Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Time de Marketing: como gerir de maneira eficiente?

26/12/2018 às 09:56 Marketing

Time de Marketing: como gerir de maneira eficiente?

Não importa em que posição você atualmente se encontre em sua carreira, em algum momento você muito provavelmente fez parte de uma equipe.

E trabalhar em conjunto tem seus altos e baixos, mas quando você está em uma posição de destaque dentro dessa equipe é necessário se esforçar para sempre manter a paz, o bom funcionamento e o crescimento do time.

Não é uma tarefa fácil, mas a boa notícia é que existem maneiras de fazer com que isso não seja um bicho de sete cabeças.

Por essa razão hoje iremos falar sobre como gerir seu time de marketing digital de maneira eficiente. Leia o texto e confira as principais dicas e soluções para problemas que são comuns nessa situação.

Leia também: Passo a passo para criar seu blog

Crie uma cultura de sucesso

Uma cultura de sucesso tem como base simplesmente a disposição e capacidade de cada membro do time trabalhar de forma interdependente.

Isso não quer dizer que a individualidade irá contar mais do que o trabalho em equipe, mas sim que cada membro deve ser capacitado para resolver os próprios problemas sem gerar nenhum tipo de atrito dentro da equipe.

Esse tipo de cultura deve ser incentivado pelo líder através de uma comunicação aberta, com uma definição clara de papéis e responsabilidade para os indivíduos e a equipe como um todo.

Quando há uma cultura de responsabilidade, os indivíduos são motivados a ajudar uns aos outros.

O conceito de uma cultura de sucesso e o pode parecer óbvio para alguns, mas, na prática, relativamente poucas pessoas dedicam tempo e esforço para realmente fazer esse tipo de coisa valer a pena.

E acredite, no fim, isso vai valer muito a pena.

Já conhece o nosso serviço de Hospedagem de Site? O plano básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando na internet.

Temos planos a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano). Confira já!

Crie perfis diversos dentro da equipe

Uma das responsabilidades mais importantes de qualquer líder é criar uma equipe com as pessoas certas para cada função que é necessária.

Assim como é comum criarmos perfis de compradores para os clientes ideais, uma boa ideia é escrever os perfis dos membros da equipe para ajudar você e seus funcionários de recrutamento a identificar um bom participante da equipe quando você vê um.

Essa não é uma tarefa fácil. Você provavelmente vai ter que criar vários perfis e trabalhar com membros da equipe de diferentes conjuntos de habilidades e disciplinas.

Até por isso, também é recomendado que você conte com a ajuda de quem mais confia dentro do seu time para criar esses perfis. Nem todos os criativos e profissionais de marketing são feitos da mesma maneira e nem devem ser.

As equipes que obtém os melhores resultados são aquelas compostas de um número variado de pessoas com diversas habilidades e personalidades, já que cada um pode ajudar o outro na hora de resolver um problema ou entregar um trabalho. No fim das contas, é isso que significa trabalhar em equipe.

Desenvolva os membros da equipe

Gerir seu time de marketing de maneira eficiente não significa apenas obter bons resultados, mas conhecer a fundo quem trabalha com você e saber como extrair o melhor de cada um. 

A relação entre o líder e um profissional de um time de marketing não deve ser resumida a penas a uma espécie de orientação em que um apenas faz o que o outro manda ele fazer.

Procure saber quais são os projetos que geram mais interesse em seus funcionários. Os incentive a trabalhar fundo nesses projetos e indique cursos que podem melhorar as habilidades de cada um deles.

Você vai perceber que eles também ficarão mais animados com o trabalho e se esforçarão para dar o melhor naquilo que eles acreditam.

A relação entre o líder de uma equipe e funcionário deve ser assim, um aprendendo com o outro em todos os momentos e o líder incentivando o funcionário a ir mais além onde ele consegue e tem interesse.

Comunicação é importante, mas não exagere

Considere essa como uma das dicas mais valiosas dadas aqui sobre como gerir um time de marketing de maneira eficiente. S

aber quais são as principais dificuldades da sua equipe te dá um panorama geral para encontrar soluções para esses problemas. Porém, fazer reuniões em excesso pode não apenas desgastar a sua equipe, mas fazer com que ela fique contra você.

A comunicação precisa ser apenas suficiente, ainda que essa palavra possa ser bastante subjetiva. Entenda quais são os limites de cada um e quando a equipe precisa simplesmente de um novo rumo a ser tomado, sem reuniões longas que levam o time do nada para lugar nenhum.

Saber lidar com isso faz com que a sua equipe tenha respeito e veja em você o símbolo de alguém que sabe administrar crises. Problemas existem e sempre irão existir, mas a forma como você lida com cada um deles é que determina a sua real capacidade de gerir uma equipe.

Leia também: Hospedagem de site gratuita

Conclusão

Gerir um time de marketing de maneira eficiente definitivamente não é uma tarefa fácil e muito menos para qualquer um.

Você pode imaginar mil alternativas para resolver um tipo de problema e no fim perceber que nenhuma delas funciona corretamente.

Esse tipo de coisa acontece tão frequentemente que pode acabar até mesmo virando um obstáculo para você.

Mas é em momentos como esse que você deve levar em consideração as dicas que demos aqui e perceber que trabalhar em time é aprender com os outros, mesmo quando você é o líder e precisa transparecer respeito e seriedade em todos os momentos.

No fim das contas, a solução para o seu problema pode ser muito mais simples do que você imaginava. Basta aprender a ter uma visão diferente da sua equipe.

Gostou de nosso post? Compartilhe: