Testes A/B no site da empresa: saiba como fazer

24/04/2018 às 10:22 Ajuda

Testes A/B no site da empresa: saiba como fazer

Quando falamos em ter um negócio online, precisamos ter em mente que uma série de coisas precisa estar sob o nosso controle. Os nossos investimentos, a divulgação do nosso conteúdo, a forma como iremos aplicar o plano de SEO, entre tantos outros fatores muito importantes para o crescimento do negócio.

Mas todas essas cosas não fazem parte de algo que simplesmente determinamos em um planejamento e aplicamos. É necessário conferirmos os resultados, entendermos o nosso público, o que funciona e o que não funciona dentro do nosso site.

E para isso acontecer, existem algumas maneiras de realizarmos testes nas nossas páginas. Uma das mais conhecidas e populares hoje em dia é fazendo testes A/B no site da sua empresa.

Esse tipo de teste tem vários benefícios e com certeza vai te ajudar na hora de executar seus planos. Quer saber como fazer um teste A/B no site da sua empresa e alcançar melhores resultados? É sobre isso que iremos falar no texto de hoje. Mas antes, você sabe do que se trata esse teste?

O que é teste A/B?

Resumidamente, podemos dizer que um teste A/B é a execução de uma experiência simultânea entre duas ou mais páginas para ver qual delas tem u melhor desempenho.

Apesar do nome ser teste A/B, o experimento pode ser feito com quantas páginas você quiser. Basicamente, com o teste você consegue comparar duas ou mais versões de uma mesma variável, testando a resposta de um sujeito à variável A em relação à variável B e determinando qual das duas variáveis é mais eficaz.

Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Sites! O plano básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando na internet, com preços a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano).

Como funciona o teste A/B?

Para fazer um teste A/B no site da empresa, você primeiro escolhe uma página do seu site ou tela do seu aplicativo e a modifica para criar uma segunda versão da mesma página. Essa alteração pode ser tão simples quanto o título, um botão ou até mesmo uma modificação completa da página.

Em seguida, metade do seu tráfego é mostrada na versão original da página (conhecida como página controle) e a outra metade é mostrada na versão modificada da página (a variação).

À medida que os visitantes recebem a página controle ou a variação, seu envolvimento com cada experiência é medido e coletado em um painel e analisado por meio de um mecanismo estatístico.

Você pode determinar se a alteração da experiência teve um efeito positivo, negativo ou nenhum efeito no comportamento do visitante. Leia: Como criar um blog

Os passos do teste A/B

É possível dizer que existem 6 passos básicos para se realizar um teste A/B com eficiência. Eles são:

1 – Coletar dados – A sua conta no Google Anaytics vai te ajudar muito na hora de coletar os dados que você precisa para fazer um primeiro teste. Uma boa dica é começar com algumas áreas de alto tráfego do seu site, pois isso pode te ajudar a obter resultados mais rápidos. Mas é importante também tentar melhorar as páginas com pior desempenho.

2 – Traçar objetivos – Uma vez que os dados estiverem coletados, é hora de definir o que você quer alcançar com os seus testes. Quer aumentar a sua lista de e-mail? Quer aumentar as vendas de um produto específico? Redirecionar o público para uma determinada página? É hora de decidir!

3 – Criar hipóteses – Assim que seu objetivo estiver definido, você pode começar a gerar ideias de testes A/B e hipóteses sobre o motivo pelo qual acha que novas páginas criadas serão melhores do que as versões atuais.

4 – Criar variáveis – É hora de modificar o que você quiser nas páginas de variação para que os testes comecem. Nessa hora, todo o planejamento já deve estar definido.

5 – Experimentar – Nesta etapa você basicamente coloca em prática tudo o que foi planejado e criado por você. É hora de colocar no ar as variações que quiser e esperar.

6 – Analisar os resultados – Depois de um tempo definido por você, é hora de analisar quais foram os melhores resultados e se eles foram positivos ou não para você. Dependendo, você pode fazer um novo teste na mesma página ou partir para o próximo!

Por que o teste A/B é importante?

Podemos listar algumas razões pelas quais você saber como fazer um teste A/B no site da sua empresa pode ajudar o seu negócio a crescer. As principais são:

  • Você aumenta suas taxas de conversão
  • Os riscos são reduzidos
  • É fácil de analisar

Cada um desses tópicos tem sua importância, por isso podemos falar um pouco mais profundamente sobre eles para que você entenda melhor como o teste A/B pode te ajudar.

Você aumenta suas taxas de conversão

O teste A/B é a maneira mais fácil e também a mais eficaz de criar um conteúdo que converte mais visitantes em compradores.

Quando você dedica seu tempo para criar cuidadosamente duas versões de uma mesma campanha, é relativamente fácil ver o que funciona e o que não funciona.

Portanto, mesmo que realizar esse tipo de teste leve um pouco mais de tempo do que simplesmente criar uma campanha leva, quando ele é feito corretamente, com certeza irá te ajudar a ter uma conversão melhor.

Alguns fatores externos podem afetar os resultados do seu teste. Lembre-se de incluir feriados, por exemplo, ou quaisquer outros percalços que possam afetar o comportamento do cliente ao planejar suas campanhas e seus testes.

Os riscos são reduzidos

Em alguns casos, fazer grandes revisões no site pode resultar em custos consideráveis ou alterações significativas na sua estratégia.

O teste A/B pode ajudar você a analisar o comportamento de visitantes e clientes em seu site antes de você bater o martelo em decisões importantes e, consequentemente, te ajudar a aumentar suas chances de sucesso.

Em resumo, o teste A/B ajuda a evitar riscos desnecessários ao permitir que você direcione seus recursos para o máximo efeito e eficiência, seja com base em conversões de curto prazo, fidelidade de longo prazo ou outras métricas importantes. (Leia também: Hospedagem de sites gratis)

É fácil de analisar

Uma das melhores coisas sobre o teste A/B é que é muito simples de analisar os resultados reais. Ao analisar os dados de um teste A/B, é relativamente fácil determinar um "vencedor" e um "perdedor" com base em métricas simples e diretas, ou seja, tempo gasto na página, conversões, cliques, ou o que você desejar.

E aí, aprendeu como fazer um teste A/B no site da empresa? Agora é botar a mão na massa e conferir os resultados!

Gostou de nosso post? Compartilhe: