Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

5 erros mais comuns ao cadastrar produtos em sua loja virtual

17/07/2016 às 13:05 Loja Virtual

5 erros mais comuns ao cadastrar produtos em sua loja virtual

Criar uma loja virtual de sucesso passa por diversas etapas durante o marketing digital. Escolha do nicho de mercado, análise da concorrência, estudo da persona, tudo precisa ser muito bem feito para que as estratégias de venda, ao final do processo, funcionem.

Porém, existe uma etapa muito importante na criação de um e-commerce que muitas vezes é ignorada pelos empreendedores: o cadastro de produtos na loja virtual.

Fazer o cadastro correto de produtos no seu comércio eletrônico é importante por conta de três fatores principais, são eles:

Credibilidade

Ao apresentar detalhadamente cada produto, com textos, fotos e vídeos, você está mostrando que não tem nada a esconder.

Logo de cara já é possível quebrar uma das principais objeções dos clientes em relação a um e-commerce: a falta de confiança.

Quando você detalha muito bem seus produtos, os clientes percebem que você está fazendo um trabalho sério e valorizam isso.

Além disso, um texto original e bem escrito pode chamar muita atenção do público e facilitar o processo de compra.

SEO

Quando falamos em Search Engine Optimization, a lógica do Google para ranquear as páginas que aparecerão nas primeiras posições do seu buscador, estamos falando sobre um aspecto muito importante para qualquer loja virtual.

Pense na quantidade de pesquisas que são feitas por dia pelo Google e você entenderá quais são as vantagens dos e-commerce que conseguem aparecer na primeira página do buscador.

Produtos com descrições claras e precisas são rastreados com mais facilidade, o que aumenta suas chances de contar com um crescente tráfego orgânico (grátis) para o site da sua loja.

Economia de tempo: Ao criar uma loja virtual, o natural é que um número considerável de clientes comece a visitá-la depois de algum tempo.

Se os produtos não apresentarem textos claros e precisos sobre suas características, preços, condições especiais e demais informações, você provavelmente vai precisar responder a MUITAS dúvidas por e-mail.

Dúvidas essas que poderiam ser evitadas caso você fornecesse a informação desejada já na própria descrição do produto.

O que vale mais, perder vinte minutos escrevendo mais algumas linhas na hora de cadastrar um produto, ou algumas horas respondendo e-mails que muitas vezes nem acabam em venda? Pense nisso.

5 erros mais comuns ao cadastrar produtos em sua loja virtual

Já que o processo de cadastramento de produtos em sua loja virtual é tão importante, resolvemos preparar um guia completo te mostrando tudo o que você precisa fazer nesse momento.

Confira quais são os principais erros que você pode estar cometendo:

1 – Erros gramaticais

No topo da lista estão os erros gramaticais! Cadastrar produtos com erros de português pode e vai te prejudicar de diversas maneiras.

Além de ficar esteticamente ruim, erros de ortografia te fazem perder vendas pelo simples fato de sua credibilidade desaparecer frente ao consumidor.

Se você não domina a língua portuguesa, foque naquilo em que você é bom e contrate outra pessoa para produzir – ou ao menos revisar - esses textos. Caso contrário, o barato pode sair caro!

Em uma rápida pesquisa online, você pode conferir quais são os principais erros gramaticais que estão prejudicando negócios estruturados na internet.

2 – Falta de padronização

Ao acessar a sua loja virtual, tudo o que um cliente quer é encontrar o que ele precisa, por um preço justo e da forma mais rápida possível.

Se você oferece as duas primeiras vantagens, não force a barra na terceira.

É preciso padronizar seu e-commerce para que a navegação do consumidor fique mais rápida, intuitiva e coerente.

Para fazer isso, crie categorias e subcategorias por onde seu cliente consiga navegar e encontrar diferentes produtos rapidamente.

3 – Falta de imagens e vídeos

Como já comentamos anteriormente, no momento de cadastrar produtos em uma loja virtual é preciso pensar em todas as informações possíveis que possam ser relevantes para o público.

Para isso, nada melhor que utilizar imagens e vídeos bem produzidos!

Prepare um ambiente com boa iluminação e fotografe seus produtos dos mais diversos ângulos. Mostre todos os detalhes, abuse das texturas.

Se por um lado seu consumidor não pode tocar o produto, ele terá que sentir água na boca apenas vendo as imagens.

Além disso, um bom vídeo também ajuda a convencer seus clientes. Mostre como o produto é usado e quais são suas vantagens.

Lembre-se: seu cliente não está comprando um produto, mas sim a experiência que ele proporciona.

4 – Pouca descrição

Na hora de montar a descrição do seu produto, é preciso que você pense em um jeito de aguçar o desejo do consumidor. Quais sensações que o seu produto traz? Como ele é usado?

Além disso, aposte em descrições originais que falem um pouco sobre a história e possíveis curiosidades daquilo que é vendido em seu e-commerce.

Tudo isso ajuda a despertar o lado emocional do comprador.

E por último, é claro, lembre-se de fornecer TODOS os aspectos técnicos de cada produto. Como já dissemos no começo do texto, isso ajudará a sua loja virtual no ranqueamento SEO, credibilidade frente aos clientes e economia de tempo.

Dica: Na hora de cadastrar produtos em sua loja virtual, lembre-se de procurar pelas palavras-chave mais buscadas pelos consumidores.

Você pode fazer isso com a ferramenta Keyword Planner, disponibilizada pelo próprio Google.

5 – Nomes complicados para os produtos

Ao escolher e cadastrar os produtos, um dos aspectos mais importantes são os nomes que você dá para cada um deles.

Nesse momento, nada de pensar demais e acabar criando algo muito elaborado!

Aposte em nomes que sejam simples e funcionais ao mesmo tempo, é isso o que o seu cliente está buscando.

Agora que você já aprendeu tudo sobre como cadastrar produtos em sua loja virtual, chegou a hora de te apresentarmos à ISCommerce 3.0, a plataforma da ISBrasil para lojas virtuais!

Otimização para o Google, carrinho personalizável, produtos sugeridos, segurança, gerenciamento de estoque.

Estas são apenas algumas das vantagens que a ISBrasil oferece aos seus parceiros.

Acesse já o nosso site e confira planos para iniciar sua loja virtual a partir de R$39,90!

 

Gostou de nosso post? Compartilhe: