Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Você sabe qual a frequência ideal para envio de e-mail marketing?

15/07/2017 às 10:16 Email Marketing

Você sabe qual a frequência ideal para envio de e-mail marketing?

Saiba como definir o prazo de envio de campanhas de e-mail marketing, sem incomodar o cliente e com altas chances de fechar um bom negócio.

Sabe aquele consultor de vendas que te liga toda semana, justamente na hora do almoço, para te oferecer um cartão da loja? Ou aquele corretor de seguros, que uma vez você fez uma cotação de preços e diariamente lhe envia e-mails com promoções imperdíveis? Pois é. Se você não quer ser considerado o chato da vez por seus clientes, é melhor controlar o envio dos e-mails marketing para seus contatos. Não existe uma fórmula mágica que defina como não incomodar seu cliente e ao mesmo tempo evitar que sua marca ou produto seja esquecido. Através desse artigo você vai saber qual a frequência certa para o envio de e-mail para seus clientes sem incomodá-los e com altas chances de vendas.

Nem sempre a quantidade é importante Na verdade, o número de mensagens varia de empresa para empresa e depende até mesmo da época do ano. No caso de envio de e-mail marketing, menos é mais. Estudos recentes afirmam que a frequência de envios e o engajamento são inversamente proporcionais, ou seja, quanto mais e-mails de promoções a loja envia para seus clientes, menos retorno positivo é obtido em cada mensagem.

Vale lembrar que toda a divulgação requer planejamento. Por exemplo, um e-mail de uma campanha do dia dos pais enviado duas semanas antes da data, pode dar mais certo do que vários e-mails enviados na véspera. A questão da relevância conta muito para o cliente e tudo que é feito em cima da hora, geralmente não funciona. A regra é bastante clara: e-mail sem conteúdo interessante, não faz efeito algum perante o consumidor.  Pelo contrário, mensagens pouco atrativas podem até afastar o público do seu produto ou marca.

Diversifique os assuntos abordados É claro que se a receptividade dos seus clientes for positiva, você pode até enviar mais de um e-mail marketing por dia ou por semana. Nunca se esqueça de observar qual a reação do cliente, antes de definir a periodicidade ideal. Variar os temas, sempre é muito importante tanto para o cliente conhecer melhor sua empresa, quanto para você, que vai passar um boa impressão para o mesmo.

Uma outra dica interessante, é que não adianta mudar apenas o assunto da mensagem se o conteúdo for sempre o mesmo. Fica parecendo trabalho de gente preguiçosa para o cliente. Você sempre deve ter em mente que um bom conteúdo pode gerar bons negócios. Por exemplo, se sua última mensagem foi sobre uma oferta de um produto, que tal enviar alguma dica útil para o cliente no próximo e-mail? Às vezes, era o que o cliente estava procurando na internet e você ofereceu uma solução para ele, o que vai gerar grande credibilidade para sua empresa.

Leia também nosso post sobre CUIDADOS AO REGISTRAR UM DOMÍNIO

Procure descobrir os horários que seus clientes estão online Essa é outra tática que funciona muito bem. Ao invés de ficar enviando dúzias de e-mails marketing durante a semana, tente descobrir os horários que seu cliente fica online. As chances dele ler suas mensagens é muito maior, do que enviar aleatoriamente. O cliente pode perceber que sua empresa está atenta aos horários que ele está online, o que pode ser ótimo para sua marca. Algumas ferramentas como Google Analytics ou Clicktale podem te ajudar a descobrir quais os períodos de maior tráfego no seu site, gerando um maior engajamento entre sua empresa e seus clientes. São pequenos detalhes que fazem uma enorme diferença no final e sua empresa que sai ganhando, sempre.

Você deve usar e abusar dos testes A/B Esse é um ótimo recurso que tem a função de testar todas as estratégias de marketing. Envie mensagens em horários alternados para cada tipo de amostra e faça o teste da taxa de abertura das mesmas, antes de enviar o e-mail para todos os seus consumidores. Se em um determinado horário, a taxa de abertura de mensagens for pequena, é claro que você não vai perder tempo em enviar e-mails durante aquele período, certo? Você tem à sua disposição, várias ferramentas de e-mail marketing que fazem toda a automatização do processo para você. Testar antes se vai dar certo, pode ajudar muito a aumentar suas vendas.

Verifique a quantidade de mensagens enviadas de uma só vez Você sabia que uma grande quantidade de e-mails enviados de uma só vez, mesmo que seja para diferentes destinatários, podem ser identificados como spam? Se isso acontecer, lá se foi a sua chance de fechar um negócio. Se sua empresa não envia vários e-mails marketing de uma só vez, periodicamente, todo o seu trabalho pode ir pelo ralo, pois as chances das mensagens virarem spam são grandes.

Uma das melhores maneiras de fazer uma divulgação de suas campanhas de marketing, é fazer uma divisão da lista de todos os seus contatos, em grupos. Para cada um deles, você deve enviar as mensagens em dias e horários alternados. As chances de seus e-mail chegarem na caixa de entrada do cliente, aumentam muito se for feito dessa forma. Pode até dar um pouco mais de trabalho, mas as chances do cliente abrir suas mensagens e se interessar pelo seu produto, são bem grandes, principalmente se for um conteúdo interessante.

Ainda tem dúvidas sobre qual a frequência certa de envio de e-mail marketing? Sem problemas. Você pode ficar por dentro de outras dicas bacanas em QUAIS SÃO AS REDES SOCIAIS QUE NÃO PODEM FALTAR NO SEU SITE?  Queremos saber se sua loja virtual teve um retorno satisfatório com o envio de e-mails para seus consumidores e qual foi a frequência dessa campanhas. Ela será de grande valia para outros leitores que ainda não sabem como definir a frequência certa de envio de e-mails para os clientes. Toda troca de experiências sempre é muito válida, principalmente se tratando de conquistar e fidelizar clientes em um mercado cada vez mais acirrado.

 

 

 

 

 

 

Gostou de nosso post? Compartilhe: