Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Você sabe lidar com feedback negativo? Aprenda!

10/02/2018 às 11:30 Email Marketing

Você sabe lidar com feedback negativo? Aprenda!

Todas as pessoas, em algum momento da vida ou da carreira profissional, terão que se deparar com algum tipo de feedback negativo ou com um comentário desabonador sobre trabalhos ou ações executadas. Não importa se você é empregado, empregador, estudante ou profissional com anos de experiência nas costas. Vez ou outra, você vai se deparar com comentários negativos nas redes sociais ou até pessoalmente. Mas como lidar com o feedback negativo? Nem sempre é fácil e esse artigo vai te dar 8 dicas bem bacanas sobre isso.

Ouça a crítica com atenção     

Essa é a primeira coisa que você deve fazer, com bastante naturalidade. Saber ouvir com muita atenção o que está sendo dito é o primeiro passo. Não apenas para compreender, mas para que a outra pessoa saiba que está sendo ouvida e que sua mensagem foi transmitida. O problema é que a maioria das pessoas quando estão chateadas, apenas querem ser ouvidas. Saber ouvir com atenção uma crítica é de suma importância nesse complicado processo. Aproveite e leia também nosso post sobre fidelizar clientes com email marketing

Faça perguntas

Se for oportuno, questione a pessoa que está lhe dando um feedback negativo sobre detalhes específicos para garantir que a compreensão seja clara e completa. Não se hesite em pedir detalhes sobre o feedback negativo que você recebeu, questionando os pontos que você não entendeu com clareza. Nesse momento, tudo deve ficar bastante claro e nada deve ficar subentendido. O seu silêncio pode piorar ainda mais a situação, pois passar a sensação de apatia para quem critica. 

Agradeça

Pode parecer um pouco estranho agradecer um crítica. A maioria das pessoas, erroneamente, não fazem isso. Mesmo que você esteja ganhando um feedback negativo, é necessário agradecer pela atitude de compartilhar o que a outra pessoa pensa a seu respeito. O agradecimento perante uma situação ríspida, confere autoridade moral. Se a crítica for construtiva ou sincera, a gratidão também deve ser verdadeira. Além disso, o feedback negativo pode ser útil para sua carreira ou seus negócios. Tente olhar sempre o lado positivo de cada situação, pois isso pode amenizar bastante.

Jamais leve para o lado pessoal

É claro que toda palavra de cunho agressivo não é bem recebida por quem escuta. Mas é uma situação inevitável e corriqueira no dia a dia das pessoas. Quando receber um feedback negativo, seja no trabalho ou em outro lugar, jamais leve para o lado pessoal. A forma mais inteligente de se resolver a situação é aceitar a crítica e notar que sempre se pode melhorar esse ou aquele detalhe. Não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível. Vale ressaltar que não é possível agradar a todos e não importa o que você faça, críticas sempre acontecerão. Dessa forma, esteja sempre aberto a elas e não as leve para o lado pessoal. Conheça mais sobre os serviços oferecidos por nossa empresa em Email Marketing

Esfrie a cabeça

Algumas pessoas, ao receber um feedback negativo, agem sem pensar e respondem de forma agressiva. Se você é uma pessoa de pavio curto, a dica é não responder logo de cara. Escute calmamente o feedback negativo a seu respeito, agradeça, respire fundo e esfrie a cabeça até que a situação esteja digerida. Enquanto você analisa a crítica recebida, tente se acalmar se você estiver chateado com a situação. Nada se resolve com a cabeça quente, pelo contrário, você pode agir por impulso e fazer coisas que pode ser arrepender. Aprimore mais seus conhecimentos em Dicas para fazer um e-mail marketing de sucesso

Considere a fonte do feedback

É claro que nenhuma pessoa é totalmente imparcial e nenhum feedback é completamente isento. Procure identificar a fonte da crítica, analisando se a pessoa que fala tem alguma experiência no assunto ou autoridade para lhe dar aquele tipo de feedback. Isso pode ajudar a melhorar todo o desconforto causado pela situação. Muitos autores de críticas negativas, as fazem por inveja ou por você ser o centro das atenções. Muita atenção e calma nesse momento!

Aprenda com a crítica recebida

Se você receber um feedback negativo, tente aprender com ele. Pode até parecer estranho, mas isso é possível e muito saudável. A maioria das críticas sempre vem acompanhadas de um questionamento e quando você entende a razão pela qual alguém não se importa com você ou com o seu trabalho, acaba descobrindo que não está dando o seu melhor. Aprender com os erros é uma ótima dica nesse caso. Conheça mais sobre os serviços oferecidos por nossa empresa em....

Esqueça e não fique remoendo

A situação foi resolvida? A melhor coisa a se fazer é esquecer e seguir em frente. Caso contrário, vai acumular estresse desnecessário e improdutivo, o que pode te prejudicar no desempenho de suas atividades diárias. Quando receber um feedback negativo tente resolver o processo em duas etapas que são refletir e esquecer. Ficar remoendo críticas passadas não ajuda em nada e só vai deixa-lo mais chateado com tudo e com todos. Uma boa dica é perguntar para si mesmo o que você pode aprender com o feedback recebido.

Depois da análise, o mais sensato é literalmente esquecer e seguir em frente. Viver com cargas negativas ou ficar pensando nelas o tempo todo só piora a situação. É claro que ninguém está imune de ficar, por algum tempo, remoendo a situação, mas desde que isso não seja constante e todos os dias. Dê tempo ao tempo que tudo se resolve. Foque sua mente em outra coisa mais interessante e bola para frente!

Ainda tem dúvidas sobre como lidar com o feedback negativo? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nossa empresa, o cliente vem sempre em primeiro lugar. Não medimos esforços para prestar um atendimento de qualidade a todos. 

Gostou de nosso post? Compartilhe: