Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Validando endereços de e-mail com php

06/11/2017 às 15:30 Ajuda

Validando endereços de e-mail com php

Quando você trabalha com formulários de captação, precisa sempre se preocupar com a informação que está sendo preenchida, você precisa manter a qualidade da sua lista de contatos que será criada com esses novos dados, e quanto menos e-mails errados, melhor serão os resultados dos seus envios.

Seja em qualquer plano de hospedagem de site, por melhores que sejam as configurações, você precisa garantir que está fazendo tudo certo.

Com poucos minutos você pode criar uma pequena api de validação básica para os dados preenchidos nos seus formulários, e com isso você tem uma barreira a mais contra spam e endereços falsos poluindo as suas listas e prejudicando a entregabilidade das mensagens.

Acompanhe algumas dicas e como criar essa api ao longo do artigo.

Compatível com PHP 7 e com alta performance

A grande vantagem dessa biblioteca é a sua compatibilidade com as últimas versões do php, o que garante alto desempenho e baixo consumo de recursos.

Além disso, o código fonte é bem pequeno e muito fácil de executar, sem falar na sua flexibilidade para ser adaptado a diversos formulários e itens para validação.

Você pode usar esse recurso para:

  • Validar formulários de contato.
  • Validar captura de e-mail marketing.
  • Realizar limpezas periódicas nas suas listas.

 



O Email Validation Tool pode ser baixado através do seu repositório oficial, apesar de ser um projeto que não foi desenvolvido por brasileiros, é facilmente personalizável e pode ser modificado para atender muitos outros critérios de validação.

A forma mais fácil de configurar e criar o seu ambiente de produção, é começar com o desenvolvimento local, onde você pode realizar a instalação, testes, modificações e deixar tudo pronto para ser executado diretamente no seu site.

Como muitos desenvolvedores, você já deve fazer uso docomposer, é basicamente o único requisito para começar a usar o Email Validation Tool, você pode inclusive preparar o seu ambiente de desenvolvimento seguindo 4 dicas para aumentar sua produtividade com o editor Atom.io.

Todos os passos para a instalação estão na página do projeto.

Como a validação funciona na prática?

A api de verificação trabalha de forma simples, como um primeiro nível de proteção que irá considerar algumas regras para aceitar o preenchimento de e-mails.

Como ela retorna os dados no formato json, você recebe uma resposta como essa:

{"valid_format": true,// Verifica se o formato do e-mail é válido, nome@provedor.
"valid_mx_records": false,// Verifica se o mx responde pelo domínio corretamente.
"possible_email_correction": "exemplo@provedor.tld",// Oferece opções de correção.
"free_email_provider": false,// Verifica se é um provedor gratuito de e-mails, como gmail.
"disposable_email_provider": false, // Verifica o uso de e-mails temporários, comuns para spam.
"role_or_business_email": false,// Valida nomes comuns, como contato, vendas, etc.
"valid_host": false// Verifica se o host responde corretamente e está online.}

Com esses resultados verificados, você consegue ter uma ideia de como o domínio está sendo usado, se é spam, um provedor temporário, se está digitado errado, tudo isso ajuda a manter suas listas mais limpas e livres de endereços falsos que só atrapalham a pontuação do seu servidor e domínio.

Já falamos como as apis podem ajudar no seu projeto php, e podemos listar mais algumas vantagens de manter uma lista de e-mails de qualidade.

  • Aumenta a entregabilidade do seu domínio.
  • Reduz as chances da sua mensagem cair como Spam.
  • Evita consumir disparos com endereços inválidos.
  • Reduz os custos com ferramentas de e-mail marketing.

A grande vantagem é que você pode acessar as informações através do seu domínio, exemplo:dominio.tld/?email=visitante@provedor.tld, dessa forma você pode inclusive integrar essa ferramenta ao seu painel de administração e consultar em tempo real sua lista.

Uma primeira camada de proteção

É importante lembrar que essas validações são apenas uma parte do processo, nenhuma é 100% eficaz, pois dependem da configuração de cada servidor, você pode ter falsos positivos, mas isso já traz uma primeira camada de proteção que vai ajudar a reparar uma parte significativa do problema.

Conclusão

É claro que estar em um provedor de hospedagem de site de qualidade ajuda a manter alta a entregabilidade dos seus e-mails, você tem todas as verificações de SPFeDKIM, ajustes para otimizações, tudo o que é necessário para o funcionamento dos seus e-mails, na hora de capturar e-mails de seus visitantes vale a pena garantir que todos eles sejam válidos e que vão realmente ser úteis na sua campanha de marketing.

Com essas dicas você vai ter uma maneira rápida e fácil de realizar consultas e fazer com que seus resultados sejam cada vez mais assertivos, ao longo dos seus projetos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: