Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Trabalho Freelancer: como conseguir dinheiro para iniciar nessa carreira?

14/07/2018 às 18:12 Ajuda

Trabalho Freelancer: como conseguir dinheiro para iniciar nessa carreira?

Quer começar a trabalhar como freelancer? A ideia de ser o seu próprio chefe e atuar em local, dias e horários mais convenientes sempre foi o sonho de muita gente.

Apesar de parecer simples, é essencial que você avalie muito bem as suas finanças e o seu contexto atual antes de embarcar nessa jornada.

Por isso, vai ter que se planejar muito bem e esse artigo traz preciosas dicas de como conseguir dinheiro para iniciar os trabalhos como freelancer. Não é fácil, mas é totalmente possível. 

Analise o seu contexto atual

Antes de mais nada, para exercer um trabalho de freelancer você precisará se organizar financeiramente.

O primeiro passo para embarcar em um trabalho de freelancer é entender a sua situação financeira atual.

Você precisa considerar que, em um primeiro momento, dificilmente vai ganhar o quanto gostaria. Por isso, talvez tenha que abrir mão de algumas coisas.

Faça uma análise minuciosa se vale a pena pedir conta do seu emprego e quanto você gasta com suas contas por mês. 

Você pode, por exemplo, economizar nas contas de água, luz e telefone, mudar o plano do celular e o da TV por assinatura para um mais em conta, diminuir as saídas aos finais de semana ou optar por lugares mais baratos. 

Considere que mudar de vida requer alguns sacrifícios e tudo tem um preço a se pagar para estar onde se deseja.

Isso não significa que vai ser assim para sempre, mas é essencial que, em um primeiro momento, você faça alguns cortes para conseguir se estruturar bem e não ficar no vermelho. Leia nosso post sobre Como criar um blog

Se você ainda está inseguro em abrir mão do seu emprego, pode fazer o freela à noite, aos finais de semana e feriados.

Ao perceber que tem visibilidade no mercado e que os clientes estão fechando jobs com você, comece a planejar a sua saída da empresa. Essa pode ser uma alternativa mais segura dependendo da situação.

Tenha uma reserva financeira

Alguns especialistas em finanças enfatizam que você precisa ter uma reserva financeira suficiente para pagar um ano das despesas pessoais.

O ideal é que esse dinheiro fique aplicado em um investimento com liquidez e que possa ser sacado a qualquer hora.

Outros estudiosos afirmam que uma reserva de três meses já é suficiente para começar a trabalhar como freelancer.

Polêmicas à parte, tudo vai depender da sua disciplina para guardar dinheiro e do foco que vai colocar no seu projeto. 

Dependendo do seu grau de comprometimento na área, talvez consiga começar o trabalho de freelancer até mais rápido do que imagina. Depende muito mais de você do que de outras pessoas. 

Calcule a sua renda por ano

Como o trabalho de freelancer é uma incógnita com relação aos lucros mensais, o ideal é que você estipule uma renda anual.

Afinal de contas, em alguns meses você vai ganhar mais do que esperava, mas em outros pode ser que ganhe bem menos. Aprimore seus conhecimentos em vantagens de Criar um Blog.

Inclua as despesas que vai passar a ter

Não se esqueça de incluir na conta as despesas que vai começar a ter depois que sair do emprego.  

A assistência média, por exemplo, é oferecida sem custo algum ou com um custo muito baixo no emprego tradicional.

Mas você, com certeza, precisará ter uma e por isso ela deve estar incluída nas suas despesas mensais.

Outros benefícios como fundo de previdência e férias remuneradas também não vão fazer mais parte da sua rotina. Por isso, é fundamental que você faça o cálculo considerando esses detalhes. 

Estabeleça metas de rendimentos

Uma boa dica é estabelecer três metas de rendimentos: 

  • mínima – que é o quanto você precisa ganhar para sobreviver
  • ideal – que é o quanto gostaria de ganhar para pagar as contas e ter uma renda extra para o lazer.
  • máxima – que é aquela que supera muito as suas expectativas.

Isso vai te nortear para você analisar se a quantidade ou o escopo de trabalhos que pretende oferecer são suficientes ou se precisará buscar mais jobs no mercado ou propor projetos de maior valor agregado.

Tenha sempre uma reserva

No trabalho de freelancer você não terá mais banco de horas. Dessa forma, é muito importante que você guarde uma boa quantia de dinheiro para alguma emergência.

Se tiver um problema de saúde, por exemplo, correrá o risco de perder um job e, obviamente, não vai ganhar aquele valor que estava esperando por ele.

Além disso, pode ser que em determinado mês você ganhe menos do que nos demais e aqui entram aqueles meses com feriados, carnaval, ano novo, copa do mundo e outros recessos.

A sugestão de alguns especialistas é que você tenha uma reserva de pelo menos seis meses de despesas para essas eventualidades. Conheça nosso serviço de Hospedagem de Site

Estipule o valor da sua hora de trabalho

Nessa hora você vai precisar ter muito bom senso para não cobrar caro demais e nem barato demais, para não ficar no prejuízo. Analise seus concorrentes e quanto o seu cliente está disposto a pagar pelo serviço. 

Mas se você acha que o seu trabalho é diferenciado dos demais, não se hesite em aumentar o preço da sua hora.

Pode ter certeza de que muita gente está disposta a pagar pelo valor que você entrega.

Mas antes de definir o preço, considere que precisará dar alguns descontos. Dessa forma, se o job custa 100,00 cobre 120,00.

Isso permite que você tenha uma margem para poder oferecer um desconto dependendo do contexto e da quantidade de trabalho. 

Faça um planilha de controle financeiro

A sua planilha precisa ter faturamento, despesa e lucro, ou seja, quanto você ganha por trabalho, quanto gasta com ele e quanto fica na sua mão.

Suponha que você é um redator e que vendeu um artigo por 50,00, mas precisou ligar algumas vezes para o cliente para tratar do job e gastou 20,00 de telefone. O seu lucro com esse artigo foi de 30,00.

Ainda tem dúvidas? Sem problemas.

Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nós o atendimento ao cliente sempre vem em primeiro lugar. 

Gostou de nosso post? Compartilhe: