Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Trade Marketing: o que é e como funciona

24/03/2022 às 13:50 Ajuda

Trade Marketing: o que é e como funciona

Em algum ponto da sua vida você já deve ter escutado falar sobre o trade marketing, certo? Essa é uma das práticas mais tradicionais e antigas do mercado, sendo extremamente popular em muitas indústrias e empresas B2B.

Independente de qual produto você fornece, seja a venda de uma mesa rústica de madeira ou de embalagens de plástico, o trade marketing é uma das estratégias ideal para o seu negócio.

Se você ainda não sabe o que ele significa nem como ele funciona fique tranquilo, no post de hoje vamos falar tudo sobre trade marketing, então fique atento ao nosso texto, e tenha uma ótima leitura.

O que é o trade marketing?

O trade marketing é uma estratégia que consiste em expor dentro dos canais de vendas, distribuição ou varejo, os produtos de sua empresa, de maneira totalmente estratégica, para que seu público-alvo consiga visualizar com mais clareza, os produtos presentes dentro do negócio.

Essa é uma prática quase que exclusivamente do B2B, que tem como principal objetivo posicionar sua marca dentro do mercado e ganhar mais visibilidade para seus produtos e também para a sua empresa. 

Sem essa prática, é quase que impossível, os produtos serem direcionados para o local correto, ou seja, aqueles pontos que realmente geram vendas para a empresa, então, o trade marketing direciona para que cause impacto e encontre os pontos de vendas certo para cada negócio.

Uma empresa que atua com a venda de catalisador para tinta, por exemplo, precisa enxergar com clareza, qual é o melhor espaço para realizar uma exposição estratégia de seus produtos, e o trade marketing consegue identificar justamente isso.

Qual o objetivo e as vantagens do trade marketing?

Assim como grande parte das estratégias do mundo do marketing, o foco principal do trade marketing é vender mais. Porém ele não se limita apenas a isso, existem diversos outros benefícios que ele pode trazer para o seu negócio.

Primeiro é a visibilidade e exposição que seu produto ganha, fazendo com que sua marca esteja presente nos pontos de vendas ideais para seu negócio e tendo uma boa exposição dentro destes pontos de vendas.

Ele também ajuda a fortalecer a marca, fazendo com que sua empresa ganhe mais autoridade e reconhecimento dentro do mercado, estando presente em pontos estratégicos que aumentam suas vendas e fazem com que você seja ainda mais falada de maneira positiva.

Como ele funciona?

Não existe nenhuma fórmula mágica ou receita já pronta para fazer o trade marketing, é preciso de estratégia e um planejamento que seja certeiro, então o primeiro passo é entender qual a necessidade do distribuidor de seus produtos.

Ou seja, descobrir o que seus clientes buscam dentro do canal de venda que você está expondo seus produtos, talvez a procura por conectores elétricos tenha aumentado, ou seu distribuidor precisa de mais produtos de limpeza, enfim, entender a necessidade do dono do canal de venda é o primeiro passo para traçar a estratégia ideal.

Depois disso, é preciso encontrar o equilíbrio, ou seja, alinhar as suas necessidades e do seu negócio, com as do distribuidor, veja se seus objetivos coincidem e se ambos buscam a mesma coisa dentro do mercado.

Com essa conexão em comum, você fortalece sua aliança e faz com que a parceria seja muito mais forte e promissora, fazendo com que você possa trabalhar mais em cima da sua marca, encontre maneiras de deixar a sua empresa sempre no foco.

Por fim, é fundamental definir um cronograma para sua estratégia e executá-la, todo produto tem seus altos e baixos em relação a sua procura e venda de mercado, então saiba aproveitar muito bem cada uma dessas janelas de oportunidades.

Vai participar de alguma feira ou evento? Visitava com frequência seu distribuidor? Enfim, trace a abordagem correta para cada produto de sua empresa, e coloque isso em prática, convide empresários para um evento, por exemplo, faça seus anúncios e chame a atenção do máximo possível de distribuidores. Isso evidencia o seu produto e te deixa sempre em alta dentro do mercado.

Você já conhecia o trade marketing? Se ainda não, que tal dar uma chance para essa estratégia dentro do seu negócio? Conte para gente nos comentários o que você achou sobre ela, não se esqueça de compartilhar se curtiu, até a próxima.

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.

Gostou de nosso post? Compartilhe: