Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

4 Maneiras de evitar indisponibilidade do servidor

08/01/2019 às 08:07 Hospedagem de Sites

4 Maneiras de evitar indisponibilidade do servidor

Não importa o tamanho do seu negócio, o servidor é algo imprescindível para que ele funcione corretamente.

É muito importante investir em um servidor de qualidade e que atenda às demandas da sua empresa, porém mesmo assim é possível que você tenha que lidar, em algum momento, com o servidor fora do ar e os danos que isso causa não só internamente, mas externamente são muito grandes.

Perda de arquivos, serviços atrasados, usuários insatisfeitos por não conseguirem acessar o que desejam e muito mais.

Mas não se preocupe, existem algumas dicas que podem te ajudar a prevenir esse tipo de problema, no texto de hoje você encontrará 4 maneiras de evitar indisponibilidade do servidor e manter seus clientes sempre satisfeitos e a produtividade da sua equipe sempre em alta.

Confira também o nosso texto sobre hospedagem de site barata!

O que pode causar a indisponibilidade do servidor?

São inúmeros os fatores que podem causar indisponibilidade no servidor, mas alguns são mais comuns e você deve ficar mais atento à eles como é o caso dos ataques de hackers e vírus e equipamentos sem manutenção e expostos a condições inapropriadas.

Você ainda pode ter que lidar com alguma queda repentina de energia que pode danificar seus equipamentos.

O servidor é essencial para o funcionamento do trabalho e acesso dos clientes, qualquer falha pode trazer prejuízos financeiros altíssimos.

Já conhece o nosso serivço de Gerenciamento de Servidor? Ele é tabelado conforme análise. Nossos diferenciais são o monitoramento 24/7/365, verificações preventivas e muito mais!

4 maneiras de evitar a indisponibilidade do servidor

Como falamos, existem algumas maneiras de prevenir que seu servidor passe por alguma indisponibilidade, abaixo vamos citar quais são essas maneiras e falar mais detalhadamente sobre cada uma delas:

  • Migre para a nuvem
  • Faça revisões periódicas
  • Encontre um local ideal para o seu servidor
  • Fique atento ao seu antivírus

Migre para a nuvem

A computação em nuvem já está presente dentro de diversas empresas, sejam elas pequenas ou grandes.

A praticidade e segurança oferecido por esse tipo de serviço fazer o investimento, que muitas vezes não é tão alto, valer a pena.

Quando falamos em evitar a indisponibilidade do servidor a computação em nuvem é uma ótima solução, já que os serviços oferecidos garantem servidores potentes e tecnologias avançadas, prontas para lidar com qualquer problema e ataques cibernéticos.

Essa mudança para computação em nuvem já evita outras complicações que só são causadas pelo servidor físico, como poderemos ver abaixo.

Faça revisões periódicas

Uma das principais maneiras de evitar a indisponibilidade do servidor. Ao lidar com o equipamentos próprios será necessário fazer revisões e manutenções periódicas para evitar que problemas maiores possam aparecer no futuro.

As manutenções e atualizações são essenciais para manter o servidor sempre em funcionamento e livre de problemas.

Além disso é preciso conhecer a capacidade do seu servidor e a demanda que sua empresa necessita, portanto durante essas revisões esse assunto também deve entrar em pauta.

Vale ressaltar que esse é um investimento que não é necessário quando lidamos com computação em nuvem, nesse caso é preciso estar atento ao plano contratado e a capacidade oferecida por ele. 

Encontre um local ideal para o seu servidor

Outro maneira de evitar indisponibilidade do servidor é oferecendo um local adequado para o servidor.

Muitas empresas são negligentes quanto à isso, porém uma sala de servidores necessita de condições mínimas para um bom funcionamento, com temperatura e iluminação adequadas.

Seus equipamentos jamais devem ficar expostos a temperaturas muito elevadas e com entrada de luz direta, assim como a infiltração nesses ambientes são extremamente prejudiciais e podem causar danos.

Portanto invista em um lugar ideal para o seu servidor, com refrigeração, longe de janelas com iluminação natural e evite qualquer problema futuro, quanto antes essas mudanças começarem a ser feitas, melhor.

Fique atento ao seu antivírus

Como falamos acima, um dos principais problemas que causam danos ao servidor são justamente os ataques cibernéticos.

Para evitar que esse problema afete os seus sistemas invista em um antivírus de qualidade e que supra as necessidades da sua empresa, fica a cargo da equipe de TI ainda fazer as atualizações sempre que forem necessárias.

Não poupe investimentos nesse quesito.

Dica extra: Faça backup constantemente

Quando temos indisponibilidade do servidor é possível ainda que alguns arquivos se percam.

Portanto, manter uma rotina de backup é essencial para que isso não aconteça.

Você pode optar por fazê-lo em algum drive externo como pen drive ou HD, mas também pode usar a sua nuvem para fazer os backups, além de ser mais seguro e permitir que seus funcionários acessem os arquivos de qualquer lugar e os recuperem com facilidade.

Você também pode se interessar: Qual é o preço do Gerenciamento de Servidor?

Caso o servidor apresente problemas

Essas são algumas medidas para evitar indisponibilidade do servidor, porém nada garante que não vá acontecer.

Se mesmo assim o seu servidor apresentar problemas o mais importante é que sua empresa tenha uma equipe de TI qualificada e pronta para atender esse chamado.

É essencial que o atendimento seja rápido. Caso já sejam seguidas as dicas acima, ficará ainda mais fácil de descobrir o que aconteceu. As revisões e manutenções são fundamentais, tanto no servidor quanto no local em que ele está, assim como o investimento em um bom antivírus.

Existem maneiras de evitar indisponibilidade do servidor, como você viu. Com algumas dicas simples você consegue mantê-lo sempre funcionando, sem causar nenhum problema para a sua equipe e seus clientes.

É muito importante estar atento ao seu servidor e não deixa-lo de lado, assim como qualquer outro equipamento ou sistema ele também precisa de manutenção e funcionários aptos para identificar qualquer problema que possa aparecer.

Por isso, não espere que o pior aconteça, adote medidas para evitar a indisponibilidade do seu servidor.

Gostou de nosso post? Compartilhe: