5 segredos de uma campanha de Marketing B2B

16/11/2018 às 08:26 Marketing

5 segredos de uma campanha de Marketing B2B

O que é B2B? Quando o marketing é segmentado, ele o é conforme o segmento de mercado em que a marca atua, sendo B2C, os comércios de bens e serviços voltados para pessoas físicas.

O business to consumer, e o B2B, as transações interempresariais, o business to business.

O B2B se caracteriza por sua atuação em diferentes funções no procedimento de compra e venda.

Geralmente há vendedores e compradores que sofrem menos influências externas, devendo assim, seus esforços se voltarem ao potencial das vendas, com a atenção direcionada à geração de leads qualificados, ao acompanhamento de todas as etapas do processo de vendas e às entregas dos serviços dentro do prazo estipulado.

Nesse contexto, o pós-venda também é importante, pois, sua atuação é cíclica, ou seja, estratégias de mapeamento do nível de satisfação dos clientes em comparação com as expectativas da marca em cada etapa é fundamental, a fim de que novas estratégias possam ser traçadas a partir disso.

O marketing B2B

Esse segmento é naturalmente pragmático e ordenado, deve funcionar assim.

De modo que a otimização dos leads é sua primeira prioridade no marketing que, por sua vez, se responsabiliza pela seleção e qualificação do lead para que ele esteja totalmente preparado para a abordagem do setor de vendas.

O propósito de educar os clientes a fazer boas escolhas, discernindo entre as qualidades dos produtos e serviços oferecidos no mercado está diretamente relacionado à geração de leads mais qualificados dentro do funil que influencia no poder compra.

Nesse caso, o papel do marketing é o de cercar a relação do lead com a marca, não apenas o desenvolvendo, mas gerando, capturando, qualificando, distribuindo e nutrindo.

A área de vendas e do marketing devem estar muito bem afinadas, para que as metas estipuladas para um não conflitem com outro, ou seja, as metas de geração de leads e as de fidelização de clientes devem ser as mesmas.

Assim, as campanhas de marketing, aliadas às vendas, fazem com que a marca obtenha seus leads, pois, ao saber como gerar cada venda, cada lead pode ser único.

Passo a passo para uma campanha B2B de sucesso

1 – Trace seus planos e mapeie seus concorrentes. Visualize seus pontos fortes e fracos, compare com suas práticas e estabeleça estratégias diferenciais em sua campanha;

2 – Prefira aquela estratégia de atuação pelo foco, ou seja, em mercados pouco explorados, agindo com ofertas diferencias no preço ou na qualidade;

3 – Eduque a sua clientela. Dê mais informações a ela, a fim de que ela possa comparar seus produtos e serviços com os disponíveis no mercado, e escolher a sua marca, claro;

4 – Seja criativo e informativo. Crie material instrutivo para o seu público em potencial e dissemine nas redes sociais;

5 – Foque na entrega ao cliente. Ele está em primeiro lugar. Meça a sua satisfação em todas as etapas e trabalhe em suas estratégias a partir desses dados.

O serviço de Google AdWords custa a partir de R$ 400,00 mensais com investimento e monitoramento da campanha, venha conhecer!

Estratégias pontuais

1 – Realização de eventos

Não se trata do acontecimento em si, mas do potencial de relacionamentos ali inserido.

Seja para a promoção de produtos e serviços, seja para workshops ou debates, um bom evento é o momento de trocar ideias e se abrir a novas possibilidades para sua empresa.

2 – Webinars

Essas palestras gravadas compõem vídeos muito procurados pelos diretores das empresas, a fim de serem replicados para sua equipe ou individualmente.

São uma estratégia prática que, a longo prazo, ganham utilidades importantes, por exemplo, se um vídeo é incorporado ao site de sua marca, ela se torna mais eminente e com mais autoridade no mercado.

3 – Estudos de caso

Dali saem histórias de sucesso, testemunhos dos clientes satisfeitos, resenhas com os produtos e serviços da marca, desafios superados e dados negativos também, para que tudo seja convertido em direcionamento das estratégias da campanha de marketing B2B.

Com relação ao storytelling da marca, esse é um dos melhores jeitos da marca contribuir para os resultados e melhorias de suas marcas concorrentes, ao visita-la e visualizarem esses dados.

4 – Infográficos

Peças gráficas com informações devidamente apresentadas, de uma maneira lógica e pertinente: esses são os infográficos.

Servem para facilitar a compreensão dos dados de maneira esteticamente agradável.

Vale ressaltar que é necessário um profissional de qualidade para elaborar essa peça, em que os dois fatores devem estar unidos: a parte visual e a informação.

5 – Redes sociais

Não há muito o que dizer nesse sentido. Marca que não se insere e nem se apresenta nas redes sociais tem sua presença online prejudicada.

As redes são uma das maneiras mais eficazes de colocar a marca em contato com tudo o que lhe seja a fim, são plataformas de reciprocidade e de compartilhamento.

Embora não haja uma fórmula para o marketing B2B, essas dicas podem ser seguidas em busca de uma campanha bem-sucedida.

São itens básicos que não devem ser deixados para trás!

Gostou de nosso post? Compartilhe: