11 dicas para iniciar um negócio e ganhar dinheiro

11 dicas para iniciar um negócio e ganhar dinheiro

17/05/2017 às 15:20Marketing

11 dicas para iniciar um negócio e ganhar dinheiro

Decidir começar um negócio pode ser uma das decisões as mais difíceis e exatas que você faz em sua vida. É desafiador? Sim, mas também pode ser muito proveitoso desde que você esteja disposto a trabalhar sempre e fazer a diferença, maneiras de ganhar dinheiro na internet, claro. Bom, há várias maneiras e estratégias de iniciar esse plano. Para te ajudar, separamos 10 etapas essenciais para que sua empresa/projeto seja sempre ascendente.

Como iniciar um negócio? Dicas fundamentais

Inspire-se com sua ideia

Todos os negócios começam a partir de um ponto comum: uma idéia. Você pode ter esse sonho há anos ou a inspiração é recente. Independentemente da fonte, a primeira etapa ao iniciar seu próprio negócio vem com uma ideia de projeto.

Faça uma boa pesquisa

Você identificou sua grande ideia, agora é hora de equilibrá-la com um pouco de realidade. Você está realmente pronto para começar um negócio? Pense, pesquise e reflita, sobretudo no investimento de tempo e dinheiro, além da dedicação, claro. Sendo assim, a próxima fase de pesquisa que você deve realizar precisa guia-lo a descobrir se sua ideia de negócio tem potencial. Para isso, conte com boas fontes, leia artigos, conte com a ajuda de especialistas... há sempre muitos caminhos a seguir.

Para que uma empresa de pequeno porte para ser bem sucedida, ela deve resolver um problema, satisfazer uma necessidade ou oferecer algo que o mercado/cliente quer. Há uma série de maneiras que você pode identificar essa necessidade, incluindo pesquisa, grupos de foco e até mesmo “tentativa e erro”. À medida que você explora o mercado, algumas das perguntas que você deve responder incluem:

  1. Existe uma necessidade de seus produtos / serviços antecipados?

  2. Quem precisa, qual o público alvo?

  3. Existem outras empresas que oferecem produtos / serviços similares?

  4. Como é a competição?

  5. Como sua empresa se encaixará no mercado?

A partir daí, já dá para ter uma boa noção de como se desenhará seu negócio.

Faça um plano

Você precisa de um plano para tornar a sua ideia de negócio uma realidade. Se você pretende buscar apoio financeiro de um investidor ou instituição financeira, bem como começar por si mesmo, fazer um plano de negócios obrigação.

Em geral, seu plano de negócios deve delinear seus objetivos de negócios e a motivação por trás deles, bem como seu plano para alcançar seus objetivos em termos de marketing e financiamento.

Planeje suas finanças

Iniciar uma pequena empresa não precisa exigir que você tenha muito dinheiro, mas vai envolver algum investimento inicial. Há uma série de maneiras que você pode financiar sua pequena empresa, incluindo: financiamento, empréstimos para pequenas empresas e investidores.

Escolha uma estrutura de negócio

Sua pequena empresa pode ser uma empresa unipessoal ou uma corporação. A estrutura de negócios que você escolher terá impacto em muitos fatores, desde o nome da sua empresa até sua responsabilidade, como você arquivará seus impostos e gastos essenciais.

Você pode escolher uma estrutura de negócios inicial e, em seguida, reavaliar e alterar sua estrutura à medida que sua empresa cresce e precisa de mudanças.

Escolha e registre o nome da sua empresa

Seu nome comercial desempenha um papel em quase todos os aspectos do seu negócio, então você quer que seja um bom. Certifique-se de pensar em todas as implicações potenciais e como você explorar suas opções e escolher o nome da sua empresa.

Depois de ter escolhido um nome para o seu negócio, você precisará verificar se ele é marca registrada ou atualmente em uso. Em seguida, terá que registrá-lo. No caso de um site, esse processo é simples, já para uma empresa física, o procedimento é um pouco burocrático.

Obtenha licenças e permissões

A papelada é uma parte do processo quando você inicia seu próprio negócio. Há uma variedade de licenças de pequenas empresas e licenças que podem ser aplicadas à sua situação, dependendo do tipo de negócio que você está começando e onde você está localizado. Você precisará pesquisar quais licenças se aplicam durante o processo de inicialização.

Configure o local da sua empresa

Configurar o seu local de trabalho é importante para o funcionamento do seu negócio, se você vai ter um escritório em casa, um espaço compartilhado ou privado, ou um local de varejo. Você precisará pensar sobre sua localização, equipamento e configuração geral e certifique-se de que o local da sua empresa funciona para o tipo de negócio que você estará fazendo.

Escolha seu sistema de contabilidade

Pequenas empresas funcionam com mais eficiência quando contam com sistemas completos e prontos, como o de contabilidade, necessário para criar e gerenciar seu orçamento, definir suas taxas, conduzir negócios com outros e arquivar seus impostos. Você pode configurar seu sistema de contabilidade você mesmo, ou contratar um contador para que cuide desses processos.

Promova sua pequena empresa

Uma vez que seu negócio está instalado e funcionando, você precisa começar a atrair clientes criando um plano de marketing, essencial para qualquer negócio. Nesse caso, é bom apostar em diversas estratégias, sobretudo quando se trata da internet e novas mídias, pensando que o cliente atual deseja contar com o que é mais fácil, rápido e prático. Logo, é preciso aproveitar as oportunidades.

Seja um negócio online ou físico, você necessita de um site direcionado e um canal de comunicação direto com os clientes. Além disso, deve estar presente em todas as redes sociais e focar em campanhas chamativas, que chamem atenção de seu público alvo e gere, claro, muitas vendas.

Trabalhe, dedique-se e conte com ótimos parceiros

Iniciar um negócio pode ser muito bom para seus planos desde que você trabalhe e se dedique bastante, além de contar com parceiros que realmente estejam dispostos a garantir seu crescimento. Para montar um site, por exemplo, você pode contratar uma empresa de hospedagem versátil que conta com uma série de serviços, seja para uma loja virtual, blog, e-mail marketing, publicidade com Google Adwords, entre muitas outras opções. Esperamos que este artigo tenha sido de grande utilidade para seus objetivos. Quer saber mais e ganhar bastante dinheiro com seu projeto? Entre em contato com a ISBrasil e não perca mais tempo.

Gostou de nosso post? Compartilhe: