5 ferramentas que medem a velocidade dos sites

27/02/2018 às 08:10 Ajuda

5 ferramentas que medem a velocidade dos sites

Com a oferta da internet crescendo diariamente, um número maior de pessoas utilizam a rede para interagir e buscar informações diversas. Quando se acessa um site, poucos segundos a mais no tempo no tempo de carregamento da página podem fazer toda a diferença entre ganhar e perder um leitor. Por isso é essencial manter o seu site rodando com o menor tempo de carregamento possível. Através desse artigo você vai conhecer 5 ferramentas gratuitas que medem a velocidade do seu site para você não fazer feio perante os clientes.

Page Speed Insights, do Google

É claro que existem diversas técnicas que otimizam sua página e aumentam a velocidade do seu site. Vale sempre lembrar do velho ditado que diz que aquilo que não se pode medir, não se pode melhorar. A Page Speed Insights é uma ferramenta do Google e faz parte do portal para desenvolvedores da empresa e analisa o carregamento dos sites tanto em desktop quanto em dispositivos móveis como celulares ou tablets. Após submeter a url da web página, você recebe uma avaliação baseada nos seguintes critérios: velocidade mobile, desktop e experiência do usuário.

Em cada uma das seções listadas acima, sua página vai receber uma nota de avaliação entre 0 e 100, onde 0 é o pior e 100 é o melhor. Quanto mais próximo de 100, menos itens você vai precisar corrigir. Além disso, será realizada uma avaliação detalhada dos problemas encontrados e uma recomendação do que pode ser feito para que sejam corrigidos. Nessa mesma vertente, os elementos que estiverem em ordem serão classificados como aprovados. Essa moderna ferramenta também exibe uma captura de tela na página de um dispositivo móvel em um desktop. Aproveite e leia nosso post sobre hospedagem ilimitada existe

Pingdom Website Speed Test

Com essa ferramenta, além da nota de classificação de velocidade do seu site, você também pode visualizar o número de requisições feitas pela página em destaque, o tempo total de carregamento e o tamanho total dos arquivos presentes na página. Abaixo desse pequeno resumo, você verá um gráfico contendo todas as requisições feitas bem como seu tempo de carregamento virtual.

Se você passar o mouse sobre uma das barras de tempo, um balão é exibido contendo o tempo de duração de cada item no processo, da requisição à resposta. Além de gratuita, essa poderosa ferramenta é bastante usada por diversas empresa por sua precisão em informar a velocidade do carregamento de um site e por sua fácil interação com os usuários.

GT Metrix

Essa ferramenta que mede a velocidade de um site, usa 27 critérios de avaliação distintos para gerar a nota de classificação do website. Em cada critério, você pode visualizar o que precisa ser otimizado, caso haja. Assim como na ferramenta Pingdom, você também pode visualizar todas as requisições individualmente. Um dos destaques dessa ferramenta é que você pode aliar a cascata com a linha do tempo de carregamento dos objetos através de recomendações e alguns gráficos, além de baixar relatórios em formatos PDF.

Em destaque, você pode ter acesso ao índice de classificação Page Speed, da GT Metrix bem como o índice YSlow, que é uma ferramenta de código aberto para análise da velocidade de sites baseada em regras de performance definidas pelo Yahoo. Todas as notas de classificação são exibidas na forma de percentual que podem ir de 0 a 100%. Conheça mais sobre os serviços oferecidos por nossa empresa em Hospedagem de Site

Web Page Test

Essa moderna ferramenta oferece a possibilidade de escolher o local de origem do teste e o tipo de navegador. Todos os testes de velocidade são sempre realizados a partir de uma ponto inicial até o local onde se encontra o servidor físico. Dessa forma, o ponto inicial fará a diferença no resultado. Por exemplo, se você está acessando um site do Brasil e o servidor se encontra nos Estados Unidos, o tempo de resposta poderá ser bem maior do que para um usuário que se encontra no EUA.

 A grande vantagem dessa ferramenta é a possibilidade de alterar, antes de iniciar os testes, a localidade de origem. Após a submissão, o resultado é bem detalhado, incluindo desempenho, conteúdo e domínios. O carregamento de todo o conteúdo do site é detalhado por domínio. Essa ferramenta ainda oferece uma visão interessante sobre toda a compactação do conteúdo e o uso de cache pelo website. Você ainda poderá navegar nas abas: detalhes, análise de desempenho, detalhamento de conteúdo, domínios e captura de tela. Aproveite e leia nosso post sobre Hospedagem de site gratuito

Web Page Analizer

Outra moderna ferramenta que mede a velocidade de seu site. Assim como as demais ferramentas, ela calcula o tamanho da página, elementos e tempo de carregamento da mesma. Essa página foi criada por Andy King, que é autor do renomado livro Website Optimization, lançado em 2008.

O resultado da análise é exibido em tabelas contendo as principais informações sobre o assunto. No final da página, há uma área de análise e recomendações, na qual itens como HTML, imagens, scripts, entre outros, são comentados sobre o seu desempenho e ainda vem com algumas sugestões de melhorias que podem ser feitas.

Conclusão

Independentemente da ferramenta escolhida para testar a velocidade de carregamento do seu site, o mais importante é que ele ofereça uma experiência agradável ao usuário. Não existe nada mais irritante do que acessar um site para comprar algo e ficar esperando o site abrir. As chances do usuário fechar a página e acessar outro site mais rápido são enormes. Lembre-se de que todas as pessoas querem duas coisas quando acessam a internet: agilidade e facilidade.

Ainda tem dúvidas sobre as 5 ferramentas que medem a velocidade dos sites?   Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nós o cliente sempre vem em primeiro lugar e não medimos esforços para atender bem todos os nossos clientes. Entre e navegue à vontade!

Gostou de nosso post? Compartilhe: