Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Quais são as redes sociais que não podem faltar no seu site?

16/06/2017 às 19:50 Marketing

Quais são as redes sociais que não podem faltar no seu site?
As redes sociais são plataformas de interação entre as pessoas e de disseminação de conteúdo que cada vez mais têm espaço como estratégias de marketing digital. Elas estão em todo lugar e vêm ganhando novos aspectos, propósitos e abrangências, consequentemente, os mecanismos com os quais as redes sociais operam têm se mostrado bastante colaborativos com as intenções do marketing digital, seja para fidelizar clientes e seguidores, seja para monetizar o acesso a seus conteúdos. Cliques, curtidas e compartilhamentos faz com que essas plataformas se interajam, bem como sua expansão seja ilimitada dentro do mundo virtual.

 

Todo ano, uma ou mais redes sociais surgem. Para quem gosta de socializar virtualmente, esse é um prato cheio. As redes sociais têm finalidades diferentes, mas, em geral, elas aproximam as pessoas, facilitam novas amizades, conversas mais diretas e informais, dão acesso a fotos, vídeos, textos e notícias em tempo real. Possibilitam ainda que os usuários tenham autonomia e pessoalidade no uso de seus perfis, ou seja, nas redes sociais, o usuário se “apresenta” conforme suas fotos, seus álbuns, postagens e vídeos, bem como constrói uma rede de amizades e interesses, de acordo com sua personalidade; suas curtidas, compartilhamentos e comentários são sua identidade nas redes sociais.

 

 

Entre as maiores redes sociais da internet, em 2017, os lugares de destaque ficaram para o Facebook, Whatsapp, Messenger e Youtube, liderando as campeãs entre as preferidas pelo internauta brasileiro.  Logo, para quem quer ter um site de sucesso com sua loja virtual, textos ou vídeos deve ter sua marca agregada a essas e outras redes sociais relevantes. Vale lembrar que a associação de seu nome às redes sociais é uma possibilidade de que seu produto seja multiplicado na rede, chegando ao conhecimento de um público outrora inimaginado.

 

Pesquisas apontam que mais da metade da população ativa no Brasil faz uso de alguma rede social.  É preciso lembrar que as tecnologias de comunicação, bem como o acesso a elas, também cresce; por exemplo, a quantidade de pessoas com smartphones e a pacotes de internet móvel só cresce, o que também favorece seu acesso às redes sociais. Fato é que as pessoas estão exponencialmente mais conectadas! O que torna a internet um lugar frutífero de investimento, assim como de uso de todas as estratégias digitais em favor de seu negócio virtual.

 

Seja para diversão ou para o estudo; seja para estar por dentro das notícias ou para o trabalho, fato é que o uso das redes sociais, na maioria das vezes, não se limita a uma rede para um usuário, mas a sua vinculação em mais de uma rede social. Isso se deve ao fato de que cada uma delas tem sua peculiaridade, se filiando a mais de uma, a capacidade interativa virtual também é maior.

 

Mas, mesmo que as redes sociais tendam a crescer e se diversificar cada vez mais, há algumas que sempre serão essenciais a um negócio de sucesso na internet. Conheça as redes sociais que não podem ficar de fora do seu site:

 

1 – Facebook

A rede é líder absoluta entre os usuários. Sempre se renovando e se atualizando, foi a primeira a superar um bilhão de contas registradas e ativas. Suas atualizações não se restringem apenas ao layout, mas a ferramentas que passaram a ser incluídas e que caíram no gosto do público, como é o caso do Facebook Live, que permite a transmissão ao vivo de vídeos na linha do tempo da plataforma. O Facebook é mais do que um espaço de compartilhamento entre amigos, se tornou um espaço que encurta as relações pessoais e de trabalho, acessível e agregadora a todos. Sua empresa tem o potencial de fidelização e de engajamento diminuído se não conta com uma página no Facebook, pois, além de a plataforma já contar com mecanismos de disseminação de conteúdo com engajamento orgânico, não sendo inteligente abrir mão disso, não tê-la é privar seu potencial cliente de mais um tipo de interação com seu produto, mais um meio de conhecer a proposta de seu site e de compartilhá-la no seu meio social na rede;

 

2 – Whatsapp

Essa rede social é um aplicativo de troca de mensagens instantâneas que já soma um bilhão de usuários. Há quem questione que o Whatsapp seja uma rede social, mas, como algo pode não ser social se agrega essa quantidade de pessoas se comunicando de maneira rápida e prática? Quando sua marca não tem uma conta de Whatsapp disponível, um canal de feedback significativo fica inativo, ou seja, o Whatsapp é uma forma de manter seus clientes conectados e mais próximos ao seu site. A rapidez com que as mensagens são trocadas não somente dão ao seu seguidor a sensação de que você está ali por ele, por cada um deles, sendo essa uma forma de trazer credibilidade e familiaridade à marca, assim como é um meio de saber quais são os pontos falhos ou menos lucrativos de seu negócio, já que tem o retorno direto de seus clientes pelo Whatsapp. A mesma dinâmica vale para o Facebook Messenger, tornando ainda mais interessante sua disponibilização, quando o Facebook do seu site já existe;

 

 

3 - Pinterest

Trata-se de uma rede social que é usada para o compartilhamento de imagens de qualquer natureza e que já conta com mais de setenta milhões de usuários cadastrados, tendendo a crescer – é o que apontam as pesquisas. Nele é possível criar sua pasta de favoritos e pastas compartilháveis em outras redes sociais ou em grupos de amigos virtuais. Ter essa rede social em seu site é fundamental se o seu nicho é moda, maquiagem, beleza, comportamento ou assuntos do tipo;

 

4 – Snapchat

É a queridinha da vez! É um aplicativo de mensagens baseado em imagens, com o qual os usuários podem tirar fotos com filtros, fazer vídeos, colocar textos e desenhos na imagem, e também escolher o tempo  que essa imagem ficará disponível para o seu amigo virtual. Suas atualizações permitem que uma conversa com texto e vídeo seja iniciada, mesmo sem ativar a câmara do celular.  Essa rede social é bem popular entre usuários de outras duas redes sociais: o Instagram e o Twitter e é preferência entre o público jovem e que já tem poder de compra no mercado. A tendência é que cada vez mais empresas adiram ao Snapchat visando exatamente essa clientela que já não mais atende a estratégias mais ultrapassadas de marketing. O Snapchat é rápido, sagaz e divertido e por isso seu site tem que contar com uma conta, é a rede social do futuro!

 

5 – Youtube

A febre dos youtubers no Brasil é consequência do crescimento dessa rede social por aqui. Seus recursos são constantemente inovados e já é a quarta rede mais acessada. A diversidade de conteúdo que seus vídeos possibilita é também um ponto positivo na internet, já que é possível criar um canal para qualquer nicho, inclusive o de sua marca. Atrelar seu site a um canal no Youtube despertará o interesse de um público mais visual e dinâmico, sem contar que as estratégias de engajamento e de monetização do Youtube são bastante lucrativas para o seu negócio;

 

A lista não para por aí! LinkedIn, Twitter, Skype, Google+ ou Instagram, entre outras, são também redes sociais de sucesso. O que é melhor Blog ou Página no Facebook? A escolha por elas em seu site dependerá da proposta de seu produto virtual. Quer apresentar promoções-relâmpago de sua loja? Fale tudo em poucas palavras no Twitter. Quer ficar tête-à-tête virtualmente com seu cliente? Skype. Tem fotos bacanas e artísticas de seus produtos? Instagram e por aí vai. Conheça mais dicas de marketing digital em .   

 

 

 

 

 

 

 

Gostou de nosso post? Compartilhe: