Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

4 dicas infalíveis para começar a empreender

30/11/2020 às 11:41 Ajuda

4 dicas infalíveis para começar a empreender

O calendário de final de ano da maioria dos brasileiros é marcado por diversos sonhos e metas. Sair do aluguel, comprar um carro novo, conseguir e tão sonhada promoção na empresa e começar a empreender são objetivos que merecem destaque. 

O empreendedorismo, por sua vez, é um objetivo comum entre os brasileiros. Afinal, quem não sonha em ser o seu próprio chefe e contar com horários flexíveis, com a liberdade profissional e, claro, ter a oportunidade de fazer tudo do seu próprio jeito? 

No entanto, começar a empreender exige muito mais que uma boa ideia. É necessário criar um bom planejamento e desenvolver algumas habilidades específicas, tais como a capacidade de lidar com pessoas e a visão aguçada para entender o mercado. 

Pensando em te auxiliar nesse processo, preparamos uma lista com 4 dicas infalíveis para que você possa começar a empreender. Neste post, você verá como tirar o seu negócio do papel e torná-lo um grande sucesso de mercado. Confira!

1. Encontre o negócio ideal para você 

Empreendedorismo é um conceito amplo e permite que você comece a empreender em qualquer área. Contudo, inicialmente, é fundamental que você defina um segmento para mergulhar nesse universo. 

Seguir o seu coração é fundamental nesse momento, pois quando houver situações ruins e momentos inesperados, você será guiado pela paixão. 

Suponhamos que você sempre sonhou em abrir um e-commerce ou um marketplace de quiosque de madeira. No entanto, optou por um negócio mais ‘’rentável’’. Contudo, quando surgirem situações ruins, você pensará em fechar a marca logo no primeiro momento. 

2. Estude muito 

Para começar a empreender não é necessário completar a graduação ou mesmo buscar por uma especialização. Mas isso não significa que você deve ficar na sua zona de conforto e parar de estudar. Muito pelo contrário! 

O empreendedorismo exige que você conheça um pouco sobre determinada área, como administração, finanças, vendas, marketing, entre outros. Além disso, é fundamental estudar, a todo instante, o dinamismo do mercado. 

Vamos imaginar que a sua empresa está inserida no nicho de sensor de temperatura e umidade. Assim, é essencial acompanhar os concorrentes, compreender as sazonalidades deste mercado, e por aí vai. 

3. Faça um plano de negócios

Outro ponto importante para começar a empreender é criar um plano de negócios. É ele quem irá guiar as suas estratégias e definir as melhores opções do mercado. 

Neste documento, é necessário registrar os fornecedores para comprar ímã de neodímio, seus principais concorrentes, o público-alvo do seu negócio, entre outros pontos importantes. 

4. Estude o seu público-alvo

Por fim, vale mencionar que definir o público-alvo é fundamental para o sucesso do seu negócio. Afinal, você direcionar suas estratégias e campanhas a ele. Para isso, é fundamental coletar dados demográficos, como: 

  • Idade;

  • Sexo;

  • Faixa salarial;

  • Preferências de consumo;

  • Hábitos;

  • Entre outros. 

Depois, avalie qual grupo de encaixa melhor na realidade do seu negócio e, em seguida, direcione suas ações e esforços para atingir esse público.

Gostou do nosso post sobre como começar a empreender? Então, compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.

Gostou de nosso post? Compartilhe: