema importância adicionar informações de imagem para ele ou criar um separado apenas para suas imagens.

É algo simples de ser feito e  que pode gerar resultados incríveis.

Atenção com o texto Alt

Regra básica de SEO.  O atributo Alt é usado para realçar a identidade de uma imagem quando alguém passa o cursor do mouse sobre ela.

Ele também pode se mostrar como texto para quando há problemas na renderização da imagem. Além disso, ele também é usado por leitores de tela que ajudam os deficientes visuais a navegar na web.

Utilizar o atributo Alt em todas as suas imagens também ajuda o Google a entender o que você quer dizer com cada uma das imagens que coloca em seu site e é extremamente importante para o SEO. Esse é um dos principais cuidados que você deve tomar com o uso de imagens em seu site. Lembre-se bem disso.

Você também pode se interessar: Principais vantagens de criar um blog

Não se esqueça das questões legais

O uso de imagens é também uma questão legal e, se você não prestar atenção, pode acabar tendo problemas com direitos de uso.

Por isso é sempre recomendado que você utilize imagens de livre uso, sempre dando os direitos a quem elas pertencem. Esse tipo de problema é ruim por diversos fatores.

Primeiro porque pode ser ruim para a imagem de sua empresa se descobrirem que você utilizou imagens sem autorização.

Em segundo lugar, quem também não gosta disso é o Google, ou seja, o seu ranqueamento tende a baixar. Entre os cuidados com o uso de imagens no seu site, esse é talvez o mais precioso.

Nunca deixe de testar  

Por último, mas não o menos importante dos cuidados com o uso de imagens no seu site, você precisa testar qualquer tipo de mudança.

Você seguiu todos os passos, mas ainda nada deu certo. O que fazer então? Você muda, repagina e testa. Nunca deixe de testar.

Não existe nenhuma formula mágica que vai garantir que as imagens do seu site lhe trarão todo sucesso, mas existe um caminho a ser trilhado através de experiências de tentativa e erro.

Você vai perceber, aos poucos, o que se encaixa melhor, o que não funciona e o que você deve manter ou não. É assim que um negócio cresce.

E aí, esses 6 cuidados com o uso de imagens no seu site foram úteis? A utilização de imagens hoje é mais do que obrigação para qualquer um e saber quais são os cuidados que você tem que tomar para usar as imagens certas e sabe engajar o público tem se tornado um grande desafio.

Esperamos que você possa tirar máximo proveito para que consiga fazer com que seu negócio cresça.

Valorize as dicas de SEO mas nunca deixe de frisar a personalidade do seu site, dos seus produtos e do seu conteúdo.

Essa sim será a marca que poderá levar para níveis mais altos e fazer o seu negócio crescer.

Não deixe de continuar pesquisando e se aperfeiçoando para que consiga trazer melhores resultados para o seu site.

A vida de um empreendedor digital é um constante aprendizado.

Gostou de nosso post? Compartilhe: