Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Tudo o que você precisa saber sobre blog

04/09/2017 às 18:42 Marketing

Tudo o que você precisa saber sobre blog

Criar e administrar um blog pode parecer muito fácil, mas não é. Não basta somente escolher um nome e usar um serviço de hospedagem gratuito com o Blogger ou o Wordpress e registrar um domínio barato. O certo é que para ter um blog, é preciso levar a sério e assumir o compromisso de gerar conteúdo sobre um tema com qualidade e autoridade sobre o assunto. Ao se tornar dono de um blog, você também deve ser mais social, se mantendo ativo em fóruns comunidades de blogueiros, mídias sociais e qualquer outro canal de divulgação, tudo para construir e promover o seu blog.

Veja também nosso post: Passo a Passo para criar um blog

Confira as nossas dicas para ter um blog de sucesso:

Seja Profissional!

Para ser um blogueiro de sucesso, seu blog deve ter credibilidade e sucesso e para isso é preciso que você se porte como um profissional, fazendo o trabalho como se fosse funcionário de uma empresa. Já passou o tempo em que os blogs eram feitos por pessoas que não se importavam com a qualidade do conteúdo, tratando apenas o blog como um hobby.

Por mais que você escreva com um tom de informalidade, é preciso ter uma postura profissional e mostrar seriedade em seu trabalho, para agradar seus leitores e despertar o interesse de parceiros e patrocinadores. Isso te ajuda a se destacar no meio de muitos blogs espalhados pela rede, lembre-se que seus esperam o consumidor o seu melhor conteúdo.

Busque conhecer o seu público

É fundamental entender e conhecer mais sobre o seu público. Crie personas, faça pesquisas e busque dados mais específicos para saber mais sobre o estio de vida e objetivos dos seus leitores, isso definirá melhor e irá direcionar o conteúdo para as pessoas certas.

Numa persona, que é basicamente um personagem fictício que representa os seus leitores, descrevendo informações pessoais como idade, gênero, histórico acadêmico, vida social, localidade, local de trabalho, cargo, necessidades, objetivos e sonhos, entre outras coisas interessantes. Agregue informações relevantes sobre o seu público para que seus conteúdos conquistem mais leitores.

Ao criar uma persona, você irá perceber e mudar a forma de como abordar e se comportar perante seu público, conseguindo produzir um melhor conteúdo para seus leitores. Nesse tempo também busque analisar blogs concorrentes para pescar dicas e conseguir agregar informações.

Faça um calendário editorial

Muitas vezes ao criar um blog, deixamos o tempo que nos sobra para produzir conteúdo. Porém, esse estilo não ajuda muito, por que muitas vezes não sobra tempo. É preciso criar um calendário editorial para publicar conteúdos e assim obter melhores resultados e mais chances de gerar lucro.

Os conteúdos criados devem ter um propósito definido e uma ordem cronológica, para aumentar as chances de conquistar novos leitores. Crie uma estratégia de marketing digital e de conteúdo e com isso um calendário editorial, nele liste temas e planeje todas as postagens que você pretende escrever, daí determine datas e a ordem em que elas serão publicados.

É possível também definir como será a divulgação e promoção nas mídias com links patrocinados no Google e em redes sociais, postagens em redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram.

Confira nossas dicas para manter o seu site seguro.

Monte um layout agradável

Tenha um blog bem organizado, com um layout que ajude na navegação de seus leitores, visando despertar um maior interesse dos leitores. Se preocupe bastante com o conteúdo visual do seu blog e busque utilizar recursos visuais para melhorar o engajamento com seu público.

Insira imagens em seus textos e crie suas próprias ilustrações, aposte em fotos originais ou baixe imagens em bancos de dados gratuitos. Use imagens em alta qualidade para que chame a atenção de seu público.

Conheça mais e aplique SEO no seu blog

Se você não sabe o que é SEO (Search Engine Optimization), busque aprender e estudar sobre o assunto. Não é preciso ser um especialista, mas ter noções e Dicas de SEO para WordPress

é essencial para escrever melhor seu conteúdo e conseguir ranquear melhor o seu blog nos mecanismos de busca. Aprenda sobre palavras-chave, título, meta-descrição, entre outros pontos.

Defina um orçamento

Para seu blog ter sucesso é preciso investir. Desenvolva mais o seu blog comprando layout prontos e os adaptando para o seu site, use também imagens, aplicativos e plugins para melhorar seu site.

Se você tiver verba, vale a pena também investir no registro de um domínio e contratar um bom serviço de hospedagem. Atualmente é necessário investir na divulgação do seu blog para que seu conteúdo chegue a mais pessoas. Divulgar seu blog de maneira orgânica é bom, mas pode não ser tão efetivo e trazer resultados tão rápidos, já que as redes sociais estão restringindo o alcance de publicações orgânicas, baseando grande parte dos seus gastos em posts patrocinados.

Procure formas de ganhar dinheiro com seu blog

Depois de saber que terá que investir um pouco de dinheiro no seu blog, você deve pesquisar formas de como recuperar esse investimento e claro fazer o blog dar lucro. Antes mesmo de começar a criar conteúdo para blogs, pense em forma de como você ganhará dinheiro com seu blog.

Analise e monte uma estratégia financeira, buscando atrair leitores em um determinado período para começar a monetizar seu site através de programas de afiliados, publieditoriais e outros meios de ganhar dinheiro com blog.

Não existe nenhum caminho das pedras para seu blog ter sucesso. O importante é se empenhar ao máximo e buscar fazer seu blog se tornar um veículo de comunicação respeitado na internet. Isso pode levar um certo tempo, mas você terá mais chances de se tornar um blogueiro de sucesso.

Crie um projeto para o seu blog e busque cumpri-lo, antes mesmo de começar a escrever e sonhar com o sucesso. Faça por onde ganhar leitores, conquistar mais acesso para conseguir ganhar dinheiro a ponto de viver do seu blog.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça os planos da ISBrasil para registro de domínio, hospedagem de site, loja virtual, painel de gerenciamento, entre outros.

Gostou de nosso post? Compartilhe: