Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

4 estratégias de marketing que não funcionam mais

19/03/2019 às 14:40 Marketing

4 estratégias de marketing que não funcionam mais

Na era digital todas as informações e as novidades correm em uma velocidade muito alta. O que é novo hoje pode não ser amanhã.

O mesmo ocorre com as estratégias de marketing digital, isso porque muitos hábitos, técnicas e ferramentas deixam de existir ou passam a ser obsoletos.

Empreender no meio digital requer aprendizado constante. É preciso estar atendo às novidades e ao comportamento dos seus clientes.

Pensando nisso separamos 4 estratégias de marketing que não funcionam mais.

Talvez você ainda esteja usando alguma delas em seu projeto, gastando trabalho e verba sem nenhum resultado.

Por que as estratégias de marketing deixam de funcionar?

Porque muitas dessas estratégias de marketing são pensadas e desenvolvidas com base no comportamento do usuário, nos algoritmos dos buscadores e quando esses hábitos e esses robôs mudam, essas estratégias de marketing já não funcionam mais.

Outro ponto que influencia é o surgimento de novas tecnologias e novos dispositivos.

Como essa mudança é constante, essas estratégias perdem efeito, mas algumas ainda podem ser repensadas e aperfeiçoadas.

Porém se você não está atento à essas modificações pode acabar insistindo em estratégias de marketing que não funcionam mais e consequentemente, já não trazem mais resultados.

Você também vai gostar de: hospesdagem de site barata.

Por que ter uma estratégia de merketing?

A internet está cheio de pessoas fazendo o mesmo trabalho que você e oferecendo os mesmos serviços.

Então como fazer para ser notado e chamar a atenção dos clientes? Através de uma estratégia de marketing.

Esse é um ponto fundamental para qualquer empreendedor digital. São essas estratégias que vão te destacar e diferenciar dos seus concorrentes. Mas para isso é preciso ter um conhecimento básico sobre marketing, definir os seus objetivos e então se planejar bem para começar a atuar.

Não adianta usar uma ou outra técnica, começar hoje e amanhã já esquecer. As estratégias de marketing funcionam, mas só quando você entende que ela funciona em conjunto e com trabalho constante.

Caso contrário o seu concorrente vai estar tomando o seu lugar.

4 estratégias de marketing que não funcionam mais

Confira abaixo a lista de estratégias de marketing que não funcionam mais e o motivo.

Veja também como renovar para buscar novos resultados.

Estar presente em todas as redes sociais

Antes você precisava estar presente em todas as redes sociais, mas as empresas perceberam que isso não funciona, afinal você precisa estar aonde o seu público está! Faça uma análise do seu target, veja quais são as redes sociais mais usadas e utilize apenas essas.

Isso torna a sua estratégia de marketing mais segmentada, ou seja, mais certeira.

É preciso pensar também que esses perfis requerem uma administração constante e conhecimento especifico, afinal possuem linguagens, mídias, envolvimentos diferentes.

Leia também: Como aumentar sua conversão com e-mail marketing

Comprar listas de e-mail

Afinal, quanto maior for o número de inscritos, maior será a taxa de conversão, certo? Errado. Durante a ascensão do e-mail marketing muitos empreendedores começaram a comprar lista com milhares de contatos.

Acreditavam que isso traria resultados mais rápidos. Mas a verdade é que isso durou pouco tempo, as pessoas perceberam o inconveniente e o emissor era bloqueado por spam. Então não caia nessa.

É melhor ter um grupo pequeno de inscritos que traga resultados, do que milhares de inscritos que não chegam a abrir seus e-mails.

Captura de e-mail sem uma isca

Então o melhor jeito para capturar e-mail é naturalmente. Porém durante muito tempo as pessoas se inscreviam em listas de e-mail porque gostavam da loja ou do conteúdo daquele site.

Hoje essa captura tradicional se tornou mais difícil, principalmente por conta da alta quantidade de spam.

A solução encontrada por muitos empreendedores foi a utilização de iscas, ou recompensas para aqueles que se inscreverem na lista.

Um e-book, uma cupom de desconto, algo que você possa oferecer para o seu cliente em troca da inscrição.

Outbound marketing

O que é outbound marketing? É um tipo de marketing mais direto e muitas vezes massiva. Conhecida como a forma tradicional de publicidade hoje já não traz muitos resultados.

O outbound passou a ser substituído pelo inbound, ou seja, uma forma mais envolvente e menos intrusiva. O inbound marketing busca o diálogo e a aproximação com o cliente, enquanto o outbound apenas empurra o serviço.

Vender

Sim, vender. Essa é uma estratégia que já não funciona mais. Empreendedores que focam todo o seu planejamento e espaço apenas em vender não converte mais.

Entramos aqui no outbound e inbound. Antes você precisava de um site voltado apenas para a venda, hoje você precisa de um espaço para convencer o leitor a comprar.

Precisa ser autoridade no assunto e mais do que isso você precisa se aproximar, manter uma linguagem amigável e transmitir confiança.

 

As estratégias de marketing devem ser aprimoradas constantemente

Foi possível perceber ao longo desse texto que muitas estratégias de marketing deixaram de funcionar, mas foram substituídas por outras ou modificadas, acompanhando a mudança de comportamento do público e as necessidades das novas tecnologias.

E então, você ainda estava usando alguma dessas 4 estratégias de marketing que não funcionam mais? Provavelmente sim.

Muitas vezes não é fácil perceber quando uma estratégia já não traz mais resultados, já que nesse meio nenhum resultado vem de imediato. Por isso, o que vale de fato é o aprendizado e busca por conhecimento constante.

Quem se mantém atualizado sobre as melhores estratégias de marketing do mercado já consegue saber quando refazer todo o projeto de marketing e quando investir em novos métodos.

No fim das contas não basta ter amplo conhecimento sobre o seu nicho, mas é preciso saber também sobre a área de marketing.

Se não se sente confortável para definir as melhores estratégias para o seu negócio, busque por profissionais qualificados da área. Eles com certeza vão saber como fazer seu negócio decolar.

Gostou de nosso post? Compartilhe: