Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

5 dicas: Como criar um tema para Wordpress

25/08/2017 às 16:00 WordPress

5 dicas: Como criar um tema para Wordpress

É quase certo que você já tenha tido problemas para atender a um cliente por não encontrar um modelo de tema Wordpress que o agrade e acabe tendo dificuldades de oferecer uma solução que o deixe completamente satisfeito, ao menos uma ou duas vezes isso deve ter acontecido, afinal as vezes a ideia não está bem definida.

O cliente muda de opinião muito rápido, e com isso o seu trabalho pode aumentar consideravelmente, seja refazendo alguma parte do seu projeto ou tendo que recomeçar tudo do zero.

Como já falamos um pouco como encontrar o melhor cms para você, você precisa encontrar o gerenciador de conteúdos que mais te agrada e te deixa livre para desenvolver, junto de uma hospedagem de site isso te da opções incríveis de sucesso no seu projeto, vale a pena a leitura.

Tema WordPress

As vezes até é possível comprar aquele tema wordpress sensacional e customizar o necessário, mas nem sempre essa é uma solução viável e aceita pelo cliente, que busca exclusividade e não quer correr o risco de ver outra pessoa com o site parecido com o seu, seja por um mínimo detalhe.

Nessas horas você precisa focar nessa incrível missão e usar toda a sua criatividade para criar tema wordpress sensacional e pôr ele em prática no menor tempo possível para não estourar o prazo, por isso reunimos 5 dicas que podem, e vão, te ajudar muito na hora de criar um tema para wordpress:

  1. Planeje corretamente o conceito
  2. Nunca esqueça do acompanhamento
  3. Use temas "esqueleto", ajuda muito
  4. UnderStrap
  5. Underscores

Planeje corretamente o conceito!

Na hora de criar um tema WordPress, pode até não parecer, mas se tiver alguma falha pode acabar causando uma grande mudança em tudo que você já tinha imaginado apresentar.

Quando você define o briefing e acerta todos os detalhes para começar suas pesquisas e rascunhos, tenha em mente que o cliente ainda não sabe o que pode ter de forma concreta e qualquer sugestão que você der após entender o objetivo pode te ajudar muito a encontrar o seu norte.

Apresente conceitos bem estabelecidos, seja em questão de cores, imagens, padrões que serão adotados durante a Criação do tema Wordpress, assim você sabe que não vai precisar reinventar nada que esteja alí, e também tem mais certeza de que pode fazer tudo sem que existam muitas mudanças posteriores.

Escolha boas opções e reforce cada uma delas com o motivo pelo qual elas foram usadas, dessa forma o seu cliente vai escolher baseado em um objetivo, não porque achou bonitinho.

Nunca esqueça do acompanhamento

Não adianta criar um tema wordpress do jeito que você imaginou, ainda que com o briefing, e apresentar ao seu cliente, conte com a possibilidade de mudança, sempre, ainda que ela nem mesmo exista.

Uma ideia nova tende a se modificar para ir se moldando ao objetivo final, algumas vezes o seu cliente gostou tanto do seu primeiro contato que acabou pesquisando mais coisas e tem novas sugestões, e com isso algumas partes do seu projeto podem mudar considerávelmente.

Então tenha um cronograma do andamento de tudo e divida em partes que serão aprovadas, tenha a participação ativa do cliente e saiba que está desenvolvendo com 100% de certeza de que esse é o caminho.

Quando você usa esse artifício, acaba ganhando mais tempo para os pequenos ajustes e talvez conseguir agregar mais valor ao projeto com novas contratações que o seu cliente irá perceber a utilidade dentro de uma versão completa e atualizada do seu novo site.

Por exemplo, o gerenciamento de mídias sociais com um novo tema pode parecer muito mais atrativo agora que você pode mostrar os recursos de engajamento de público com o site, ou mesmo como pequenas ferramentas de automação podem ajudar a ganhar mais leads.

Seu portfólio pode se tornar muito mais atrativo quando o seu cliente pode ver a forma como tudo isso irá impactar nos seus resultados, cabe a você fazer bom uso dessas vantagens.

Use temas "esqueleto", ajuda muito

Como pensar no WordPress sem lembrar de toda a flexibilidade que ele oferece na hora de como criar novas funções e até mesmo novas ideias de um visual super criativo.

Mas você não precisa criar o tema wordpress tudo do zero, algumas sugestões de temas "esqueleto" são encontradas com muita fracilidade na internet e trazem uma estrutura base extremamente bem desenhada e com tudo o que você possa implementar para completar o seu tema.

UnderStrap

Um completo projeto baseado no Bootstrap 4 pode ser baixado gratuitamente e modificado da forma que você quiser, o melhor de tudo é que ele oferece suporte a plugins populares, como o JetPack e WooCommerce, junto com os ícones do FontAwesome e todos os arquivos em SASS, isso ajuda no desenvolvimento de alta performance e facilita muito a sua vida com futuras edições.

na hora de criar um tema wordpress, opte também em aplicar algumas dicas de produtivodade no Atom e aprenda como melhorar a velocidade de carregamento do seu tema.

Visitar site

Underscores

Uma outra opção um pouco mais simples mas que também pode ser o seu ponto de partida é o projeto Underscores, com ele você pode personalizar um tema da forma que mais lhe agradar e isso te dá centenas de opções na hora da criação. Ele é bem leve e com toda certeza vai te dar a oportunidade de alcançar altas pontuações em ferramentas como GTMetrix e Google PageSpeed.

Visite o site

Como criar um tema para Wordpress, aprendeu?

Você já viu que não é por falta de opção que você pode ter problemas na hora de criar um tema para WordPress incrívelmente fantástico, você pode aproveitar nossas dicas e começar a planejar seus próximos projetos ainda hoje.

Com todas as opções que os temas base podem te oferecer é claro que você pode duplicar ou até mesmo triplicar a sua produtividade com o editor correto e os plugins que vão te colocar em um novo nível de desenvolvimento.

É claro que tudo isso leva um tempo, mas sevocê acompanha nosso blog a algum tempo sabe que existem diversas outras dicas que vão te orientar do básico aos detalhes mais complexos, como é o caso da escolha de um bom editor web.

Gostou de nosso post? Compartilhe: