Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

WordPress.com ou WordPress.org: qual é o melhor?

23/04/2021 às 19:05 WordPress

WordPress.com ou WordPress.org: qual é o melhor?

Muitas pessoas que navegam na web não sabem o que é o WordPress, mas com certeza já acessaram um site alocado na plataforma. Isso porque ela é a responsável por 35% de todas as páginas disponíveis. Está achando uma quantidade baixa? Saiba que o Joomla, seu concorrente direto, soma apenas 5% do total.

Desenvolvida por Matt Mullenweg e Mike Little em 2003, a plataforma possui linguagem PHP (Hypertext Preprocessor), banco de dados MySQL e um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) otimizado, que permite criar, organizar, publicar e apagar conteúdos com muita facilidade. 

Muito versátil, a hospedagem WordPress pode ser comparada analogamente com tendas para eventos. Em suma, as coberturas são encontradas em diferentes modelos para que possam atender com precisão a função para a qual é destinada. O mesmo acontece com a plataforma, que pode seguir o modelo compartilhado, cloud server e dedicado. 

Contudo, essas não são as principais diferenciações do sistema. Atualmente, é possível adquiri-lo em duas versões distintas: o WordPress.com e o WordPress.org. Quer saber detalhes de cada plataforma e qual é a que mais se encaixa no seu modelo de negócio? Continue acompanhando esse artigo! 

WordPress.com 

Dividido em duas subcategorias, a gratuita e a paga, o WordPress.com é ideal para o compartilhamento de portfólios e para pequenas empresas que não tem muitas exigências de funcionalidades, ou seja, aquelas que buscam um site funcional para promover sua marca e conteúdos, e não para criar um e-commerce. 

Pense em uma prestadora de serviços de manutenção de balcão refrigerado pequeno. Por ser um serviço que precisa de checagem presencial para entender as falhas, a companhia não irá precisar de uma parte de vendas e muito menos de recursos extras para conseguir promover o que faz. 

Nesse cenário, a versão .com do WordPress pode ser suficiente. Nela, o site vira um subdomínio da plataforma, apresentando um espaço de armazenamento limitado. Quando um modelo pago é contratado, é possível ainda realizar a remoção de anúncios e a contratação de mais espaço.

WordPress.org

Sem dúvidas, uma grande fábrica de mesa rústica de madeira não irá se contentar com um site cheio de limitações, afinal, ela pode atuar tanto no setor B2B (empresa para empresa) quanto no B2C (empresa para consumidor) e necessita de recursos especiais para garantir que a página é adequada para ambos. 

É justamente por isso que o WordPress.org foi criado, promovendo mais vantagens para donos e gestores de companhias que necessitam de sites sites que assegurem liberdade para criar conteúdos diferenciados, gerenciar bibliotecas, vender anúncios e até mesmo criar e-commerces. 

Além de todas essas vantagens, a versão oferece templates personalizados, diversos plugins especiais e controle de tráfego com o apoio do Google Analytics e outras ferramentas de gestão, o que é fundamental para acompanhar com precisão o desempenho da página e de todas as estratégias adotadas. 

Porém, é necessário ter um pouco mais de atenção para contratar esse modelo do WordPress. O motivo? Por oferecer diferentes recursos, o que inclui alguns voltados para a parte de programação, a versão .org demanda um certo conhecimento de HTML para colocá-los em prática, o que é dispensável no primeiro caso. 

Gostou do nosso post com WordPress.com ou WordPress.org: qual é o melhor? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Larissa Rhouse,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.

Gostou de nosso post? Compartilhe: