Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

10 documentários que toda pessoa criativa deveria assistir

26/07/2018 às 09:28 Ajuda

10 documentários que toda pessoa criativa deveria assistir

Criatividade para que? Como gerar ideias? Quais as vantagens de ser uma pessoa criativa? Essas são algumas perguntas que aparecem na nossa mente quando o assunto é criatividade.

É claro que em algumas pessoas essa habilidade é maior do que em outras, mas isso não impede de todo mundo usar a inteligência para aprimorá-la. Através desse artigo, você vai saber de toda a importância da criatividade e conhecer os 10 documentários que toda pessoa criativa deveria assistir.  

Leia sobre hospedagem de site barata no nosso blog!

A criatividade pode ser desenvolvida 

Você pode estar se fazendo a seguinte pergunta: eu preciso ser criativo ou é apenas mais uma mera exigência das empresas? As pessoas relacionam a criatividade como algo pessoal e intransferível, mas estão totalmente enganadas. 

Ela é algo que pode e deve ser desenvolvido, mas depende exclusivamente da nossa competência, comportamento e interesse.

Atualmente, a criatividade ou inovação não se restringe somente ao empreendedor. Leia nosso post sobre vantagens de Criar um Blog  

Buscar ter um diferencial é oferecer um pouco a mais do que o seu cliente esperava com o objetivo de atrair sua preferência, atender suas necessidades com as mudanças nos produtos ou serviços, buscando soluções estratégicas para sair do tradicional. 

Empresas x criatividade

Investir em cursos que estimulem no colaborador a imaginação ou as técnicas de inovação é praticamente uma obrigação dentro das grandes empresas. 

Os objetivos são as melhorias em todos os processos, diminuição de mão de obra, insumos e tecnologia, além de uma comunicação eficaz muito mais assertiva. 

Hoje em dia, pode-se perceber de forma clara, uma quebra nos paradigmas onde todas os colaboradores devem ser criativos e não somente os proprietários das empresas ou chefes de setor.

A criatividade tem relação com todos os processos de pensamento, imaginação, intuição e originalidade.

Tudo isso tem relação com as qualidade importantes de um freelancer bem sucedido, desde que seja aliado a conhecimentos técnicos e outras habilidades necessárias para que o conjunto fique completo. Aprimore seus conhecimentos em Como criar um blog

Estimule sua criatividade

Estimular sua criatividade é estimular diretamente a flexibilidade, a visão de futuro, a autonomia, os trabalhos em equipes, a liderança, a frenética busca por soluções viáveis, entre outros.

Em um mundo de mudanças constantes e completamente marcado por turbulências e incertezas, todo esse estímulo torna-se essencial. 

A criatividade não é algo transitório, ou seja, é um patrimônio do ser humano e que deve ser explorado, ao máximo, pela sociedade.

Não existe hora marcada para ser criativo, pois essa importante prática deve ser constantemente estimulada e desenvolvida pelas empresas para se adequarem ao novo cenário econômico. Conheça nosso serviço de Hospedagem de Site

Quais as vantagens das pessoas criativas?

•    Empreendedoras;
•    Curiosas e atualizadas;
•    Agressivas e auto-suficientes;
•    Persistentes e perseverantes;
•    Autônomas e corajosas;
•    Bem informadas;
•    Auto-disciplinadas;
•    Auto-motivadores;

 Obstáculos que impedem a criatividade

•    Ideias e paradigmas ultrapassados;
•    Fronteiras e dificuldades imaginárias;
•    Conformismo;
•    Desistência;
•    Preguiça mental;
•    Receio da sua ideia não ser aceita;
•    Pouco ou nenhum incentivo por parte das empresas;
•    Excesso de uma lógica inadequada;
•    Resistência para quebrar velhos pensamentos.

Fatores que facilitam a criatividade

•    Motivar as pessoas a ver a realidade por outra ótica;
•    Usar imagens visuais, auditivas;
•    Gerar ideias fluidas e sem nenhum julgamento;
•    Perceber coisas que ninguém havia percebido;
•    Explorar as ideias e criar multiplicidade;
•    Buscar conciliação dos lados opostos;
•    Aprender com os erros;
•    Quebrar paradigmas e padrões engessados
•    Disposição para fazer acontecer;
•    Senso de humor;
•    Desafio as normas;
•    Receptividade as novas ideias.

Conheça agora os documentários que podem aguçar e muito sua criatividade. 

Art & Copy (2009)

Dirigido pelo famoso documentarista Doug Pray. Trata-se de um documentário sobre a importante indústria da publicidade nos Estados Unidos e mostra a epopeia de alguns dos mais criativos e influentes publicitários de todos os tempos.  

Para se ter uma ideia, ele foi um dos responsáveis por campanhas como: “Just Do It”, “I Love NY”, “Think Different”, entre tantas outras que fazer sucesso até hoje. 

Arquitetos do Poder (2010)

Trata-se de um documentário que faz um importante panorama das relações entre política e mídia no Brasil.

Ele foi produzido a partir de depoimentos e imagens de arquivo e narra a história da comunicação política brasileira a partir das eleições do presidente Getúlio Vargas, em 1950, até as eleições de Lula, em 2002. O documentário também relembra fatos da marcante eleição de 1989. 

Comercial (2010)

Esse documentário é praticamente obrigatório para todos os profissionais que desejam construir carreira no mundo da publicidade.

Ele mostra as histórias nos bastidores das grandes produções comerciais brasileiras, contadas por alguns dos maiores e influentes publicitários brasileiros: Washington Oliveto, Fernando Meireles e Marcello Serpa. 

The Persuaders (2004)

Produzido pelo renomado diretor Douglass Rushcoff, esse documentário explora a imensa persuasão do marketing e da publicidade nas pessoas na hora da compra.

Uma série de estudos e observações de campo mostram toda a evolução da publicidade e do marketing digital em suas novas formas de abordagem do público. 

Lemonade (2009)

Lemonade é uma espécie de filme/documentário bastante inspirador para as pessoas criativas.

Ele narra a interessante história de 16 profissionais de publicidade que perderam seus empregos e usaram a criatividade ao extremo para dar a volta por cima. Vale a pena assistir!

The Greatest Movie Ever Sold (2010)

Esse documentário mostra como o famoso diretor Morgan Spurlock conseguiu 10 milhões de dólares para fazer seu mega filme de sucesso. É pura criatividade!

Design the New Business (2011)

O documentário mostra como o design tem moldado novos negócios.

Essa promissora área surge como a solução de problemas em várias empresas de tecnologia.

O documentário ainda conta com entrevistas e estudos de casos inspiradores.

Milton Glaser: To Inform and Delight (2008)

Na opinião de muitas pessoas, ele é considerado o designer gráfico mais importante da América.

Milton Glaser foi o criador da icônica logo “I Love NY”. Dirigido por Chaves Wendy, o documentário narra o dia a dia da vida de Glaser e revela o seu enorme entusiasmo e humanidade, bem como o alto nível de inteligência e criatividade.

Objectified (2009)

Trata-se de uma viagem pelo mundo do design industrial e da interação das pessoas com os objetos.

O documentário apresenta entrevistas com renomados designers que narram toda a trajetória dos produtos da prancheta de desenho até as prateleiras dos supermercados. 

Helvética (2009)

O documentário foi lançado em comemoração aos 50 anos da conhecida fonte Helvética.

Tipógrafos, designers e estudiosos falam sobre a famosa fonte e a cultura visual global.

Ainda tem dúvidas? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. 
 

Gostou de nosso post? Compartilhe: