Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

WhatsApp Business: como usá-lo na agência de marketing

27/05/2018 às 12:21 AdWords

WhatsApp Business: como usá-lo na agência de marketing

Atualmente, o Whatsapp é a ferramenta de comunicação utilizada com maior frequência no Brasil e no mundo, com nada menos do que 1,3 bilhão de usuários conectados e ativos.

Ele possibilita a troca de mensagens instantâneas, em tempo real e por meio de uma plataforma simples, de fácil compreensão e leve para os smartphones.

Nos últimos anos, organizações em todo o mundo passaram a incorporar a ferramenta em suas estratégias, tornando-a uma aliada para a divulgação de promoções, campanhas de marketing digital ou até mesmo na hora de possibilitar o contato rápido e direto com os clientes.

O Whatsapp Business chegou ao mercado e promete fazer muito sucesso. Através desse artigo, você vai saber como usá-lo na sua agência de marketing da melhor maneira. 

O que é Whatsapp Business?

O Whatsapp Business foi criado para melhorar a comunicação entre os clientes e a empresa, independentemente do seu porte e segmento de atuação.

Por enquanto o aplicativo já está disponível gratuitamente para sistemas Android e deve ser liberado para sistemas iOS em pouco tempo. 

Para permitir melhor comunicação entre o cliente e empresa, o Whatsapp Business conta com funcionalidades e ferramentas que visam a classificação e automatização de mensagens, além da possibilidade de respondê-las mais rapidamente e de modo mais eficiente. Leia nosso post sobre como ter maior resultado no email marketing

Quais as principais funções?

1. Criar perfis comerciais/profissionais

Diferentemente do Whatsapp tradicional, com o Business o usuário se tornará comercial e poderá adicionar uma breve descrição sobre seu negócio, telefone, horário de atendimento, localização, endereço do site e e-mail.

2. Oferecer respostas rápidas

Com o Whatsapp Business, algumas mensagens poderão ser criadas e salvas para responderem aos clientes com maior facilidade e rapidez. 

Essas mensagens podem responder as perguntas mais frequentes relacionadas ao seu negócio, como fornecer informações sobre entrega, descrições de serviços ou produtos, termos de uso, entre outros.

Aprimore seus conhecimentos em Como aumentar a conversão com o E-mail Marketing!

3. Possibilidade de automatizar mensagens

Outra funcionalidade oferecida pelo Business diz respeito à possibilidade de automatização de mensagens, que podem ser instantâneas e que poderão ser enviadas aos clientes quando o perfil estiver ausente.

O mesmo também serve para mensagens de apresentação ou saudação, por exemplo.

4. Relatório de contatos

Com o Whatsapp Business, você poderá monitorar algumas estatísticas e dados referentes aos contatos e fluxos de mensagens de sua empresa. Dessa forma, seu negócio terá controle sobre o número de mensagens lidas, entregues e enviadas. 

Como usar o Whatsapp Business na agência de marketing?

É muito importante lembrar que a forma de utilização do aplicativo deve ser profissional e equilibrada. Sempre deve haver o compromisso em responder às mensagens com agilidade, objetividade, confidencialidade e eficácia.

Se for utilizar para enviar propostas de vendas e outras ofertas, é preciso ter bom senso e jamais exagerar. Afinal de contas, com a mesma praticidade que o lead ou cliente aceita seu contato, ele pode bloqueá-lo.

Relacionamento com o cliente

Criar um relacionamento com o internauta é fundamental, mesmo antes de ele se tornar cliente. O WhatsApp Business é uma ferramenta que pode contribuir muito nessa etapa. Você pode enviar aos seus contatos informações úteis que tenham a ver com o seu negócio.

Mas não fale diretamente do produto ou serviço, mas de algo que esteja ligado a esse universo e aproxime o consumidor da sua empresa. Conheça nosso serviço de Email Marketing

Podem ser vídeos, notícias, indicações, tirar dúvidas, dar sugestões e outras coisas que permitam criar um vínculo e fazer o consumidor sentir-se confortável com a sua presença na vida dele.

Essa é uma forma gerar uma experiência personalizada, de despertar interesse e fornecer conhecimento. É a etapa inicial do processo de vendas baseado no novo marketing.

Prospecção de clientes    

Não é novidade que o marketing tradicional vem perdendo espaço no mercado para o marketing digital, que é voltado para as necessidades do consumidor, focando em oferecer conteúdo útil para o problema dele, através de diferentes estratégias.

Nessa etapa, o consumidor poderá fornecer um contato para ter acesso ao conteúdo, seja de e-mail ou WhatsApp, de forma voluntária e não ficará surpreso quando receber sua oferta de compra.

Outro benefício de prospectar clientes pelo WhatsApp Business é que a maioria das pessoas preferem responder mensagens escritas do que falar ao telefone.

Pois já se acostumaram com a liberdade de poder responder depois, sem aquela pressão imediata.

Essa é uma grande vantagem das mensagens ou imagens pelo Whatsapp Business, ou seja, você faz contato de uma forma não invasiva e agrada muito mais, aumentando exponencialmente as chances de vendas. 

Vendas

Pelo WhatsApp Business você enviar mais do que mensagens ou imagens. Como ferramenta de auxílio às vendas, ele permite enviar um link de boleto, de preenchimento de dados para cartão, contratos, propostas e outras coisas que facilitam o processo através de uma ferramenta que o usuário tem em mãos o tempo inteiro.

Funil de vendas

Em todas as ferramentas seja Facebook Ads ou Google Adwords é fundamental a existência de um processo de vendas e no WhatsApp Business não é diferente.

Tão importante quanto preencher o perfil e mostrar ao cliente o profissionalismo da sua empresa é utilizar as informações dos seus clientes para criar um plano de vendas da sua marca.

O profissionalismo do aplicativo é visto também na criação de etiquetas para o agrupamento de cliente por estágio de compra ou de contato com a empresa. Suponha que você possua clientes em três níveis diferentes de relação com sua marca.

  1. A – Clientes fidelizados
  2. B – Novos clientes
  3. C – Prospects

Com a função de etiquetas o WhatsApp Business funciona compilando clientes com perfis parecidos, para que você possa trabalhar com cada um no real momento em que eles se encontram.

Em suma, você pode criar mensagens mais adequadas para cada grupo de cliente e trabalhar o que é necessário para ele em cada momento. 

Criar um funil de vendas e aplicar estratégias de distribuição de conteúdo é o que de fato fará com que valha a pena aprender como usar o WhatsApp Business. 

O resultado de como usar o WhatsApp Business depende da aplicabilidade de estratégias de vendas associada ao seu negócio.

As possibilidades de métodos são muitos e todos dependem do objetivo que você pretende alcançar com o uso do WhatsApp para os negócios.

Ainda tem dúvidas? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. 
 

Gostou de nosso post? Compartilhe: