Vendas B2B: Por que ter uma boa plataforma online?

04/05/2018 às 12:09 Ajuda

Vendas B2B: Por que ter uma boa plataforma online?

Você já parou para pensar que mais de 50% das vendas entre empresas são feitas de forma online?  Essa já uma realidade que estamos vivenciando todos os dias e a estimativa é que até o final de 2018, esse índice chegue a 56%. E uma das principais ferramentas para que isso aconteça é o e-commerce B2B. Mas se você ainda não sabe o que é ou como funciona o e-commerce B2B, não se preocupe e leia esse artigo até o final, pois ele vai te mostrar todas as vantagens de ter uma boa plataforma online de vendas. 

O que é e-commerce B2B?

O e-commerce B2B é uma loja virtual, mas que realiza transações entre empresas, ou seja, a indústria ou distribuidora pode vender ao varejo e o representante pode vender aos seus clientes varejistas. Esse termo B2B significa Business to Business, ou seja, de empresa para empresa e o termo e-commerce quer dizer comércio online. Este modelo tem conquistado cada vez mais espaço no Brasil e já foi adotado por grandes empresas. Leia nosso post sobre hospedagem ilimitada existe

Como funciona?

A loja online fica disponível 24 horas por dia e o cliente pode fazer o seu pedido a qualquer momento, mesmo quando estiver em casa, depois do expediente. Como este modelo é voltado para empresas, para acessar os preços dos produtos e fazer um orçamento, é necessário inserir um login e senha.

Dessa forma, o cliente vai ver a tabela de preços específica para ele e o pedido é enviado ao vendedor responsável. Depois, o vendedor tem a chance de fazer uma ligação para negociar sobre as formas de pagamento, oferecer mais produtos ou ainda fazer alterações no pedido do cliente. Conheça nosso serviço de Hospedagem de Site

Por que você deveria ter um?

As vantagens de se ter um e-commerce B2B são muitas. 

  • Você oferece um melhor serviço e experiência de compra para o seu cliente. 
  • Recebe pedidos a qualquer momento e de forma organizada, com valores, códigos e todas as informações corretas.
  • Atende clientes de lugares distantes com muita facilidade.
  • Pode atender até os pequenos clientes, que não compensam o custo de locomoção.
  • Custos baixos para atender seus clientes.
  • Aumenta o seu ticket médio de venda, já que os clientes terão acesso a todo o seu portfólio de produtos. 

Como colocar em prática?

Agora que você já entendeu o que é e quais são as principais vantagens de utilizar o e-commerce de vendas B2B, o primeiro passo é escolher uma boa plataforma e fazer o cadastro dos produtos com descrições e fotos.

Nas compras online, quanto mais detalhes seus produtos tiverem, melhor. Por isso, vale a pena gastar um pouco de tempo na descrição dos produtos, para que ela seja completa e convença o cliente a bater o martelo.

Se o produto que está vendendo também possui características técnicas, é muito importante que elas estejam presentes na descrição.

Não se esqueça de que as fotos precisam ser de boa qualidade, pois isso pode fazer muita diferença no seu e-commerce. Na verdade, muitos clientes estão comprando com os olhos, e fotos com baixa resolução, em que é possível ver pontilhados ou não enxergar detalhes do produto, podem desestimular o comprador.

Divulgação faz toda a diferença

Após a criação do e-commerce B2B, é importante pensar nas suas estratégias de divulgação para engajar o seu cliente.A taxa de adoção por parte dos seus clientes está diretamente relacionada às ações de divulgação que você realiza em sua loja online. 

De nada adianta implementar o e-commerce B2B com uma moderna plataforma e esperar que as vendas aconteçam da noite para o dia. É necessário construir o relacionamento com sua nova plataforma e incentivar o seu cliente a usá-la. Aprimore seus conhecimentos em Hospedagem de site gratuito

Você deve ter em mente que muitos fornecedores B2B praticam a mesma forma de emitir pedidos há muito tempo e vários compradores não sabem que existem melhores alternativas. Eles devem se acostumar à nova ferramenta, perceber a sua facilidade e o seu valor e você deve ajudar neste processo. Siga as dicas abaixo.

Torne o endereço conhecido

Certamente existem diversos outros locais em que a sua marca está visível, como cartões de visitas, sites, redes sociais, assinatura de e-mails, entre outros. Em todos estes lugares você pode colocar o endereço do seu e-commerce B2B e fazer com que as pessoas fiquem mais acostumadas à ferramenta e entendam que ela é importante para o seu negócio.

Você também pode criar flyers, folders ou outros materiais gráficos para divulgar o seu e-commerce B2B e entregar aos seus clientes. Use toda a sua criatividade e procure chamar a atenção.

Além disso, o e-mail marketing é uma ótima ferramenta para divulgação e pode ser usado sempre que houver promoções ou lançamento de produtos em sua empresa.

Divulgue sua loja online sempre que possível. O estímulo ao acesso é importante, mesmo que seus clientes já estejam habituados a usar o portal.

Aproveitar os resultados

Como comprar por e-commerce B2B é uma prática relativamente nova, os clientes precisam se acostumar com o processo, mas uma vez que já se adaptaram e perceberam todos os benefícios desta inovação, não há como voltar. 

Para você ter uma ideia, esse sistema cresce a uma taxa superior a 20% ao ano e deve ultrapassar 6.7 trilhões de dólares de receita em 2020, segundo pesquisas recentes. 

Portanto, o esforço inicial é um pouco maior e depois é só questão de adaptação dos processos e aproveitar os resultados que chegam desta plataforma e são positivos tanto para você quanto para seu cliente.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Entre e navegue à vontade! Não medimos esforços para atender o nosso cliente da melhor forma possível. 

Gostou de nosso post? Compartilhe: