4 certificações de TI que sua empresa precisa ter

03/07/2018 às 09:40 Ajuda

4 certificações de TI que sua empresa precisa ter

O conceito de TI dentro de uma empresa hoje em dia é muito diferente do conceito que tínhamos há alguns anos atrás.

E não estamos falando apenas de empresas que se relacionam diretamente com a internet, mas qualquer tipo de negócio hoje em dia precisa desse tipo de profissional mais do que nunca.

É verdade que o TI ganhou ares cada vez mais importantes dentro das empresas e isso tem a ver com o crescimento da importância da internet e da relação que todo tipo de cliente tem com ela hoje em dia.

E com toda essa importância, é importante também que as empresas saibam quais são as certificações necessárias e que podem gerar mais valor para o seu negócio.

E é por isso que hoje separamos uma lista de 4 certificações de TI que sua empresa precisa ter.

Dessa forma você vai entender melhor como aprimorar esse setor e fazer com que sua empresa cresça mais. Mas você sabe exatamente para que serve o TI de uma empresa?

E você sabe o que são cerificações de TI? Bom, antes de falarmos delas especificamente, é importante esclarecermos esses conceitos.

Deseja um ceritificado SSL para o seu negócio onilne? O nosso Certificado SSL tem valor apartir de R$ 99,00 anuais. Confira já!

Para que serve o TI hoje em dia?

O profissional de TI hoje não é simplesmente aquele que vai resolver os problemas do sistema quando algum funcionário precisa.

Na verdade, ele pode fazer isso também, mas suas atividades vão muito além de alguém que está lá só para fazer a manutenção das máquinas.

A verdade é que esse profissional hoje tem também a função de pavimentar a estrada digital para onde a empresa deseja passar. Isso significa que todas as ações online precisam ser arquitetadas por esse setor antes de qualquer coisa.

E todos nós sabemos que construir online hoje em dia é essencial, trabalhe você diretamente com internet ou não.

O que são certificações de TI?

Uma certificação de TI é basicamente uma indicação que demonstra a competência de um profissional em um determinado assunto dentro dessa área.

Certificações geralmente são obtidas através de algum tipo de curso ou até mesmo uma prova. Uma diferença com as certificações em TI é que elas geralmente são específicas do fornecedor, ou seja, da empresa que possui determinada tecnologia.

Leia também: Diferença entre os tipos de ceriticados SSL

E agora que você já entendeu um pouco melhor sobre esses dois conceitos, podemos falar diretamente das 4 certificações de TI que sua empresa precisa ter.

Certificação de Big Data

Você sabe o que é Big Data? Ele é um termo que fala basicamente dos dados que estão disponíveis na rede e tem a ver com a organização desses dados.

Em outras palavras, em quais são os dados dos usuários que mais interessam a determinada empresa e como usar esses dados para que a empresa consiga atrair cada vez mais clientes.

É o big data que faz, por exemplo, que apareçam as propagandas certas dos produtos que você mais procura.

Por isso, ter um certificado de big data indica que você possui não só habilidades de organização desses dados, mas que você pode fazer com que os negócios de clientes aumentem perceptivelmente com a forma com que esses dados são usados por um profissional, ou uma empresa, no caso, que domina essa área.

Certificação de Gerenciamento de Segurança da Informação

O foco principal desse tipo d ecertificado, que também pode ser abreviado pela sigla CISM (do inglês, Certified Information Security Manager) é no gerenciamento da segurança da informação.

Em outras palavras, seu trabalho será projetar e projetar protocolos de segurança, bem como gerenciar a segurança de uma empresa.

A pessoa que possuí o CISM, terá acesso a linhas de negócios fora da TI, colocando-se frente a frente com as partes interessadas da empresa (financeiro e TI).

Certificado de Hacker Ético

O nome pode até parecer bem engraçado, mas esse é um dos certificados que tem ganhado mais importância nos últimos anos.

O Conselho Internacional de Consultores de Comércio Eletrônico (EC-Council) criou e administra a certificação CEH (Cerified Ethical Hacker, do inglês), voltada para agentes de segurança e auditores, administradores de sites e outros responsáveis pela segurança de rede e de dados.

Com ele, o profissional prova que está apto a criar buracos, pontos fracos e vulnerabilidades nas defesas de rede de uma empresa usando técnicas e métodos usados por hackers.

A diferença entre um hacker e um hacker ético é que o objetivo de um hacker é causar danos, roubar informações, enquanto a finalidade de um hacker ético é fazer exatamente o contrário, ou seja, corrigir ou impedir que esses danos sejam causados.

Leia também: SSL é critério para SEO? 

Certificado em Cloud Computing

Extremamente importante entre as certificações de Ti que sua emrpesa precisa ter. Hoje em dia ter domínio da nuvem é essencial.

Como todos sabemos, a adoção de tecnologia baseada em nuvem está crescendo rapidamente, especialmente entre as pequenas empresas.

Mas ter as habilidades e o conhecimento corretos no mercado de trabalho competitivo pode ser difícil. E uma vantagem extra para a empresa é com certeza a certificação em Cloud Computing.

Além de demonstrar que você está apto para esse tipo de serviço, esse certificado também é um símbolo de que a empresa pensa no futuro, não está estagnada e tem ambição.

E aí, gostou das 4 certificações de TI que sua empresa precisa ter? Definitivamente, é de extrema importância que você consiga entender a importância deles e entender para que esses cerificados servem.

Apesar de parecer uma simples novidade para alguns, elas podem fazer toda a diferença na hora de algum cliente pesquisar sobre sua empresa, além de também ser um grande diferencial no dia a dia, no trabalho e dentro dos objetivos que você quer alcançar.

É impossível tentar ignorar a tecnologia hoje em dia e ter esse tipo de certificado mostra o quanto você leva o futuro a sério.

Gostou de nosso post? Compartilhe: