Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como as APIs podem ajudar no seu projeto PHP

07/09/2017 às 16:00 WordPress

Como as APIs podem ajudar no seu projeto PHP

Se você já é programador php a algum tempo, certamente já conhece as grandes funcionalidades das APIs, o quanto elas ajudam a ampliar as funções dos seus projetos e como podem trazer benefícios para o seu desenvolvimento e adequação ao seu público.

Se ainda é uma novidade para você, entenda que o conceito das APIs é fazer com que as informações do seu sistema possam ser “consumidas” de diferentes formas e exibidas em outros “views” que não sejam os seus padrões, é dessa forma, por exemplo, que possibilitamos a exibição de dados em uma aplicação web em um aplicativo nativo para smartphones.

O uso desse conceito vai até mesmo além dessas funcionalidades mais básicas, como por exemplo a aplicação de novas camadas de processamento de dados, dessa forma a sua aplicação não está “presa” a uma única linguagem base, você pode por exemplo usar os dados da sua aplicação php em apps com html e javascript, o que abre as possibilidades para webapps.

Hoje já são muitas as possibilidades que são abertas com o desenvolvimento em RESTful API, e se você ainda não acredita nas vantagens dessa tecnologia, vamos listar algumas aplicações que mostram como elas podem ajudar com os seus projetos PHP.

Você cria aplicações para navegadores e aplicativos mobile

Com o surgimento de novos frameworks de desenvolvimento web, você tem cada vez mais opções para tornar suas aplicações compatíveis com o acesso web padrão, através de qualquer navegador, e com as APIS você amplia esse acesso aos dispositivos móveis.

A grande vantagem disso é que você não precisa reescrever todo o seu código, como as apis funcionam como uma ligação com camadas extras da aplicação, você apenas usa ela para a exibição do conteúdo, inclusive pode editar dados, excluir, etc, todos os recursos podem ser configurados e ajustados para as necessidades do seu projeto.

Plataformas para desktop também podem ser criadas

Hoje com os frameworks híbridos, você tem a possibilidade de criar aplicações chamadas cross platform, ou seja, com uma api, e codigicação javascript, css e html você consegue escrever uma aplicação para desktops sem problemas, toda ela consumindo os seus recursos de api e oferecendo aos seus visitantes mais possibilidades de acesso e comodidade para o uso diário dessas informações.

É dessa forma que aplicações populares como Atom, Github, Discord, entre outras, usam todo o potencial da sua aplicação web nos computadores de milhares de usuários, sem perder desempenho, com facilidade de correção, e sem ter que dedicar uma equipe para manter um desenvolvimento em uma linguagem dedicada a aplicações para computadores.

Um backend e dezenas de possibilidades

Mais um dos motivos que vão te fazer adorar as apis é a possibilidade de centralizar o seu ambiente de administração em um único painel, e através das requisições pode fazer com que diferentes aplicações tenham diferentes visualizações rodando exatamente os mesmos dados do seu ambiente administrativo, o que por exemplo poderia ser um grande recurso de notificação push, pois você controlaria de forma direta a mensagem e ela seria exibida em todos os pontos que estão “consumindo” a sua api.

O WordPress Desktop é um grande exemplo do sucesso das apis

Se você usa ou já usou o WordPress, sabe que pode administrar o seu painel através de um aplicativo no seu desktop, e tudo isso você tem com o desenvolvimento de aplicações cross platform através do framework Eletrom, que é a base do popular editor de códigos Atom, inclusive já demos dicas de produtividade com o editor de códigos Atom.

Dessa forma você consegue perceber como o uso de apis pode ajudar o seu projeto em php ampliar suas funcionalidades, além de ter sua aplicação WordPress instalada em uma hospedagem otimizada para ela.

Você pode ter uma maneira mais ágil de administrar o seu blog seu a necessidade de usar qualquer navegador, uma vantagem para diminuir o número de aplicações abertas e uma comodidade a mais.

Como isso realmente te ajuda?

Trazendo isso para a sua realidade, pense que com esse novo recurso você torna um painel administrativo acessível por novos painéis, possibilitando integrações, melhorias, criação de aplicativos mobile e desktop, pode trabalhar a exibição desses dados em um site com mais facilidade e sem restrição de linguagem de programação.

Em resumo, você realiza um grande upgrade ao conceito básico do seu projeto e dá novos rumos ao que ele foi proposto.

Um exemplo prático de uma ótima aplicação para as APIs e suas aplicações PHP são os novos chatbots, seja para atendimento, Facebook Messenger, integrações com Twitter, Instagram, entre outros, quando você planeja um novo recurso para o seu projeto, incluir essas possibilidades pode trazer vantagens incríveis para você.

Conclusão

Reunimos as vantagens de implementar o padrão das APIs ao seu projeto php e ampliar o potencial de uso dessa aplicação.

É claro que sempre é necessário verificar a necessidade e viabilidade desse tipo de implementação, apensar de atualmente existirem diversos frameworks que podem te ajudar a concluir essa tarefa de uma forma muito mais rápida e fácil, já foram testados e são extremamente funcionais.

E o melhor de tudo é que você encontra repositórios das criações de outros usuários, o que aumenta ainda mais a sua produtividade e diminui o tempo necessário para concluir todo o desenvolvimento.

Uma última dica é que você pode precisar de um servidor robusto para suportar o crescimento do seu projeto, então porque não começar a usar um servidor Cloud Gerenciado?

Com ele todo o seu processamento e desempenho é otimizado e monitorado, sabemos que você não pode ter seu site off-line então trazemos a melhor solução para você.

Gostou de nosso post? Compartilhe: